• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
homem branco, usando barba, usa fones de ouvido enquanto estuda em frente a um computador portátil

Por Redação Wizard
30 de maio de 2022

Fluência em inglês: 4 habilidades para desenvolver e dominar o idioma

Quem tem fluência em inglês desenvolve a capacidade de expressar o que deseja de uma maneira natural. Em outras palavras, significa estabelecer uma comunicação segura, com confiança na fala e na compressão. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a fluência em qualquer idioma não pode ser associada a falar rapidamente, assim como os nativos falam. Trata-se de dominar a língua. 

Só que, até alcançar esse patamar, erros acontecem e, acredite, eles fazem parte. Nem sempre você se sentirá pronto. 

Essa autocobrança mostra, muitas vezes, que você precisa melhorar algumas habilidades para dominar o idioma. Para te ajudar nesse processo, listamos quatro que são fundamentais para alcançar a fluência em inglês. 

As 4 habilidades para desenvolver e dominar o inglês 

As quatro habilidades que garantem a fluência em inglês são reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar). Elas devem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que deseja dominar o idioma. 

A questão é que, em alguns casos, é compreensível que algumas pessoas tenham preferências, por exemplo falar mais do que escrever. Outras já preferem ouvir e falar, mas não gostam de ler e escrever. 

O fato é: se você deseja alcançar a fluência em inglês, não há como escapar dessas quatro habilidades. Sim, elas precisam ser desenvolvidas para que você domine a língua inglesa e não sinta aquela insegurança na hora de se comunicar. 

1. Listening 

O listening consiste na captação dos sons externos. Trata-se da habilidade que educa o ouvido, ou seja, permite aprender a escutar, entender e compreender o que está sendo dito. 

O desenvolvimento do listening ocorre de forma mais acentuada quando aumentamos os canais de entrada do inglês. Em outras palavras, significa consumir mais músicas, filmes e séries, ou ouvir pessoas fluentes falando no idioma. 

Crianças, por exemplo, costumam ser campeãs em listening, pois internalizam o idioma por meio dos ouvidos. Como estão desenvolvendo a fala, conseguem ouvir e reproduzir os sons. 

No caso dos jovens e adultos, o aprendizado do inglês requer mais exercícios. Sendo assim, selecione músicas na língua inglesa que você gosta, salve as letras e entregue-se ao prazer de cantar — acompanhando o que está sendo dito.  

2. Speaking 

A segunda habilidade para ser fluente em inglês é o speaking. Ela é fundamental para quem vai ao exterior, seja em viagem de férias, estudos ou trabalho. 

O speaking encontra-se diretamente associado à habilidade anterior, pois além de ouvir, precisamos repetir os sons.  

Falar é uma das maiores dificuldades de algumas pessoas, principalmente as que ficam envergonhadas por causa do medo de errar. 

A dica, aqui, é deixar de lado a tentativa de perfeccionismo. Pratique bastante para ter o domínio do idioma e a consequente fluência.  

Uma ótima técnica para desenvolver a fluência é gravar sua voz com o auxílio de algum app do seu smartphone e depois compará-la com a voz de um nativo. 

Outra técnica é a da repetição, usada pelos soldados no exército para aprender rápido uma segunda língua. Fique em frente a um espelho e repita frases e falavras. Quando se sentir confortável com o idioma, aumente a complexidade do que está sendo dito. 

O mais importante é não ter medo, pois ninguém nasce sabendo tudo. Experimente diferentes técnicas para saber qual funciona melhor com o seu ritmo. 

3. Reading 

A próxima habilidade para ser fluente em inglês é a leitura, ou reading. Ela só será desenvolvida caso você pratique assiduamente a leitura. 

Vale de tudo, combinado? Leia jornais, revistas, portais na internet, posts de blogs, livros e até o que está escrito em anúncios publicitários. 

O interessante do reading é que ele pode ser praticado em praticamente todos os ambientes, até no escurinho do cinema — quando o filme é legendado. 

4. Writing 

A quarta habilidade para ser fluente em inglês é a escrita, ou writing. Ela pode ser compreendida em conjunto com a habilidade de leitura. Ambas estão no mesmo processo. 

Uma boa maneira de praticar o writing é conversar pela internet, principalmente por meio de aplicativos de mensagens e de redes sociais. Muitos nativos adoram trocar mensagens, portanto, é uma excelente oportunidade de treinar. 

Apenas tome o cuidado de entender que esse tipo de comunicação nem sempre é formal, portanto, é comum ver palavras sendo abreviadas ou se deparar com gírias. 

A importância de treinar as 4 habilidades de uma vez para ter fluência em inglês 

Agora que você conhece as quatro habilidades para dominar o inglês e se tornar fluente, saiba que é preciso se dedicar às atividades específicas de cada uma. 

A questão é que não basta se dedicar a uma ou duas habilidades, pois a fluência requer o domínio das quatro. É, portanto, um equívoco se concentrar em apenas uma. 

Sendo assim, busque atividades que contemplem a maioria das habilidades ou que combine duas ou mais. Um filme legendado, por exemplo, trabalha a escuta e a leitura. 

Já a música, quando pode ser cantada, trabalha a escuta, a leitura da letra e a fala. 

Por esse motivo, os cursos de inglês, como o da Wizard, são uma excelente opção para quem deseja alcançar a fluência no idioma. 

Chegou o momento de deixar de lado as desculpas e medos infundados. Está na hora de começar a fazer a diferença. 

Se você não enfrenta esses medos, os resultados serão os mesmos de sempre. Tenha em mente que as habilidades de escrever e ler são importantes e merecem toda nossa atenção. 

Da mesma forma, ouvir e falar são fundamentais para se comunicar com um nativo. Sendo assim, cada habilidade possui caminhos diferentes para serem alcançados, então passe a percorrê-los o quanto antes. 

Para ser fluente em inglês e dominar o idioma, você precisa desenvolver essas quatro habilidades. Caso não faça isso, poderá chegar a um local que não é o resultado desejado. 

Aproveite para baixar o nosso e-book 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em inglês. Ele possui as dicas para estudar e falar com um nativo! 

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Inglês no dia a dia: incorporando o idioma em sua rotina

22 de abril de 2024

É possível inserir o inglês no dia a dia: em casa, no trânsito, nas horas de lazer e nas escolas de idiomas. Vem descobrir como!

Idiomas

Como falar de matemática em inglês

12 de abril de 2024

Idiomas

7 maneiras de agradecer em inglês

05 de abril de 2024

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários