• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
19 de maio de 2020

Confira 4 negócios de baixo risco para investir

Quando o assunto é investir e empreender, é necessário avaliar com atenção todas as possibilidades e diferentes mercados, para assim encontrar a opção que ofereça maior rentabilidade, segurança e potencial de sucesso. Por isso, identificar negócios de baixo risco é importante para o empreendedor tomar a melhor decisão!

Investir com cautela é sempre a primeira grande dica, já que, no Brasil, boa parte das pequenas empresas fecham as portas em menos de um ano. De acordo com informações do Sebrae, a falta de gestão adequada é a principal razão para que os negócios não deem certo, correspondendo a 50% da estatística. Já 20% das pequenas empresas encerram o negócio por falta de capital.

De fato, não existe uma fórmula mágica para definir o segredo do sucesso. Ainda assim, escolher um ramo de atuação que seja familiar para o empreendedor e um modelo de negócio seguro é crucial para fugir das estatísticas e obter um vantajoso retorno sobre o investimento, bem como a longevidade do empreendimento.

Você está em busca de ideias de negócios de baixo risco para diversificar com mais segurança os seus investimentos? Então, confira as dicas a seguir!

Conheça 4 negócios de baixo risco para investir

Para garantir estabilidade financeira, potencializar suas chances de sucesso e minimizar fatores que possam reduzir os seus lucros, é importante investir em negócios de baixo risco. Por isso, conheça alguns exemplos para considerar:

1. Negócios de alimentação saudável

O segmento de alimentação é ainda um dos que se mostram mais relevantes e lucrativos, mesmo em momentos de crise. A demanda por alimentos é contínua e crescente, o que ajuda a tornar esses negócios de baixo risco.

Atualmente, uma das grandes tendências que têm movimentado esse setor é o de alimentação saudável. Conforme levantamento da Euromonitor, esse nicho cresceu mais de 12% nos últimos anos e o Brasil já ocupa o 4º lugar no ranking global em termos de consumo de alimentos saudáveis.

Entre as possibilidades de investimento, estão alimentação para o mercado fitness, para intolerantes à lactose, para vegetarianos, os alimentos plant based, os funcionais e outras opções voltadas para todo esse grande público que está buscando formas de ter uma rotina alimentar mais balanceada.

2. Empreendimentos voltados para pets

Não é de hoje que o amor pelos animais de estimação movimenta o mercado e proporciona opções de negócios de baixo risco. Entretanto, fatores como a compactação das famílias e a mudança de status dos bichinhos, vistos cada vez mais como membros da família, tornam esse mercado ainda mais fortalecido e promissor. Outro fato que colabora para isso é que, conforme o IBGE, já há mais pets nos lares do que crianças.

Conforme divulgado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), no ano passado esse setor faturou mais de R$ 36 bilhões. Para investir, um dos caminhos mais promissores apontados pelo Sebrae é o de Pet Food, que corresponde a 70% do faturamento do setor.

3. Investimentos

Para quem quer diversificar e fortalecer sua carteira, existem também vários tipos de investimentos que são considerados de baixo risco e que podem gerar lucro. Por exemplo:

  • Tesouro Selic: por meio dele, pessoas e instituições emprestam dinheiro para o governo. É importante saber que o Tesouro Selic conta com a garantia do governo federal, reduzindo assim o risco de calote;

  • LCI e LCA: Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio são títulos relacionados a esses dois segmentos da economia. O rendimento ocorre em relação ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário. Ambos são isentos de Imposto de Renda e possuem rendimento líquido;

  • Certificado de Depósito Bancário: sem taxas, mas com cobrança de imposto de renda e IOF sobre os rendimentos, o CDB se refere aos títulos de dívidas emitidos por bancos para que investidores emprestem dinheiro para essas organizações.

4. Franquias

Quando bem administrada, uma franquia com marca consolidada no mercado pode ser extremamente rentável, configurando-se como um dos negócios de baixo risco mais seguros para se investir.

Conforme dados do Sebrae, em uma década, apenas 15% das franquias foram encerradas, enquanto 75% dos empreendimentos tradicionais fecharam suas portas.

Outros números também comprovam o sucesso do segmento: segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018, este mercado movimentou 174,8 bilhões, um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior. Quanto aos números de unidade geral do Franchising, esse também avançou, chegando à marca de 153,7 mil estabelecimentos.

Ainda de acordo com dados da ABF, as franquias educacionais faturaram R$ 11,4 bilhões ao longo de 2018, tornando-se uma opção segura e atrativa para investimento. Outra informação positiva é que as franquias de educação estão se reinventando para atender as demandas e desafios atuais da sociedade, o que contribui para o crescimento e o fortalecimento das franquias do segmento.

Dessa forma, as franquias de idiomas consagram-se como negócios de baixo risco. Além dos números otimistas, o comportamento do mercado também contribui para essa situação, já que a fluência em outras línguas é um dos fatores diferenciais para o sucesso na carreira e para a vida pessoal de tantas pessoas. E isso deverá se acentuar ainda mais daqui para a frente com a globalização do mercado de trabalho!

Conclusão

E então, que tal aproveitar as oportunidades desse setor? Para isso, descubra tudo o que você precisa saber para investir em franquias de sucesso no blog da Wizard!

Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou das opções de negócios de baixo risco do texto!

Confira + dicas de franquias da Wizard:

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

17 de janeiro de 2024

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

 

O que achou da postagem?

4 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

4 Comentários

  1. Lucas Ferreira:
    6 de novembro de 2020 às 20:24

    Gostei demais do conteúdo.
    Verificado em Terço Para Noivas De Cristal
    , São Paulo – SP

    • Wizzy:
      16 de novembro de 2020 às 17:32

      Que bom, Lucas!

  2. Luciano Matos:
    19 de outubro de 2020 às 21:53

    O site esta muito educativo.
    Profissional em Maletas De Viagem, Sao Paulo – SP

    • Wizzy:
      23 de outubro de 2020 às 14:32

      Muito obrigada, Luciano. 😍