• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
03 de abril de 2019

Você sabe como criar metas para a sua carreira profissional?

Se você deseja crescer na carreira, conseguir uma nova oportunidade de trabalho ou até mesmo mudar totalmente o rumo de sua vida profissional, saiba que traçar metas é fundamental para definir estratégias e medir o seu progresso. Muitas vezes, o cenário é de incerteza na profissão ou o plano de carreira oferecido pela empresa em que você está pode não corresponder com as suas atuais aspirações profissionais. Sendo assim, confira algumas dicas para se antecipar, desenvolver suas habilidades e se destacar no seu ramo de atuação.

Tenha pequenos objetivos

Antes de pensar em como você quer estar no trabalho daqui a 10 anos, é preciso saber o que deseja para o próximo mês. Assim, fica mais fácil de se planejar para atingir um objetivo a longo prazo. É evidente que você deve ter uma meta maior, mas pense em como chegar na oportunidade de forma concreta e eficiente. Você deseja uma nova vaga de emprego ou um cargo mais alto na empresa? Você quer um aumento de salário ou melhorar sua comunicação corporativa? São as respostas de perguntas como essas que servirão de degraus para chegar no seu objetivo final. Esse processo pessoal contribui para diminuir a ansiedade e ajuda a não perder tempo no trajeto para o sucesso profissional.

Networking: tenha bons contatos

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é uma etapa importante para todos aqueles que têm grandes desejos em suas posições profissionais. Além de saber trabalhar bem em equipe, tenha bons contatos e os mantenha sempre ao seu lado. Não procure um colega apenas quando estiver precisando de ajuda. Mostre-se presente e interessado nas pessoas que você conhece, desde colegas de mesa até pessoas que estudaram com você no passado. Converse, questione como elas estão e esteja sempre presente para ajudar na solução de possíveis conflitos. Isso faz com que os laços fiquem mais fortes. A palavra em inglês networking (rede de contatos) representa essa parceria. Dessa forma, você conquistará companheiros profissionais que serão de grande importância no seu caminho. Nunca se sabe o dia de amanhã e é ótimo que você possa contar com outras pessoas.

O que você precisa?

Questione sempre sobre o que você precisa para maior qualificação profissional. É necessário ter algum conhecimento específico ou aprender a utilizar alguma nova ferramenta de trabalho? Se sim, busque a habilidade nesse sentido. Por exemplo, se o cargo que você almeja exige fluência em inglês, é necessário se dedicar ao estudo do idioma. Além das aulas de inglês, a Wizard possui material complementar que lhe permite treinar o idioma quando e onde quiser através do assistente pessoal Wiz.me, aplicativo desenvolvido para praticar inglês com maior flexibilidade em sua rotina.

Seja otimista

A maneira como você encara os desafios e obstáculos durante sua trajetória profissional é um complemento muito importante. Busque sempre focar em suas metas com pensamento positivo e acreditar que é possível alcançar seus objetivos no tempo proposto. Além disso, é importante não dar ouvidos aos comentários negativos que podem surgir, até mesmo de colegas da profissão. Além de não acrescentar em nada, são péssima influência. É fundamental filtrar as opiniões recebidas entre as críticas e sugestões construtivas para sua carreira dos comentários que poderão desanimá-lo durante sua jornada.

Conclusão

Com tantas possibilidades, é comum se sentir um pouco perdido na definição de sua trajetória profissional, afinal é o futuro de sua carreira que está em jogo. Mesmo assim, a estagnação e a espera por circunstâncias favoráveis nunca serão a melhor opção. Com foco e atitude, é possível começar hoje mesmo a traçar como você quer estar no mercado de trabalho a curto, médio e longo prazo.

Confira também

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários