• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Mulher jovem fazendo uma entrevista de emprego em inglês com dois entrevistadores

Por Redação Wizard
16 de novembro de 2018

Perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego em inglês

Participar de uma entrevista de emprego pode ser um momento de muita ansiedade, expectativa e, claro, preocupação. Mas você já imaginou como é participar de uma entrevista de emprego em inglês?

Apesar de esse cenário soar assustador para alguns candidatos, não há o que temer. A estrutura de muitas entrevistas realizadas em outro idioma é extremamente semelhante àquelas feitas em português. Mas como a ocasião sempre exige preparo e estudo, nós listamos aqui as principais perguntas que você pode ouvir nessa hora e algumas dicas para você mandar bem nas respostas e conseguir a sua vaga dos sonhos. Confira!

1. Tell me about yourself

Me conte sobre você

Apesar de soar como uma pergunta extremamente vaga, ela é de cunho pessoal e, por isso não há resposta certa ou errada. O mais importante nesse caso é, principalmente, manter-se conciso e direto, evitando respostas extensas ou com muitas informações óbvias.

Ensaie previamente um pequeno resumo sobre você em inglês, abordando suas experiências acadêmicas e profissionais. Mencione apenas as predileções ou características pessoais que podem soar relevantes ou ser consideradas diferenciais para a vaga pretendida.

Vale revisar o vocabulário que pode ser útil para responder à pergunta de maneira correta e sem grandes dificuldades.

2. Are you satisfied with your career to date?

Você está satisfeito com a sua carreira até o momento?

Aqui pode ser um bom momento para abordar, de maneira sucinta, quais são suas formações acadêmicas e a maneira como a sua base de estudos proporcionou as ferramentas necessárias para você chegar aonde está hoje.

Além disso, não esqueça de abordar a sua atuação profissional e como ela tem sido enriquecedora ao longo dos anos. Esteja preparado para descrever as suas conquistas na língua inglesa e, se possível, destacar como elas foram positivas – ou não – ao longo da sua trajetória.

3. What are your strengths? What are your greatest weaknesses?

Quais são as suas forças? Quais são as suas maiores fraquezas?

Entre as perguntas mais comuns em entrevistas, essas duas podem pegar o candidato de surpresa caso ele não esteja devidamente preparado e atento. Por isso, é importante não apenas descrever no que você é muito bom ou quais as situações que caracterizam suas fraquezas;  é necessário destacar um exemplo prático e palpável em ambas as situações.

Se você é extremamente organizado, destaque momentos em que essa organização trouxe benefícios para o dia a dia – seja no âmbito pessoal ou profissional. No caso das suas fraquezas, seja sincero. Não apenas mencione um fato, mas destaque as maneiras como você tem se esforçado para melhorar.

Aqui, vale revisar e treinar os conceitos gramaticais que podem ser úteis e tornar a sua resposta mais firme e preparada.

4. Where do you see yourself in … years?

Aonde você se vê em … anos?

Nesse caso, o segredo é manter a concisão e, claro, responder com os pés no chão. O entrevistador está preocupado sobretudo com as suas ambições e seus sonhos profissionais. Como você se vê dentro da empresa, dali dois ou seis anos? Quais os cargos ou títulos que você pretende conquistar?

Tenha isso em mente antes de ir para a entrevista, assegurando-se de responder de maneira consciente seus sonhos e projeções profissionais. Por isso, deixe suas ambições e seus sonhos pessoais de lado – a menos que eles contribuam de maneira direta para sua vida profissional, como a intenção de morar fora ou trabalhar para uma determinada companhia em um novo país, por exemplo.

Também é importante revisar e estar com as estruturas gramaticais necessárias na ponta da língua, permitindo-se adequar às situações adversas que podem surgir com as suas respostas.

5. Why do you think you are the best candidate for this position?

Por que você acredita que é o melhor candidato para esta vaga?

Essa é a hora de ser direto e inteligente. Mencione os motivos pelos quais você acredita que é um bom candidato para preencher a vaga, elencando seus diferenciais e ressaltando, de maneira breve, como você lida com desafios e dificuldades.

Nesse caso, é relevante sempre ter exemplos que solidifiquem as suas ideias. Também é importante conhecer o empregador e os seus posicionamentos no mercado, valorizando argumentos que demonstram como você se encaixa no perfil de ideias da empresa.

Conclusão

Agora que você já conhece algumas perguntas comuns dos processos seletivos, você pode não só preparar as suas respostas, mas organizar uma pequena rotina de estudos e revisar todos os vocabulários e construções gramaticais essenciais para se sair bem e conquistar essa nova oportunidade!

E aí, o que achou das dicas para se preparar para uma entrevista de emprego em inglês? Deixe nos comentários!

Seja fluente!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Faça seu cadastro no site da Wizard e ganhe aulas de inglês online grátis para conhecer a metodologia da escola!

Confira + dicas de carreira da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários