• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
01 de outubro de 2018

No dia 4 de outubro, comemoramos o Dia da Natureza. O intuito da data é conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente, e quanto mais cedo essa conscientização acontecer, melhores serão os resultados a longo prazo. Por isso, cabe aos pais trazer a discussão para dentro de casa, buscando criar uma […]

No dia 4 de outubro, comemoramos o Dia da Natureza. O intuito da data é conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente, e quanto mais cedo essa conscientização acontecer, melhores serão os resultados a longo prazo. Por isso, cabe aos pais trazer a discussão para dentro de casa, buscando criar uma rotina saudável e que ensine a importância da conservação do meio ambiente, o que pode ser feito com a ajuda das dicas a seguir!

Converse sobre consciência ambiental

As crianças precisam desenvolver uma consciência ambiental que as permita enxergar a si próprias como parte da natureza. As escolas já propõem discussões e palestras com esse tema, mas não deixe de passar orientações dentro de casa também. Utilize-se também de filmes e desenhos animados focados em ensinar a importância da preservação do meio ambiente para os pequenos.

Estimule atividades de reciclagem e reutilização

Proponha atividades e brincadeiras que tenham como objetivo juntar pedaços e restos de produtos para criar um objeto novo. Ensine aos seus filhos que não se deve jogar tudo fora, pois algumas coisas que são consideradas lixo podem ser completamente reutilizáveis. Além disso, incentive as crianças a separar o lixo, uma atitude que ajuda bastante os postos de reciclagem.

Ensine a evitar o desperdício

Ensine às crianças a importância de criar certos hábitos, como apagar as luzes ao sair do recinto ou fechar a torneira enquanto escova os dentes. Além disso, oriente os pequenos a não colocar no prato uma quantidade de comida maior do que aquela que conseguem comer, evitando o desperdício de alimentos. Lembre-se de que a preservação ambiental passa muito por uma utilização consciente e ponderada dos recursos.

Incentive um consumo consciente

Não crie o hábito de dar presentes constantes às crianças ou associar os momentos de compra à diversão. Procure ensinar que se deve comprar coisas conscientemente, prezando por um consumo responsável e moderado. Ajude-as a entender que a aquisição desenfreada de produtos é algo agressivo ao meio ambiente e prejudicial à gestão financeira da família.

Crie hábitos alimentares saudáveis

A alimentação diária também possui impacto no meio ambiente, principalmente quando se consome um grande número de embalagens de plástico e de papel. Por isso, procure incentivar as crianças a se alimentarem de maneira mais natural, visando a inserção de frutas e verduras na dieta. Se possível, plante uma pequena horta no quintal de casa e cuide dela junto dos seus filhos.

Proponha o contato com a natureza

Se seus filhos passam o tempo todo imersos apenas no ambiente urbano, pode ser um pouco mais complicado fazê-los criar uma identificação mais forte com o meio ambiente. Por isso, é importante incentivá-los a fazer atividades ao ar livre e que os façam entrar em contato com a natureza, como visitar parques e zoológicos ou viajar para o interior no fim de semana.

Dê o exemplo dentro de casa

Não adianta tentar ensinar educação ambiental para as crianças e possuir hábitos totalmente contrários no seu dia a dia! O ideal é que a preservação do meio ambiente seja uma preocupação de toda a família, por mais que a rotina corrida dos adultos, às vezes, deixe um pouco a desejar. Fiscalize-se sempre e procure dar exemplos rotineiros dentro de casa.

Crie hábitos a longo prazo

A consciência ambiental não é algo que nasce da noite para o dia. O objetivo é transformar os cuidados com o meio ambiente em hábitos constantes para a vida toda. Por isso, quando sentir que seus filhos cometeram algum deslize, procure orientá-los ao invés de dar bronca. O importante é que eles vejam a preservação como algo bom e que deve ser mantido sempre que possível.

Planeje alguma atividade especial para este 4 de outubro, como plantar alguma árvore ou dar uma volta no parque. Depois, conte para a gente nos comentários! 😉

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Aprendendo os animais em inglês com o Little Wiz

13 de outubro de 2021

Aprender os animais em inglês nunca foi tão fácil! Só no WIzkids você se junta com a Turma do Little Wiz e aprende inglês brincando!

Wizkids

Any Malu da Cartoon & Turminha do Wizkids

22 de setembro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/