Wizard - WizKids

5 ATIVIDADES PARA APROFUNDAR A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA

5 atividades para aprofundar a relação das crianças com a natureza

Existem incontáveis benefícios no contato das crianças com a natureza. O avanço tecnológico e a globalização tornaram as relações infantis cada vez mais dependentes dos aparelhos eletrônicos. Apesar de as inovações serem ferramentas complementares ao desenvolvimento infantil, é fundamental que o relacionamento com a natureza possa ser ainda maior.

Sentidos como a curiosidade, a vontade de aprender coisas novas e a disposição para encarar desafios diários fazem parte dos primeiros anos de vida. O convívio com o meio ambiente influencia não só a criatividade, mas também a autonomia, a coletividade e até mesmo a saúde dos pequenos. Conheça algumas atividades que podem ajudar no desenvolvimento do seu filho por meio da natureza:

Match das cores

É comum o encantamento infantil pelas cores. Mesmo que no cotidiano o acesso às cores seja extremamente diversificado e permita conhecer diferentes nuances, a natureza é considerada a fonte delas. É surpreendente a quantidade de tons que podem ser encontrados em um passeio no parque ou no campo. Sugira algumas cores para a criança e comece a brincadeira. Peça para o seu filho encontrar no ambiente as cores que vocês combinaram. Nesse tipo de brincadeira, é explorada a capacidade interpretativa e, principalmente, a curiosidade dos pequenos.

Caça ao tesouro

Há uma enorme gama de objetos que podem ser encontrados em um ambiente natural. Faz parte da infância o alto nível de disposição para brincadeiras que exijam a superação de desafios. Não importa o lugar: trilha, bosque, praia ou parque, o foco da atividade é a descoberta. Cada elemento pode despertar diferentes sentidos. Faça uma lista de coisas que podem ser encontradas no lugar em que estão, dê à criança e se surpreenda com o encanto que os pequenos podem demonstrar.

Formando o ecossistema

Apesar de ser aprendido mais para frente na escola, é essencial que as crianças tenham noção do que é o ecossistema e de como funcionam suas relações. A primeira vez pode ser um desafio, mas com o passar do tempo, é possível despertar a curiosidade de forma saudável. Converse a respeito das associações presentes no meio ambiente e, a partir da discussão, inicie a atividade.

O grande segredo dessa brincadeira educativa é fazer perguntas e, por meio delas, estimular o senso de curiosidade das crianças. O nome de algo que cresce na terra? Que animal gosta de comer isso? Que outro animal na cadeia alimentar se alimenta de minhocas? É uma brincadeira bem simples, porém pode significar grande avanço no entendimento das crianças sobre o meio ambiente e suas relações, e principalmente do funcionamento dos processos naturais do planeta. É possível aprofundar mais esse tipo de assunto de acordo com a idade da criança.

O jogo das sensações

Os primeiros anos são uma fase da vida em que os seres humanos tentam explorar ao máximo suas sensações, então por que não associar essa necessidade a novos conhecimentos? A natureza é formada por diferentes tipos de texturas e cheiros. Colha materiais para a brincadeira e dê para as crianças de forma que elas possam interagir com esses elementos. Vale de tudo, inclusive ampliar a atividade e deixar que eles façam suas próprias representações do que aprenderam por meio de desenhos, por exemplo. Esse exercício ajuda a aflorar as percepções, características que fazem parte de todas as fases de desenvolvimento de uma pessoa.

Adivinhação natural

É raro encontrar crianças que não gostam de adivinhar. Muitas vezes nem terminamos de falar algo e os pequenos já estão tentando descobrir o que será dito. Ao estar em contato com a natureza, faça o jogo de adivinhar o que o outro está vendo: uma borboleta, uma flor, a grama, uma árvore ou algum animal. O importante é descobrir novos elementos da natureza, treinar seus nomes e garantir muita diversão para a criançada.

Não é uma questão de afastá-los do ambiente em que estão inseridos, mas é importante incentivar a brincadeira e o aprendizado na natureza e, dessa forma, ajudar os pais a construir um futuro mais sustentável, promovendo o desenvolvimento não só das crianças, mas também dos educadores. O convívio com a natureza permite não só o aprofundamento do relacionamento entre o meio ambiente e as crianças, mas também incentiva a criar laços duradouros entre os familiares.

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

#POSTS MAIS LIDOS

INGLÊS PARA CRIANÇAS: DICAS PARA INCENTIVAR O APRENDIZADO DOS PEQUENOS

A WIZKIDS TRAZ HOJE ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE A FAMÍLIA TODA PODE FAZER JUNTA PARA ESTIMULAR OS PEQUENOS A PRATICAREM INGLÊS!

COMO ESTIMULAR O SEU FILHO A APRENDER INGLÊS?

CONFIRA AS DICAS DA WIZARD PARA SEU FILHO APRENDER INGLÊS SE DIVERTINDO!

AS VANTAGENS DE APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA

A WIZARD LISTOU PARA VOCÊ ALGUMAS DAS MAIORES VANTAGENS DE APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA. LET’S SEE!

POR QUE CRIANÇAS APRENDEM INGLÊS MAIS RÁPIDO?

ENTENDA O MOTIVO DAS CRIANÇAS APRENDEREM O INGLÊS DE FORMA MAIS FÁCIL E RÁPIDA!

Copyright 2017 © Wizard - Todos os direitos reservados