COMO TIRAR VISTO DE TRABALHO PARA O EXTERIOR?

Como tirar visto de trabalho para o exterior?

Quando se pensa em realizar uma viagem internacional, muito antes de ir em busca das passagens, hospedagem e arrumar as malas, os brasileiros precisam passar por uma parte mais burocrática, que é entender se há necessidade, quais os tipos e etapas para tirar visto, seja para passeio, estudo ou trabalho. Se o objetivo da viagem é trabalhar no exterior, essa etapa é ainda mais complexa e necessita de um planejamento antecipado do viajante. A seguir, você confere um pouco mais sobre como funciona esse processo para conseguir visto para trabalhar em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Tipos e como tirar visto americano de trabalho

O sonho de viver o American Way of Life (em português, 'estilo americano de vida') faz com que os Estados Unidos sejam um dos principais destinos para trabalho temporário no exterior. Os interessados devem estar com um emprego pré-combinado e necessitam de um visto chamado H. Na prática, existem 3 variações disponíveis desse visto americano.

Visto H-1B

Pode ser escolhido por funcionários que pretendem trabalhar nos Estados Unidos em uma função profissional pré-contratada. No entanto, para se candidatar, o estrangeiro precisa de formação universitária com duração mínima de 4 anos concluída ou um certificado profissional de habilidades diferenciadas.

Visto H-2B

Esse tipo de visto funciona para empregados que irão realizar trabalhos temporários, onde há falta de mão-de-obra entre cidadãos americanos e residentes legais.

Visto H-3

Específico para estagiários, esse documento é requerido quando o estrangeiro vai aos Estados Unidos receber treinamento do empregador, em qualquer área que não seja a de graduação ou treinamento acadêmico.

Em todos os casos, será necessário também uma petição de trabalho submetida pelo empregador americano, que precisará ser aprovada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). Através do site da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o viajante tem acesso a todas as informações necessárias.

Tipos e como tirar visto canadense de trabalho

Antes de qualquer coisa, é importante saber que, para conseguir um visto de trabalho canadense, é necessário na maioria das vezes que você tenha recebido uma proposta de emprego de uma empresa estabelecida no país. É a própria empresa contratante que vai solicitar o visto para você.

Uma das formas para conseguir é através de um programa chamado Labour Market Impact Assessment (LMIA), onde organizações contratam estrangeiros depois de provar para o governo local que não existe no país pessoas qualificadas o suficiente para ocupar e desempenhar as funções que o cargo exige.

O work permit (permissão de trabalho) é outra forma de conseguir autorização para trabalhar legalmente no Canadá. Neste caso, você vai precisar estar matriculado em algum curso de nível superior para poder trabalhar durante o período letivo ou ao longo das férias.

Para pessoas matriculadas em um college ou universidade com visto de estudante, é possível conseguir um open work permit, que funciona como uma autorização oficial de trabalho. Nesse caso, é necessário que o emprego respeite 20h semanais durante o período das aulas e 40h semanais nas férias.

Nessa mesma linha de estudos com trabalho, o Post-Graduation Work Permit (PGWPP) é voltado para estudantes recém-formados em curso superior no Canadá, com pelo menos 8 meses de duração. Um diploma será requerido e, por isso, não valem cursos vocacionais ou profissionalizantes.

Tipos e como tirar visto australiano de trabalho

O país dos cangurus constantemente aparece entre as primeiras nações do mundo no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e com uma população de um pouco mais de 20 milhões de habitantes, é normal que estimulem a chegada de estrangeiros qualificados no país. No entanto, é também um dos países em que o processo de visto de trabalho é mais criterioso. Só para se ter uma ideia, fatores como domínio do idioma inglês, experiência profissional e até um histórico de viagens dos últimos 10 anos são requeridos, dependendo do tipo de visto australiano requerido. A parte boa é que todos podem ser aplicados totalmente online. Alguns dos tipos de visto de trabalho para a Austrália são:

Student Visa (subclasse 500)

Por ser menos burocrático e mais fácil de conseguir, o visto de estudos com trabalho é o mais procurado entre os brasileiros. A permissão concedida é de 20 horas de atividades remuneradas semanais nos períodos letivos e 40 horas semanais nas férias. Os interessados precisam já ter sido aceitos em instituições de ensino australianas, ter um seguro saúde obrigatório para intercâmbio e a comprovação de reserva financeira para se manter no país. Os preços do visto variam de acordo com o período do curso que escolher e partem de A$575,00.

Temporary Graduate Visa (subclass 485)

Esse tipo de visto é direcionado para estudantes que acabaram de concluir os estudos na Austrália através de um curso de graduação ou pós-graduação. A permissão é de trabalhar 40 horas semanais e o valor é a partir de A$1.535,00, dependendo da duração do visto e a área de trabalho escolhida. Importante destacar que é necessário a pessoa ter menos de 50 anos.

Skilled Independent Visa (subclass 189)

Já imaginou a imigração para a Austrália de maneira definitiva? Com esse visto, será possível. Para isso, você precisa provar que é bastante valioso para o país através de um sistema de pontuação. Serão avaliados critérios como nível de inglês, estado civil e experiências profissionais passadas.

Além da pontuação no sistema, é necessário também um convite do governo para aplicar nessa modalidade de visto e um cadastro falando sobre a sua profissão. Por ser uma opção permanente, o valor é mais caro e chega a ultrapassar os A$3.500,00.

Employer Nomination (subclass 186)

Esse tipo de visto australiano se aplica apenas se uma empresa habilitada reconhecer que você possui habilidades únicas, difíceis de se encontrar entre os australianos e opte por te patrocinar.

Por ser um patrocínio bastante caro para a organização, trata-se de uma opção mais difícil de se conseguir, no entanto, nada impede de você mostrar um excelente trabalho e se tornar indispensável para a sua função ao ponto de convencê-los para aplicar.

Conclusão

Outros países como Nova Zelândia, Noruega e Irlanda também aparecem entre os destinos internacionais que mais oferecem oportunidades para brasileiros trabalharem. A regra que vale para todos é reservar um bom tempo antes da viagem e, em alguns casos, até uma certa quantia em dinheiro para arcar com as despesas do visto e planejar a mudança da melhor forma. A variedade de vistos dentro de cada destino é grande, sendo assim, é importante entender também se há necessidade de aprender inglês e ter fluência no idioma antes de embarcar. Precisa melhorar seu inglês antes de migrar a trabalho para outro país? Não perca tempo e comece seu curso de inglês na Wizard, matrículas abertas o ano todo!

Já teve uma experiência de trabalho em algum desses países? Compartilhe suas dicas com os leitores nos comentários!

Observação: as informações foram coletadas em junho de 2019, podendo sofrer alterações pelos órgãos responsáveis no decorrer do tempo.

Confira + dicas de viagem:

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

CONFIRA A TABELA DE VERBOS IRREGULARES DO INGLÊS MAIS USADOS AO FALAR O PASSADO DESSES VERBOS QUE NÃO SEGUEM UMA REGRA.

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

#
# ver mais posts >

E-books Wizard

Dicas básicas de inglês

A Wizard preparou um e-book especialmente para você que vai viajar e precisa de em bom livro de bolso com expressões em inglês para te ajudar no seu dia a dia! Faça seu cadastro e baixe grátis seu e-book exclusivo da Wizard.

UNIDADE SELECIONADA SÃO JOÃO DA BOA VISTA

TROCAR UNIDADE

Unidade mais próxima de você

CURSOS RELACIONADOS

#

CURSO DE INGLÊS

#

ADULTS

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!