ESTRUTURA DE CURRÍCULOS EM OUTROS PAÍSES

Estrutura de currículos em outros países

Trabalhar no exterior é o sonho de muitos profissionais. Construir uma carreira internacional pode significar a conquista também da sua independência financeira e do sucesso na área. Para chegar lá, é preciso aprender os trâmites necessários para se candidatar às vagas de emprego, como produzir um bom currículo! Para te ajudar, nós separamos alguns formatos bem utilizados mundo afora. Confira!

Europa

O Europass é uma plataforma on-line para a criação de um modelo padrão de currículo para ser utilizado na maioria dos países europeus. Você entra no site em inglês, preenche as informações e o sistema te manda um pdf conforme o exemplo abaixo:

Conforme mostrado na imagem, os dados principais a se inserir são: informações pessoais, experiências profissionais, formação educacional - os europeus valorizam muito os títulos acadêmicos -, proficiência em idiomas e competências profissionais. Você ainda pode adicionar outros elementos extras. Fotografia é um item descartável e pode ser malvisto em muitos países.

Carta de motivação

É comum que, anexada ao currículo, você também precise enviar uma carta de motivação. Isso ocorre tanto para vagas de emprego quanto para candidaturas a estudos, por exemplo. É nessa carta que você conta algumas experiências pessoais e profissionais, além de explicar os principais motivos que o fazem querer a vaga.

Estados Unidos

Na América do Norte, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o currículo é chamado de résumé. Diferentemente da Europa, não há um layout padrão mais utilizado. Porém, algumas informações são comuns, como:

Informações pessoais

Nome, telefone, endereço e e-mail.

Objetivo

Pode ser o cargo pretendido, por exemplo.

Formação educacional

Cursos de graduação ou pós-graduação.

Experiência profissional

Mencione os cargos que já ocupou em suacarreira.

Línguas

Proficiência em idiomas, inclusive o nativo.

Habilidades

Pontue competências profissionais relevantes para a vaga.

Atividades extracurriculares

Os americanos valorizam bastante a realização de trabalhos voluntários e outras atividades extracurriculares.

A disposição dos elementos é facultativa: você pode optar por um formato cronológico, em que você coloca em ordem temporal as atividades profissionais e pessoais. Além disso, é possível focar mais nas habilidades profissionais ou mesmo fazer um misto dos dois!

O design do currículo também é opcional, e você pode escolher um modelo mais criativo, com elementos coloridos dispostos pela página. Também é possível optar por um modelo mais clean, conforme a imagem abaixo. O importante é ser claro, conciso e não criar um visual “poluído”. Além disso, é fundamental que o résumé não ultrapasse 2 páginas.

Carta de recomendação

Além do résumé propriamente dito, é comum que os contratantes também peçam uma carta de recomendação, redigida por algum professor ou empregador do candidato. Através do uso de uma linguagem formal e direta, é preciso escrever as características que recomendam o trabalhador para a vaga desejada.  

Dicas gerais

Independentemente do país, há uma série de dicas que te ajudam a mandar bem no currículo, como:

Não traduzir automaticamente

Não pegue sua versão em português do currículo e traduza-a automaticamente para o inglês! Entenda que alguns termos podem não ter um correspondente direto na língua portuguesa, gerando uma tradução bem estranha. Por isso, é importante que você escreva cada palavra já no idioma e preocupe-se em ser o mais claro possível com as frases colocadas.

Ser conciso e objetivo

Vá direto ao ponto e não encha o currículo com páginas desnecessárias. É essencial que você só passe informações relevantes para a vaga desejada, de maneira clara e bem objetiva.

Adaptar o formato

Pesquise bastante sobre o formato específico do país em questão, adaptando seu estilo à vaga desejada e atendendo às especificações pedidas em cada caso.

Quer mais dicas para sua vida profissional? Então continue acompanhando o nosso blog!

Como planejar sua carreira para os próximos 5 anos

6 metas profissionais que você precisa ter em 2019

5 dicas para alavancar sua carreira profissional

Seja bilíngue!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Clique aqui e mergulhe na experiência Wizard. A gente acredita em você!

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

QUE TAL CONHECER ALGUNS DOS VERBOS IRREGULARES MAIS USADOS?

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

#
# ver mais posts >

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!

Copyright 2017 © Wizard - Todos os direitos reservados