• Contraste
  • Texto
Curiosidades sobre a irlanda

Por Redação Wizard
11 de maio de 2021

Conheça a Irlanda, escolha de 200 mil estudantes, de todo o mundo, para aprender inglês. Separamos neste artigo as curiosidades desse país.

O país repleto de cultura e misticismo tem sido cada vez mais escolhido por quem quer aprender inglês

No post anterior da série quinzenal, você viajou pela Inglaterra. Agora, conhecerá o país logo ao lado, a Irlanda. Cerca de 200 mil estudantes de todo o mundo escolhem esse destino para aprender inglês, enquanto 22 mil estudantes estrangeiros vão para as instituições locais de ensino superior. Os brasileiros que querem ficar fluente no idioma estão inclusos nesses números.

Festas nacionais e conversas de pub (public houses) não faltam para os cidadãos irlandeses e aos turistas. Se você visitar essa charmosa ilha em março, fique no dia 17 para festejar o feriado de Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício), quando toda a Irlanda se veste de verde para comemorar o dia de seu patrono.

Ficou curioso e gostaria de fazer turismo na Irlanda? Uma boa notícia: você não precisa de visto. Segundo o Itamaraty, basta portar o passaporte com validade de até seis meses, provar onde será sua estadia no período (leve seu comprovante de reserva de hotel ou acomodação), a passagem de volta ao Brasil ou a outro país já comprada, e seguro médico-hospitalar.

Confira abaixo mais curiosidades e informações sobre a Irlanda.

Línguas faladas:

Gaélico (irlandês) e inglês.

Curiosidade: Confira com seu professor Wizard e pesquise quais são as peculiaridades do idioma, já que muitas palavras se diferem do inglês norte-americano.

Alguns pontos turísticos

Dublin

Ireland

Dublin é a capital da Irlanda e tem uma rica história de mais de mil anos. É uma cidade que tem orgulho de seus teatros e suas tradições. Não deixe de conferir a história da cidade e do próprio país em Dublin, visitando o cemitério de Glasnevin, que abriga um museu, lojas e campos para piqueniques, e a cadeia de Kilmainham, num tour para saber sobre o lado triste da história irlandesa, ocorrido durante a independência do país. O Castelo de Dublin também é um ótimo passeio para conhecer a história e a arquitetura local, pois foi a antiga sede do governo britânico na Irlanda até 1922.

Para se animar, se você gosta de esportes e acha divertido o futebol gaélico – que mistura futebol, rúgbi e handball –, faça o tour e assista a um jogo no estádio de Croke Park. Depois, pode aproveitar os pubs locais, como o famoso Temple Bar, com muita música e cultura, além das pints de cerveja – um copo de aproximadamente 665 mililitros da bebida –, se tiver mais de 18 anos, é claro.

Cliffs of Moher (Falésias de Moher)

County Clare, Ireland

Localizados a duas horas de carro de Dublin, os penhascos de Moher merecem a visita de quem vai à Irlanda, já que o local mostra o quão estonteante a natureza pode ser. No local, havia um forte chamado “Mothar” (daí o nome), que foi destruído nas guerras contra Napoleão, dando lugar a um farol. As falésias chegam a ocupar oito quilômetros de extensão. A mais de 200 metros de altura, é possível visualizar ilhas, o pôr ou nascer do sol, e toda a diversidade natural. Dica: vá de tênis para não escorregar!

Newgrange

County Meath, Ireland

Uma das mais antigas e importantes tumbas da Europa, Newgrange é um conjunto arqueológico no Condado de Meath com mais de 5 mil anos de idade, hoje um Patrimônio Mundial da Unesco. Foi construído por volta de 3.200 a.C., ou seja, é mais antigo que as pirâmides do Egito. Os visitantes podem apreciar os desenhos pré-históricos nas pedras – como espirais, triângulos e outras formas – de significados desconhecidos.

Uma curiosidade é que existe uma “janela” (provavelmente uma claraboia) logo acima da entrada da tumba, por onde somente no dia mais curto do ano (solstício de inverno) o sol ilumina todo o corredor interno, de 19 metros. Porém, não é permitido visitar as tumbas. Se há a vontade de saber mais sobre a história do local, é necessário ir ao Centro de Visitação Brú, na Bóinne, onde são exibidos alguns dos objetos encontrados por lá.

Alguns costumes

  • O trevo de três folhas é respeitado: Isso porque é o símbolo de São Patrício. Acredita-se que o santo usava o trevo para explicar o conceito cristão de Trindade.
  • Beber em pubs: As “public houses” são muito frequentadas diariamente, para encontrar amigos e familiares em reuniões divertidas, inclusive com cantos locais.
  • É ilegal fumar em ambientes fechados: Assim como no Brasil, somente se pode fumar em locais abertos.
  • Não há a mesma pontualidade europeia: Diferentemente de outros países da Europa, os irlandeses são tranquilos quanto ao horário marcado para algo.
  • Cumprimento com aperto de mão ou abraço: No primeiro caso, é quando as pessoas se conhecem, e o segundo, quando têm amizade.

Principais comidas típicas

  • Irish Stew: Ensopado de carne de carneiro ou de vaca com batatas, legumes e temperos. Uma versão do prato acrescenta a cerveja do país, a Guinness – neste caso, o prato chama-se “Guinness Stew”.
  • Boxty: Panqueca de batatas servida frita, com purê de batatas, ovos, chouriço, etc.
  • Irish Breakfast: Uma refeição completa para o café da manhã, com bacon, salsichas, ovos, feijão, entre outros alimentos.
  • Yellow Man (ou Yellowman): Mais típico no norte do país, é um doce amarelo de consistência firme à base de açúcar mascavo e melaço.

Quer melhorar seu inglês? Venha para a Wizard e conheça nossos cursos. Somos a maior rede de escolas de idiomas do Brasil.

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Viagem

Au Pair: modalidade de intercâmbio para aprender inglês

09 de janeiro de 2020

Mulheres que buscam uma alternativa mais barata de intercâmbio, ir como Au Pair ao exterior é uma boa opção para aprender inglês. Saiba mais!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/