• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Os pais sempre estão preocupados com o avanço dos seus filhos nos estudos, não é mesmo? Por esse motivo, uma prática comum para ajudar os pequenos a estudarem de maneira eficaz é montar um pequeno plano de estudo para eles. Quer saber como fazer isso? Relaxa que a gente explica! Defina uma carga horária Antes […]

Os pais sempre estão preocupados com o avanço dos seus filhos nos estudos, não é mesmo? Por esse motivo, uma prática comum para ajudar os pequenos a estudarem de maneira eficaz é montar um pequeno plano de estudo para eles. Quer saber como fazer isso? Relaxa que a gente explica!

Defina uma carga horária

Antes de mais nada, você precisa entender quais são as necessidades acadêmicas do seu filho. É importante conversar com ele para descobrir quais são suas dificuldades e quais são os deveres propostos por seus professores. Dessa forma, você poderá definir uma meta diária de estudos ideal para ele sem forçar a barra. Converse com ele e com a escola, que pode te ajudar com essa tarefa.

Defina horários

Definir horários é importante para conseguir a consistência ideal nos estudos. Momentos que não atrapalhem o sono da criança e nem prejudiquem seu tempo de lazer são perfeitos para isso. Se seu filho estuda de manhã, por exemplo, um ótimo horário para a realização dessas atividades pode ser logo após o almoço, enquanto é cedo e ele ainda está “no embalo” da escola. Converse com ele e seja flexível, mas lembre-se de que o objetivo aqui é criar um hábito e ter uma rotina, inclusive para estudar!

Não se prenda somente ao material impresso

Considerar estudo somente atividades relacionadas ao material didático impresso é um erro bastante comum entre pais. Existem dezenas de outras maneiras de se estudar em casa. Documentários, aplicativos de estudo e atividades práticas também fornecem experiências de aprendizado bastante completas. Contanto que a atividade ajude suficientemente seu filho em suas atividades escolares e aprendizados gerais, não há motivo para excluí-la.

Estimule o surgimento de dúvidas

Uma parte essencial do processo de aprendizagem se apóia diretamente em dúvidas que surgem através da realização de atividades, deveres de casa e leituras. Essas dúvidas serão sanadas em sala de aula com a ajuda do professor e garantirão um desenvolvimento intelectual muito mais sólido. Anotar dúvidas para saná-las mais tarde, por exemplo, é de grandíssima ajuda nesse processo e deve ser bastante estimulado pelos pais.

Não fique só olhando

Organizar a rotina de estudos e esperar que seu filho a realize sem qualquer ajuda é uma ilusão. Você precisa participar ativamente do processo, acompanhando as dificuldades, ajudando nos deveres de casa e incentivando a criança a aprender cada vez mais.

Com o inglês é a mesma coisa. Não é porque um pai não fala inglês que não pode ajudar seu filho a estudar: a escola pode dar várias dicas de como ajudar seu filho a praticar o idioma em casa. Dessa forma, você terá ferramentas suficientes para trabalhar em conjunto com professores e coordenadores pedagógicos para o melhor aproveitamento possível.

Que tal também descobrir como estimular seu filho a aprender inglês?

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a WizKids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Conheça a WizKids e prepare seu filho para uma #nacaobilingue.

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

7 atividades para fazer com seu filho durante o outono

30 de março de 2021

O outono está batendo na porta! Este é o momento para organizar algumas atividades especiais
para fazer com as crianças durante a estação do ano em que as folhas caem. Acompanhe!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/