• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
29 de março de 2017

VOCÊ SABE O QUE É O APRIL FOOL’S DAY?

Você sabe o que é o April Fool’s Day? É o nosso “Dia da mentira” aqui no Brasil, comemorado no primeiro dia do mês de abril e conhecido por ser a oportunidade perfeita para fazer uma brincadeirinha ou passar um trote nos amigos. A Wizard traz para você um pouco da história dessa celebração e suas peculiaridades.

Como a data surgiu?

Como surgiu

Assim como muitas tradições centenárias, que com o passar dos anos vão tendo sua origem questionada, essa também é uma história com início duvidoso. De todas as teorias sobre o motivo do dia primeiro de abril ser o dia da mentira, a mais popular está ligada à transição do calendário juliano para o gregoriano.

Segundo alguns historiadores, tudo aconteceu na França em 1582, com a instauração do calendário gregoriano em substituição ao juliano, o que fez com que as pessoas ficassem confusas, além de muitas nem terem sido informadas da novidade. Uma das mudanças aplicadas foi em relação ao primeiro dia do ano, que deixou de ser em abril e passou para janeiro.

Por não saberem ou não estarem acostumados, muitos continuavam comemorando o ano novo no início de abril e eram alvos de brincadeiras por parte daqueles que já sabiam da alteração. O trote mais comum era colar peixes de papel nas costas dos desinformados, os “poisson d’avril” (peixe de abril), como eram chamados, que simbolizavam um animal facilmente capturado, ou seja, uma pessoa ingênua.   

Embora essa seja a teoria mais aceita, também existe a possibilidade do dia ter relação com o antigo festival romano Hilaria, que levava pessoas fantasiadas às ruas no final do mês de março. Também há a teoria de que o dia pode ser vinculado ao equinócio da primavera e às enganações da mãe natureza no que diz respeito ao clima. Seja qual for a real origem, o fato é que, no século XVIII, a tradição se espalhou pela Grã-Bretanha e foi sendo disseminada pelo mundo.

April Fool’s Day no mundo

Pegadinhas no mundo

A data é celebrada por diversos países ao redor do mundo, mas em cada um, ela recebe um nome diferente. Nos Estados Unidos, você poderá participar das brincadeiras do “April Fool’s Day”, que significa dia dos bobos de abril. No Brasil, é mais conhecida como “Dia da Mentira”, mas também é comum ouvir referências à comemoração sendo apenas “primeiro de abril”.

Em terras espanholas, você ouvirá a expressão “Día dos Enganos”, como dia do engano ou mentira, enquanto para os alemães, a celebração é chamada de “Aprilscherz”, para referir-se ao dia de brincadeiras e piadas. Já na França, mesmo depois de tantos anos, permanece o nome “Poisson d’Avril”, que significa peixe de abril, mesma referência usada na Itália, que o intitula “Pesce d'aprile”.

Notícias de April Fool’s Day

EUA

Em 1998, um trote dos alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) repercutiu na imprensa por meio de um comunicado informando que a universidade tinha sido vendida à Disney por quase 7 bilhões de dólares. Para que parecesse mais real ainda, a notícia trazia uma foto do prédio principal do MIT com orelhas do Mickey.

Inglaterra

Já imaginou o tradicional Big Ben substituído por um painel digital? Pois é, os ingleses jamais tinham pensado nessa possibilidade até a rádio BBC anunciar que os ponteiros do monumento seriam trocados por um painel eletrônico e que as hastes seriam dadas ao primeiro ouvinte que telefonasse para a rádio. O primeiro a ligar pelo prêmio foi um marinheiro japonês que estava em alto-mar.

França

Em 1986, os parisienses quase perderam seu principal ponto turístico para a Euro Disney, segundo o jornal Le Parisien. A falsa notícia dizia que a Torre Eiffel seria transferida para dar lugar a um estádio esportivo em um Olimpíada.

Brasil

Em 2015, a prefeitura da cidade de Hortolândia, em São Paulo, divulgou em sua rede social que havia encontrado a carruagem de Dom Pedro II. Segundo a postagem, o monarca teria abandonado o transporte após perder uma das rodas durante uma visita à cidade vizinha Campinas. Na verdade, a história era uma ação de marketing para incentivar as visitas ao Centro de Memória da cidade.

Estude na Wizard e junte-se à Nação Bilíngue

Se você quer ir mais longe e romper barreiras, aceite o desafio de aprender inglês e venha para a Wizard! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula. Aproveite essa chance!

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Como falar de matemática em inglês

12 de abril de 2024

Descubra o essencial do vocabulário de matemática em inglês com nosso guia abrangente. Seja para melhorar suas habilidades acadêmicas, profissionais ou simplesmente enriquecer seu conhecimento, dominar os termos matemáticos em inglês é fundamental.

Idiomas

7 maneiras de agradecer em inglês

05 de abril de 2024

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários