• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Homem branco vestido de Papai Noel com os braços pra cima, em clima descontraído

Por Redação Wizard
23 de dezembro de 2020

As tradições de Natal mais diferentes do mundo

O Natal é uma das datas mais comemoradas pelo mundo. Quando falamos dessa época, pensamos em árvores enfeitadas, luzinhas por todos os lados, troca de presentes, ceia com comidas deliciosas, Papai Noel, entre outros símbolos natalinos, não é mesmo?

Porém, em diversos países que celebram o Natal, a comemoração é feita de maneiras incomuns, principalmente com características da cultura local.

Mesmo sendo considerada uma comemoração do cristianismo, pelo menos 160 países seguem essa tradição, mas com certas peculiaridades que deixam todas as pessoas bem curiosas!

Quer conhecer algumas das tradições de Natal mais diferentes do mundo? Acompanhe o texto!

Islândia

Uma das tradições do Natal na Islândia são os rapazes de Yule. Eles são um grupo de duendes que adoram comer e brincar com as pessoas durante as visitas às cidades do país ao longo do mês de dezembro.

Os duendes costumam deixar presentes para as crianças, que colocam sapatos nas janelas. Se as crianças não se comportarem, eles deixam uma batata ou uma mensagem dizendo para os pequenos serem bonzinhos.

Alemanha

Os alemães têm um costume bem curioso: enfeitar a árvore de Natal com um pepino. Geralmente, ele é artificial e é escondido no meio dos galhos da árvore durante a montagem.

No dia de abrir os presentes, a criança que achar o pepino primeiro ganhará um presente extra, mas se um adulto achar antes, isso quer dizer que terá boa sorte. 

Nova Zelândia

As árvores de Natal na Nova Zelândia costumam ser um pouco diferentes das outras que conhecemos. No país, a tradição é feita com a árvore Pohutukawa, chamada de árvore-de-fogo.

Ela possui lindas flores vermelhas que são usadas em enfeites natalinos ou mesmo na própria árvore, fazendo a vez dos pinheiros que estamos acostumados a ver e enfeitar.

Etiópia

Esse é um país que segue as tradições cristãs ortodoxas, que acompanham o calendário juliano, comemorando o Natal em 7 de janeiro, e não em 25 de dezembro.

Na data, a população segue em procissão durante a madrugada para celebrar. Outra tradição que eles têm no Natal é o Ganna, um jogo de rua semelhante ao hóquei, e é jogado para celebrar.

Itália

Nas tradições italianas, existe uma personagem chamada Befana, uma senhora que, na noite de 5 de janeiro, visita as casas pelo país deixando doces para as crianças que são boas e um carvão para aquelas que não se comportaram.

Para isso acontecer, é preciso deixar a janela aberta e uma meia vazia. Uma concorrente para o Papai Noel, não é mesmo? 

Diz a lenda que a senhora presenteia com esses doces por ter negado abrigo aos Três Reis Magos durante o percurso para visitar Jesus, acontecimento celebrado em 6 de janeiro. 

Áustria

O Natal na Áustria é marcado por um personagem sombrio chamado Krampus. A figura é uma espécie de demônio que, no dia 5 de dezembro, sai pelas ruas do país para punir as crianças que não se comportaram bem durante o ano.

Nessa data, as pessoas saem fantasiadas como o personagem, levando correntes, varas e sinos para assustar crianças – e os adultos também! 

Espanha

Algumas cidades na Espanha têm uma tradição chamada “Caga Tió”, um tronco decorado com um rosto feliz, chapéu e um cobertor recheado de doces e guloseimas tradicionais da época.

No dia 24 de dezembro, as crianças devem acertá-lo com um pedaço de madeira enquanto cantam uma música para pedir que ele devolva os presentes que “engoliu”.

Letônia

O Papai Noel trabalha alguns dias a mais para a alegria das crianças que moram na Letônia, país vizinho à Rússia. Durante 12 dias seguidos, o bom velhinho leva presentes para os pequenos.

Além disso, nessa região aconteceu o primeiro registro da montagem de uma árvore de Natal, na Praça de Riga (a capital do país), em 1510.

Grécia

Segundo a cultura local, 12 dias antes do Natal, os Kallikantzaroi, os elfos travessos, percorrem as cidades para pregar peças nas pessoas. Por causa disso, existem rituais para mantê-los afastados, como pendurar um feixe de linho na porta da frente ou manter o fogo da lareira aceso durante essa época.

Já na noite de 24 de dezembro, a tradição é as crianças visitarem as casas cantando em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.

Os gregos acreditam que isso atrai boa sorte e prosperidade e presenteiam os pequenos com doces ou dinheiro.

Conclusão

Essas são algumas das tradições de Natal mais diferentes do mundo! Em vários outros países, a cultura também está presente nas comemorações dessa data e, claro, cada família pode ter seu jeito particular de celebrar.

Conta pra gente qual você gostaria de participar um dia e qual é a sua tradição natalina favorita!

Matricule-se no curso de inglês da Wizard e aprenda muito além do idioma! Confira outros conteúdos sobre essa data comemorativa no blog da Wizard.

Confira + dicas de cultura da Wizard: 

Tags:

cultura

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários