• Contraste
  • Texto
Mãe e filho sentados no sofá com um livro no colo

Por Redação Wizard
18 de maio de 2021

A conversação pode ser treinada em qualquer lugar e sempre que for possível! No texto a seguir, veja algumas dicas para desenvolver essa habilidade das crianças.

Saber se comunicar em inglês é uma habilidade muito necessária nas relações sociais atualmente. Mas para se fazer entender é preciso saber falar bem o idioma, e é por isso que treinar a conversação é tão importante.

As crianças que estudam a língua ainda na infância tendem a ter mais facilidade para compreender novos sons e menos medo de arriscar se comunicar em inglês. Mas para isso, elas precisam ser incentivadas a praticar. No texto de hoje você vai conhecer algumas dicas. Acompanhe!

1 – Converse durante as brincadeiras

Aprender brincando é uma das melhores maneiras de fazer com que os pequenos memorizem com mais facilidade os conteúdos em inglês e associem o idioma a algo divertido, por isso inclua a língua nas atividades e nos passatempos da criançada.

Para incentivar a conversação, sugerimos brincadeiras que exigem a interação com outras pessoas, principalmente com outras crianças. Dessa forma, elas se colocam num mesmo grau de compreensão e se sentem mais livres e à vontade para treinar a comunicação em inglês.

Aos poucos, acrescente elementos para que as crianças treinem a pronúncia e a capacidade de ter conversas mais extensas no idioma. Interaja com elas, por exemplo, perguntando sobre as cores e quais as favoritas delas, sobre os animais, sobre os números etc. De forma gradativa, peça para que elas formulem frases ao responder e, assim, se acostumem com o fato de se ouvirem conversando em inglês.

2 – Dê liberdade para que elas falem

As crianças costumam ser curiosas e falantes em determinados momentos da infância, e essa característica pode ser aproveitada para treinar a conversação em inglês. A principal contribuição dos pais é a de não limitar esse espaço de fala ou agir de forma a fazê-las ter vergonha de se expressarem.

Nem sempre o que os pequenos falarem estará correto ou fará sentido, porque estão em processo de desenvolvimento de raciocínio e de linhas de pensamento, e algumas confusões são comuns até no português. Sendo assim, corrija-os quando for necessário, mas sempre de maneira a educar, e nunca para recriminá-los.

3 – Incentive ouvindo músicas

Outra atividade que contribui bastante para o desenvolvimento geral do inglês é escutar músicas no idioma. O que não falta são canções infantis que estimulam o aprendizado dos pequenos, e muitas delas usam as repetições de palavras ou pequenas frases para facilitar a memorização. 

Incentive as crianças a cantar junto com as músicas para melhorar a capacidade de pronúncia das palavras e, consequentemente, ganhar mais confiança para conversar em inglês e aumentar o vocabulário. 

Com o tempo, apresente outros tipos de canções e ritmos, para que se interessem por artistas internacionais e no futuro continuem gostando de músicas em inglês.

4 – Dê o exemplo

As crianças precisam conviver em um ambiente que dê exemplos de prática do idioma, portanto seja uma figura que estimula o aprendizado e a melhora da conversação na língua inglesa rotineiramente. 

Inicie conversas sobre assuntos do dia a dia com os pequenos; pergunte sobre a escola, os alimentos, ou o que gostariam de fazer no fim de semana, entre tantos outros temas leves sobre os quais eles poderão opinar facilmente ou terão informações para compartilhar.

Dessa forma, esteja aberto para ouvir e se interesse por conversar com as crianças em inglês. Essa atitude é muito importante no início da formação do seu filho para que ele crie associações positivas com o aprendizado do idioma e perceba como ele é levado a sério dentro de casa.

Conclusão

Quanto mais praticamos uma atividade, melhor ficamos. Isso é um fato, e com o inglês não é diferente! Portanto, para que as crianças se desenvolvam no idioma com mais facilidade, é preciso estimular o aprendizado ainda na infância e através de atividades do cotidiano, para que elas estejam sempre em contato com a nova língua.

Conte com a Wizard para aprender inglês da melhor forma e conseguir entender cada vez mais conversas no idioma! A Wizard oferece 2 aulas grátis online para você testar e ter certeza que fez a escolha certa!

Seu filho está estudando inglês? Veja no blog da Wizard uma série de materiais que te darão dicas de como ajudá-lo nessa trajetória. Confira!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Vem brincar de circo e aprender inglês

21 de julho de 2021

Aprender inglês com a Turminha do Wizkids é muito divertido.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/