• Contraste
  • Texto
Mãos jogando em um tabuleiro

Por Redação Wizard
12 de novembro de 2018

Confira 6 jogos para aprender inglês e praticar o idioma de forma divertida. Curso de inglês do iniciante ao avançado, só podia ser Wizard.

Estudar inglês fora da sala de aula é muito importante. Além de fixar os novos conteúdos, o hábito contribui para um maior domínio e fluência na língua. Mas que tal tornar o momento de aprendizado ainda mais animado?

Você pode chamar a sua família e seus amigos para um momento divertido, brincando com os bons e velhos board games. Os jogos de tabuleiro proporcionam momentos offline com novas aventuras e novos desafios, contribuindo para uma melhora significativa na pronúncia, compreensão da língua e revisão de vocabulários variados. Confira as nossas dicas de jogos para aprender inglês brincando!

1. Stop!/Pare!

Quem não gosta de jogar uma emocionante rodada de Stop? Apesar de não ser considerado um board game, o jogo é muito divertido e pode incentivar a revisão de diversos vocabulários específicos. Para isso, basta selecionar diferentes categorias de palavras de acordo com os conhecimentos dos jogadores.

A tabela pode ser formada por temas como names, colors, countries, adjectives, foods ou mesmo temáticas mais específicas, como vegetables ou fruits. O importante é estabelecer as regras previamente, definindo as diferentes pontuações antes do início do jogo.

2. Scrabble/ Palavras Cruzadas

Muito tradicional, uma partida de Scrabble pode ser jogada por alunos com diversos níveis de conhecimento na língua inglesa. Cada jogador sorteia sete peças, cada uma com uma letra do alfabeto. O objetivo do game é ganhar o maior número de pontos ao escrever diferentes palavras no tabuleiro – sempre ligadas a uma ou mais palavras já formadas no board. É uma atividade interessante e divertida para trabalhar e expandir o vocabulário com a família.

Tabuleiro do jogo Scrabble, uma opção dos jogos para aprender inglês

3. Pictionary/ Dicionário de Imagens

Capaz de render boas risadas, o Pictionary pode ser um momento divertido para praticar o inglês ao lado dos amigos. O jogo consiste no sorteio aleatório de uma palavra que só um jogador conhece. Depois, essa palavra deve ser desenhada em um board e as equipes devem descobrir qual palavra é. Ganha a equipe que pontuar mais, adivinhando corretamente o significado de cada palavra! A versão em inglês pode facilmente ser encontradas em lojas de brinquedos.

4. Snakes and Ladders/ Serpentes e Escadas

Muito indicado para crianças mais novas, Snakes and Ladders é um ótimo game para treinar os numbers! Ao todo, o board ilustrado possui 100 casas, numeradas de 1 a 100. Algumas são interligadas por snakes e, outras, por ladders. O jogo tem como objetivo atingir a última casa, e ao longo das rodadas, o jogador deve andar o número de quadradinhos indicado pelos dados.

Mas cuidado! Ao cair em uma casa com uma cobrinha, você deve “escorregar” de volta para a casa na qual está a ponta da sua cauda, e o inverso acontece com as escadas, que permitem ao jogador “subir” as casas do tabuleiro. O jogo é facilmente encontrado em lojas de brinquedos, mas você pode usar a criatividade e confeccionar o seu próprio board.

5. The Game of Life/ O Jogo da Vida

Que tal viver uma vida de aventuras? Em The Game of Life, o jogador percorre o tabuleiro em seu carrinho, vivenciando todas as etapas e desafios cotidianos que enfrentamos, como se casar, ter filhos, adotar um cachorro ou cursar uma faculdade, por exemplo.

Com a grande quantidade de situações, o board game é uma boa opção para quem deseja treinar ou aprender novas palavras em inglês, principalmente aquelas ligadas ao dia a dia. A versão em inglês deste jogo também pode facilmente ser encontrada em lojas de brinquedos.

Tabuleiro do Jogo da Vida

6. Clue/ Detetive

Para os jogadores que gostam de uma boa história recheada de mistério, Clue é uma ótima pedida. O board game apresenta um tabuleiro que simula uma mansão com diferentes cômodos, ambientes, objetos e moradores. Qual o objetivo? Descobrir quem cometeu um assassinato em um dos locais da casa e com qual objeto o crime foi cometido. Creepy, né?

O jogo auxilia na revisão de algumas palavras e incentiva a fixação de outras – com muito suspense! E aí, será que você pode confiar nos seus amigos? Let’s find out! A versão em inglês pode facilmente ser encontradas em lojas de brinquedos, mas vale destacar que existem versões do game que podem ser jogadas com apenas papel e caneta.

Dica extra: Jogos de RPG

Os Role Playing Games, conhecidos popularmente como RPGs, também são uma ótima oportunidade para aprender e exercitar os conhecimentos do idioma de maneira divertida e descontraída. Através da atuação e da encenação de personagens, os jogadores devem construir uma aventura ao lado dos demais personagens. Confira algumas sugestões:

  • Dungeons and Dragons/Caverna do Dragão

Jogado pelos personagens da série Stranger Things, da Netflix, Dungeons and Dragons é um RPG de fantasia. Na aventura, os participantes são representados por criaturas mágicas, como elfos e magos, e lutam ao lado do Grande Mestre para derrotar grandes monstros e ameaças perigosas.

  • The Legend of Zelda/A Lenda de Zelda

Pensado para crianças de 8 a 12 anos, Zelda é uma sugestão interessante para os iniciantes no mundo do RPG ou na língua inglesa, devido aos diálogos curtos e simples.

  • Magic: The Gathering

Apesar de não ser um board game, Magic é um jogo de cartas cujo objetivo é vencer o adversário utilizando o seu próprio deck personalizado, adequado às suas estratégias de jogo.

Conclusão

E aí, curtiu as dicas de jogos para aprender inglês? Conta pra gente nos comentários de qual jogo você mais gostou e já chama os amigos para uma game night.

E se você gostou da nossa dica extra, confere os jogos de MMORPG que ajudam a aprender inglês.

Seja bilíngue!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, se cadastre no site e ganhe 20% de desconto na matrícula em qualquer curso de idioma. A gente acredita em você!

Tags:

cultura

 

O que achou da postagem?

4 Comentários

(*)Campos obrigatórios

4 Comentários

  1. Ailton:
    6 de maio de 2020 às 12:26

    Bem interessante e significativo! Tanto na questão educativa, quanto na comunhão entre familiares e amigos.

  2. Ana Luiza:
    5 de maio de 2020 às 08:52

    Muito bommm

  3. Juliana Maria Hermann:
    3 de maio de 2020 às 08:56

    eu tó Jogos de Inglês

  4. carla:
    18 de março de 2020 às 10:28

    gostei aprendir munto foi bem Ùtil pra mim

Mulher oriental e frase sobre experimentar as aulas de inglês da Wizard com 4 aulas grátis

Cadastre-se e ganhe 4 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Imagem de um garoto jogando LoL

Cultura

O que quer dizer caitar, gankar e farmar no mundo dos games?

18 de maio de 2020

Começou a jogar online e não sabe o que significa caitar, gankar e farmar? Entenda o que são esses termos usados nos esports e de onde surgiram.

Mulher jovem assistindo séries em inglês no seu computador

Cultura

8 episódios marcantes de Friends para treinar inglês

15 de maio de 2020

Foto de Saymon Sampaio (BBL)

Cultura

Como os esports ficaram famosos no Brasil?

12 de maio de 2020

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/