• Contraste
  • Texto
palavra black friday grande em led vermelho em um fundo preto

Por Redação Wizard
08 de novembro de 2019

Como surgiu a Black Friday? Conheça a origem o dia de compras e como aproveitar as promoções e descontos da data para aprender inglês!

As Black Fridays impactam, todos os anos, consumidores espalhados pelo mundo. Veja, neste artigo, a história e curiosidades sobre esse dia especial de compras que ocorre todo mês de novembro e é super esperado tanto pelos lojistas quanto pelos clientes!

Você é aquela pessoa que adora promoção e sempre sai de um passeio no shopping center com, pelo menos, uma sacolinha? Se sua resposta for sim, a palavra em inglês Black Friday deve soar bastante familiar. Essa data, original dos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo inteiro e passou a fazer parte da estratégia comercial de vários países.

Você é estudante de inglês e quer se aproximar um pouquinho mais da cultura americana? Então, continue lendo o artigo! Não perca os detalhes sobre a origem dessa data especial de compras, além das curiosidades sobre a Black Friday Brasil! 😉

Qual a origem da Black Friday?

Para quem está estudando inglês, é sempre bom conhecer um pouco mais da cultura dos EUA. No que diz respeito a Black Friday, todos sabem que não é de hoje que a data é mega famosa no Brasil.

Esse dia especial é recheado de descontos e liquidações diversas. Isso reserva para os consumidores de várias partes do mundo a chance de fazer negócio com um custo-benefício mais vantajoso no mercado.

No entanto, por mais naturalizado que esse dia esteja em terras brasileiras, esse dia de liquidações teve origem nos Estados Unidos.

Existem várias suposições a respeito de seu surgimento. A hipótese mais aceita é a que diz que a expressão “black friday” surgiu na década de 1960, como uma gíria policial na Filadélfia, cidade localizada no estado da Pensilvânia.

Mas o que a Black Friday tem a ver com a polícia?

Você pode estar se perguntando “Qual o motivo para existir essa relação?”

O Dia de Ação de Graças é comemorado nos EUA em toda última quinta-feira de novembro. Na década de 1960, o trânsito aumentava muito no dia seguinte a esse feriado, o que era um pavor para as autoridades. Por conta disso, os policiais passaram a apelidar essa sexta-feira de black friday (“sexta-feira negra” em português), já que ficavam frustrados com o caos que se instalava nas ruas. 

Para os vendedores, por outro lado, era proveitoso o aumento do número de pessoas nas ruas. Por isso, os preços caíam de propósito e eram planejadas promoções para atrair mais compradores.

Naturalmente, então, a black friday ganhou um caráter de dia de compras natalinas, pois era próxima às festas. Um momento aproveitado pelos americanos para comprar presentes.

A Black Friday dos vendedores

A conotação do termo black friday não tem nada de positiva, mas, por mais que o termo tenha sido usado de forma negativa, ficou tão popular que foi aderido.

Por conta dos altos números de vendas, para os vendedores, o saldo bancário deixaria de ser red para ser black. Segundo a página sobre a Black Friday na Wikipedia, a cor vermelha simbolizava valores negativos, enquanto a cor preta era utilizada na área de finanças para valores positivos. Ou seja, a black friday era entendida, também, como o dia no qual o grande lucro com as vendas faria com que os comerciantes “saíssem do vermelho”.

Como surgiu a Black Friday Brasil?

Como foi citado acima, essa festividade teve início nos Estados Unidos, porém, por iniciativa de diversas empresas se estendeu pelo resto dos países do mundo. No Brasil, a Black Friday aconteceu pela primeira vez em 28 de novembro de 2010. A campanha totalmente online reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

A Black Friday Brasil ocorre anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Diferente do que aconteceu nas terras americanas, onde a movimentação pela data partiu das lojas físicas, no Brasil tudo começou pela web, através dos e-Commerces (lojas virtuais).

Durante a Black Friday, os brasileiros vão a loucura. São muitas lojas oferecendo promoções e liquidações especiais. As pessoas aproveitam para comprar produtos e serviços pagando bem menos do que o restante do ano.

Quando acontece esse dia de promoções?

As ofertas Black Friday acontecem sempre na sexta-feira após a quarta quinta-feira do mês de novembro. Contudo, alguns meses antes da data você já consegue perceber as movimentações das lojas nas redes sociais com seus descontos e ofertas imperdíveis.

Novidades da Black Friday 2019

Os brasileiros já estão se preparando para a Black Friday 2019 que acontece dia 29 de novembro. E não é para menos! Promoções imperdíveis, descontos, ofertas especiais nas lojas físicas e virtuais e compras pela metade do preço, são pontos que realmente interessam qualquer consumidor.

A boa notícia é para quem busca um bom desconto em um curso de inglês de qualidade. Aproveitar o preço baixo nesta época do ano é fundamental, também, para alavancar a carreira sem pesar no bolso. Que tal começar o próximo ano realizando seu plano de falar inglês?

Algumas escolas Wizard estão preparando um presentão para a última sexta feira de novembro. Para todo mundo que deseja aprender um novo idioma, corre aproveitar a promoção Black Friday 2019 Wizard. A hora para estudar inglês é agora!

Conclusão

Ter um dia de compras e liquidações no final de novembro é ótimo para antecipar suas compras de Natal, além de ser próximo do período que os profissionais recebem 13º salário.

Como você planeja aproveitar a Black Friday? Além de itens de consumo, investir em conhecimento é uma excelente maneira de começar 2020 com foco em crescer na carreira. Aproveite a Black Friday Brasil Wizard para começar a estudar uma nova língua, são 8 cursos de idiomas para você aprender!

Tags:

cultura

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Mulher oriental e frase sobre experimentar as aulas de inglês da Wizard com 4 aulas grátis

Cadastre-se e ganhe 4 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Imagem de um garoto jogando LoL

Cultura

O que quer dizer caitar, gankar e farmar no mundo dos games?

18 de maio de 2020

Começou a jogar online e não sabe o que significa caitar, gankar e farmar? Entenda o que são esses termos usados nos esports e de onde surgiram.

Mulher jovem assistindo séries em inglês no seu computador

Cultura

8 episódios marcantes de Friends para treinar inglês

15 de maio de 2020

Foto de Saymon Sampaio (BBL)

Cultura

Como os esports ficaram famosos no Brasil?

12 de maio de 2020

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/