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Mulher com um computador e caderno na mesa anotando termos de franquias

Por Redação Wizard
12 de maio de 2020

Glossário de franquias: os principais termos do mercado

Ao buscar mais informações sobre o mercado de franquias, é comum que o investidor encontre uma série de palavras e expressões específicas que precisam ser compreendidas para a tomada de decisão. Por isso, preparamos um glossário de franquias com os principais termos que você deve conhecer!

A partir do domínio destes conceitos, você terá uma maior compreensão do modelo e do mercado de franquias, que é um dos mais promissores e consistentes, repleto de boas oportunidades para empreendedores e investidores que querem desenvolver com mais rapidez um negócio seguro e rentável. Confira agora mesmo!

Glossário de franquias: os termos essenciais para compreender o mercado

Para termos a confiança de que estamos tomando a melhor decisão, é preciso compreender todas as variáveis envolvidas. No mundo dos negócios, uma palavra mal interpretada ou desconhecida pode levar a erros que podem prejudicar negociações e resultados.

O mercado de franquias é, sem dúvidas, repleto de boas oportunidades em diversos segmentos. O de educação, por exemplo, está em alta!

Entretanto, para detectar as melhores oportunidades dentro do que o investidor busca, compreender os termos presentes nas tratativas e nas propostas é fundamental para não cair em armadilhas. É também necessário para optar pela franquia que realmente ofereça os diferenciais e atrativos desejados.

Por isso, preparamos o glossário de franquias a seguir. Consulte-o sempre que tiver alguma dúvida sobre o universo das franquias!

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Este é um dos termos mais essenciais do glossário de franquias. Trata-se de um documento que precisa obrigatoriamente ser disponibilizado aos candidatos a franqueados pelas franqueadoras.

Na Circular de Oferta de Franquia, constam todas as informações cruciais para se optar ou não por investir na franquia. Isso inclui seu modelo de negócio, forma de operação, projeções de rentabilidade, as obrigações legais do franqueado, entre outros pontos bastante relevantes.

Contrato de franquia

Documento obrigatório que rege a relação entre o franqueador e o franqueado, constando nele todas as obrigações e contrapartidas de ambas as partes.

Enxoval/estoque inicial

Refere-se ao pedido mínimo de produtos e materiais necessários para a inauguração e operação inicial da nova franquia.

Ficha de pré-qualificação

No mercado de franquias, diz respeito ao documento que formaliza o interesse do investidor pela franquia em questão. Mediante a análise dessa ficha, o franqueador conseguirá verificar se o candidato tem o perfil para ser franqueado de sua rede e se as tratativas poderão seguir em frente.

Franqueado

O franqueado é quem adquire do franqueador o direito de realizar negócios utilizando sua marca, expertise, know-how e modelo de negócios. Por meio do pagamento de taxas e de outros compromissos assumidos em contrato, o franqueado obtém essas contrapartidas do franqueador.

Franqueador

Trata-se do detentor da marca/rede de franquias, que opta por conceder o direito de uso de sua marca, de seu modelo de negócios, de seus métodos operacionais e sistemas organizacionais a outros investidores – os franqueados.

Franquia

De acordo com a Lei n.º 8.955 – conhecida como a “Lei de Franquias” e que foi atualizada recentemente pela Lei n.º 13.966 – uma franquia empresarial é um sistema “pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento“.

Know-how

No glossário de franquias, o know-how é utilizado para denominar o conjunto de saberes, conhecimentos operacionais, táticos, estratégicos, técnicos e mercadológicos e toda a expertise acumulada pela franqueadora sobre o negócio e seu mercado de atuação.

Desse modo, ao investir na franquia, o franqueado deverá ter acesso a todo esse know-how – na verdade, ele é parte do que faz o modelo de franquia dar tão certo e gerar resultados tão rapidamente para os novos franqueados. Por isso, a importância de sua transmissão ao investidor.

Manual de operações

Aqui, diz respeito a um documento que precisa ser disponibilizado ao franqueado com detalhes sobre como administrar as operações de seu novo negócio aplicando as diretrizes e boas práticas já testadas no mercado pela franqueadora. Via de regra, ele é entregue na assinatura do contrato de franquia.

Multifranquia/franquia multiunidade

É um modelo de franquia que se dá quando o investidor que possui uma franquia torna-se franqueado de duas ou mais unidades da mesma rede ou de redes diferentes.

Royalties

Esse é um termo muito importante de ser conhecido do glossário de franquias. Isso porque há franqueadoras que podem ou não cobrar royalties. Dessa forma, esse é um ponto importante para o investidor considerar antes de fazer suas projeções financeiras e fechar negócio.

Os royalties nada mais são do que taxas que podem ser cobrados pelo franqueador aos seus franqueados. O montante pode ser um valor fixo ou percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. Tudo isso deve constar no contrato de franquia, sendo que há franqueadoras que isentam os investidores desse tipo de cobrança.

Taxa de marketing/taxa de propaganda

É uma taxa cobrada pela franqueadora periodicamente para o fundo de propaganda e financiamento de ações e campanhas de marketing da rede. Por meio desse valor, o franqueado contribui para a divulgação, reforço e consolidação a marca da franquia. Portanto, influencia positivamente também os resultados dos franqueados.

Taxa inicial de franquia

Refere-se ao valor pago pelo franqueado à franqueadora na assinatura do contrato de franquia. Ela existe para formalizar a adesão do franqueado ao sistema de franchising e para proporcionar o acesso do novo investidor ao know-how da franqueadora.

Território

Em linhas gerais, é a área geográfica que poderá ser explorada pelo franqueado enquanto vigorar seu contrato de franquia.

Conclusão

E então, agora ficou mais claro quais são os principais termos utilizados no mercado de franquias? Deixe seu comentário contando o que achou do glossário. Para conhecer mais sobre o tema, acompanhe o blog da Wizard!

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