• Contraste
  • Texto
um homem e uma mulher engenheiros que falam inglês no mercado de trabalho

Por Redação Wizard
01 de julho de 2022

Que o inglês é essencial no mercado de trabalho você já sabe. Mas quais são as profissões que mais exigem o idioma? Leia o artigo para saber!

A importância do inglês no mercado de trabalho hoje vai muito além da comunicação. Aliás, diversas profissões atuais obrigatoriamente exigem o conhecimento e domínio do idioma, caso contrário, nem é possível exercer ou ocupar determinado cargo em uma empresa.

E isso se reforça cada vez mais com a evolução do trabalho e de novas posições profissionais, que demandam uma fluência perfeita para tratar de negócios.

Se você já reconhece o papel fundamental do inglês no mercado de trabalho nos dias de hoje e quer conferir quais tipos de profissões mais pedem o idioma, nós preparamos uma pequena lista com dicas e informações sobre o tema.

Vamos conferir? Boa leitura!

10 profissões que mais exigem inglês no mercado de trabalho

Como se sabe, dominar o inglês e outros idiomas sempre contará como um diferencial competitivo para você no mercado de trabalho. No entanto, cada vez mais, este tipo de conhecimento vai além de uma simples vantagem na disputa de uma boa vaga e se torna um requisito essencial.

Em outras palavras, mesmo para os mais experientes, dependendo da profissão, se não tiver o inglês afiado na ponta da língua, as oportunidades serão perdidas.

E para provar isso, nós separamos esta pequena lista de profissões que mais exigem inglês no mercado de trabalho. Confere aí!

1. Comércio exterior

De alguns anos pra cá, a área de Comércio Exterior e de Relações Internacionais teve um boom considerável no Brasil, especialmente com o aumento das importações e exportações de produtos e serviços diversos.

Consequentemente, isso demandou uma necessidade de profissionais capacitados, tornando o inglês um fator crucial para ocupar qualquer cargo no setor.

Afinal, para negociar e realizar os trâmites comerciais com empresas de outros países, o idioma continua sendo o principal meio de comunicação. Portanto, sem inglês neste mercado de trabalho, fica mais difícil conquistar uma vaga adequada.

2. Aviação

O setor de aviação é também um sonho de consumo para muitos profissionais e, evidentemente, o domínio do inglês é fundamental para se ocupar um cargo.

E entre as inúmeras possibilidades geradas por essa área, vale destacar, por exemplo, oportunidades como pilotos, comissários de bordo, atendentes, vendedores etc.

Não importa qual a posição desejada, caprichar no inglês é o primeiro passo para conquistar as melhores vagas de trabalho.

3. Tradução

Essa área é mais do que óbvia quando o assunto é domínio de inglês no mercado de trabalho. Afinal, o idioma será a sua principal ferramenta no dia a dia!

Hoje, um dos grandes benefícios da tradução se refere à flexibilidade e liberdade de trabalho, tendo em vista que muitos profissionais atuam 100% home office e por conta própria.

Mas se quiser se tornar um tradutor profissional, é preciso correr atrás e desenvolver total fluência no inglês.

4. Desenvolvimento Web e Apps

Outro mercado de trabalho que cresce constantemente no Brasil e no mundo é o de desenvolvimento web e de aplicativos.

Como não poderia ser diferente, essas áreas também exigem bastante do domínio do inglês, já que a linguagem utilizada no meio é basicamente neste idioma.

Fora isso, este setor também oferece oportunidades incríveis lá fora e, portanto, quem manja da língua e tem o conhecimento adequado, certamente terá mais chances de fisgar boas vagas internacionais.

5. Turismo

Se você sempre sonhou em trabalhar com viagens e recebendo estrangeiros de todos os tipos em sua cidade, é claro que dominar o inglês é algo fundamental para este mercado de trabalho também.

A área de turismo é extremamente ampla e oferece oportunidades variadas, desde agências completas até guias particulares.

Independentemente de qual seja o seu objetivo profissional, é preciso ter o inglês na ponta da língua se quiser crescer e se tornar uma referência no setor.

6. Carreiras acadêmicas

Se a sua ideia é seguir estudando e se especializar cada vez mais em sua área após a sua graduação, coloque em mente que o inglês também será indispensável nessa trajetória.

Estamos falando, por exemplo, da realização de um mestrado ou doutorado, independentemente da área de atuação.

Afinal, em geral, as próprias fontes de estudos dessas especializações utilizam materiais e referências internacionais.

Fora isso, o domínio do idioma poderá lhe abrir diversas portas e conexões com outros profissionais.

7. Marketing Digital

O Marketing Digital é outro exemplo em que o inglês no mercado de trabalho é considerado indispensável.

Começando pelos conceitos, termos e expressões amplamente utilizados no setor que têm origem no idioma, depois pelo fato de que há inúmeras oportunidades de especializações, que podem aumentar suas chances de trabalho no exterior.

8. Engenharia

Um outro setor que exige bastante o inglês no mercado de trabalho é a engenharia. E olha que esta área também engloba diferentes e infinitas especializações, como engenharia automotiva, eletrônica, civil etc.

Mesmo no Brasil, muitas empresas já vão exigir o domínio completo do idioma, tendo em vista que a rotina de trabalho desses profissionais já demanda tal conhecimento. Além disso, o setor de engenharia é um dos que mais contrata estrangeiros lá fora.

Em outras palavras, se você quer se formar na área e caprichar nos estudos de inglês, saiba que suas chances serão bem maiores interna e externamente, conquistando as melhores posições e os melhor salários.

9. Tecnologia da Informação

O setor de TI também não para de crescer no Brasil e no mundo e, claro, o inglês passou a ser fator indispensável neste mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia, a área é uma das que mais contrata profissionais brasileiros na Europa e o domínio do idioma é justamente um dos requisitos principais para se conquistar uma boa vaga.

10. Comunicação e publicidade

Essas também são duas áreas em que o inglês é fator fundamental para o mercado de trabalho, especialmente a partir do processo de globalização e de conectividade.

Afinal, diversas empresas multinacionais hoje realizam campanhas publicitárias muito comuns em diferentes países, onde é preciso captar influências, referências e modelos de sucesso lá de fora.

Além disso, as equipes precisam estar cada vez mais integradas e conectadas, muitas vezes localizadas em países diferentes.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância do inglês no mercado de trabalho e quais as profissões e cargos que mais exigem o conhecimento e domínio do idioma, seja no Brasil, seja no exterior.

Portanto, mesmo que você ainda não tenha decidido em qual área se especializar, já ficou claro que o inglês é essencial, né? Assim, não perca tempo e comece hoje mesmo com o melhor curso do país e domine o idioma!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Qual o salário de quem fala inglês?

01 de agosto de 2022

O profissional que domina o inglês recebe um salário maior que os demais. Simples assim.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/