• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Mulher branca de cabelo cacheado castanho, vestindo uma camisa azul, com um notebook na mesa a sua frente e segurando um celular com as duas mãos

Por Redação Wizard
03 de julho de 2019

Redes sociais no ambiente e mercado de trabalho: prós e contras

Hoje em dia, resolver urgências de trabalho via WhatsApp ou dar uma olhada no que estão postando no Instagram para relaxar um pouco entre uma entrega e outra são situações que acontecem com todo o mundo.

No entanto, utilizar o celular e, mais precisamente, acesso às redes sociais, dentro e fora do ambiente de trabalho requer cautela e moderação, já que o uso pode ter impactos positivos e negativos na vida de um profissional. Conhecer a cultura da empresa é também importante para entender como o uso de smartphones é visto pelos colegas de trabalho.

Por isso, separamos neste artigo alguns prós e contras em relação ao uso de redes sociais no trabalho e, também, dicas de como se portar virtualmente para evitar que comprometa a conduta profissional ou oportunidades no mercado de trabalho.  Confira abaixo!

Prós: como as redes sociais podem ajudar um profissional?

Comunicação fácil e rápida dentro da empresa

Em vez de se deslocar até a outra ponta do escritório para dar um recado ou demandar um novo serviço a um colega que está remoto, mandar uma mensagem pelo smartphone economiza tempo de trabalho e, inclusive, a energia para desempenhar atividades durante o expediente.

Nesses momentos, utilizar aplicativos de mensagens instantâneas pode ser muito útil.

Relaxar a mente durante uma pausa

Por maior que seja o amor pela profissão, muitas vezes o trabalho pode ser estressante. Insistir em terminar uma tarefa ou resolver uma crise durante muito tempo pode prejudicar resultados e, por isso, o ideal é fazer uma pausa.

Nesses pequenos intervalos, olhar as redes sociais pode servir para distrair a mente e relaxar um pouco, fazendo com que, no retorno aos afazeres, o foco e a calma estejam recuperados após o momento de breve descanso.

Vitrine profissional

Quando se ouve falar em redes sociais, é automático pensar em uma plataforma on-line que serve para conectar pessoas. Porém, as redes sociais também servem como instrumento de divulgação de serviços. Contas no LinkedIn, Instagram ou no Facebook, por exemplo, podem funcionar como portfólio e melhorar suas relações de trabalho.

Para um profissional, esse uso das redes pode aumentar sua credibilidade dentro da empresa, por conta da demonstração de habilidades, e, no caso dos freelancers, pode até abrir mais portas.

Networking

No mundo corporativo, todos sabem que um profissional bem sucedido é aquele que conhece a área e outras pessoas que fazem parte dela.

Fazer contatos, trocar informações, experiências, conhecer profissionais em outros cargos e se aprofundar no mundo da própria profissão são atividades que sempre estiveram no radar de colaboradores de grandes empresas. Porém, agora, o processo se tornou mais fácil e rápido, não só com WhatsApp, mas também com redes sociais como o LinkedIn, por exemplo.

Aumento de criatividade

Aquela olhadinha no feed entre uma tarefa e outra ou em intervalos como almoço e café, além de servir como uma distração que relaxa, pode ser um incentivo ao lado criativo de um colaborador.

Ver notícias sobre o que está acontecendo no dia ou checar aquela novidade que um amigo te enviou pode trazer insights capazes de ajudar a produzir de forma mais criativa e atualizada.

Além disso, dependendo de sua área de atuação, manter-se atualizado com as trends e notícias do momento pode ser fundamental para profissionais que atuam com blogs, notícias e Marketing Digital, para não perder o timing de atuação.

Contras: como as redes sociais podem prejudicar um profissional?

Distração

Durante a realização de uma tarefa no ambiente de trabalho, as notificações recebidas que acendem e apagam na tela do smartphone constantemente podem ser uma distração e tanto.

Por isso, desativar as notificações ou colocar o aparelho em modo silencioso pode ser muito útil para manter a concentração e o foco durante os afazeres.

Deixar para depois

Ficar distraído com um conteúdo muito interessante, visto durante aquela avaliada no feed, pode te deixar preso nele durante muito tempo, fazendo com que você adie suas tarefas.

Respeitar prazos estabelecidos para a sua atividade dentro da empresa é de extrema importância, então redobre a atenção!

Compromete a qualidade do seu trabalho

Você pode até achar que consegue conciliar as consultas às redes sociais com os afazeres do trabalho, mas, muitas vezes, a qualidade de seus resultados pode ter sido comprometida e isso pode ter passado despercebido.

Então, evitar responder mensagens imediatamente ou olhar as notificações durante a realização de uma tarefa é o ideal para manter o foco total no serviço.

Atraso nas entregas

Olhar as redes sociais no ambiente de trabalho pode diminuir o tempo útil que você tem para dar conta de todas as tarefas do dia. Por isso, se esforce para equilibrar o tempo de uso do celular enquanto você está trabalhando, para evitar que você atrase alguma entrega.

Perda de conexão com o mundo real

Tudo o que é feito com muita frequência acaba caindo na rotina e virando costume. Ficar muito tempo on-line pode fazer com que o profissional se habitue ao contato virtual e passe a ter algumas dificuldades para conviver e lidar com situações, pessoalmente, dentro da empresa.

Equilibre o tempo dedicado às redes sociais e não corra o risco de não saber como reagir a um feedback de um chefe ou resolver demais questões corporativas. Como melhorar o comportamento on-line?

Cautela na hora de postar

Pensar duas vezes antes de fazer uma postagem de conteúdo nas redes sociais é muito importante. Elaborar bem a sua ideia antes de publicar alguma coisa e pensar na impressão que aquilo irá causar e por quais pessoas o post pode ser visto ajudam a evitar interpretações equivocadas e a possibilidade de surgirem boatos ou inverdades em relação à sua conduta.

Equilibre o quanto você se expõe

Dividir a vida pessoal com os amigos nas redes sociais é muito legal e divertido, mas não ponderar a exposição no mundo virtual pode causar alguns prejuízos.

Ter atenção ao nível de abertura sobre a sua rotina on-line é essencial para que você não se comprometa ou seja mal interpretado(a) por colegas e/ou superiores do trabalho.

Cuidado com conteúdos delicados e/ou polêmicos

Nas redes sociais, as pessoas têm espaço e liberdade para postarem sobre o que quiserem, porém nem todo assunto é fácil de ser abordado e discutido.

Existem opiniões de todos os tipos e estas, em sua totalidade, devam ser respeitadas. Repensar a conveniência de discussões sobre determinados temas pode evitar conflitos desnecessários.

Conclusão

É bom saber utilizar as redes sociais com bom senso no dia a dia de trabalho e, com uso cada vez maior de redes com foco profissional, como o LinkedIn, ser atuante nesse tipo de canal pode ser essencial para a carreira, além de dizer muito sobre a conduta de um colaborador integrante de uma grande empresa.

Como está seu conhecimento de idiomas em seu perfil nas redes sociais? Entre as coisas importantes para se tornar bem-sucedido está, também, o conhecimento de outras línguas, que abre mais portas no mercado de trabalho e aumenta a credibilidade do currículo. A Wizard oferece cursos de vários idiomas e pode te ajudar a melhorar ainda mais como profissional. Confira os cursos disponíveis, adicione vários idiomas em seu perfil profissional nas redes e seja fluente!

Confira + dicas de carreira da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários