• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
idioma

Por Redação Wizard
29 de janeiro de 2024

Qual a relação entre o idioma e a identidade? Vem descobrir mais sobre como a língua molda as nossas perspectivas de mundo.

A língua é um dos principais marcadores culturais para diversas pessoas — tanto a sua nativa, quanto aquelas que você aprende ao longo da vida. Afinal, há uma forte ligação entre ela e a identidade, seja da perspectiva cultural, seja da vivência pessoal. É por isso que vale tanto a pena aprender outros idiomas.

O inglês é um dos melhores exemplos: mesmo sendo algo comum de se estudar nas escolas, ele ainda carrega diversos significados e bagagens. Além disso, abre uma série de portas para ampliar as suas vivências de mundo — algo que não se restringe, portanto, apenas ao trabalho. Assim, ao entender o quanto o domínio desse idioma pode ampliar as suas oportunidades, é certo que você também vai se dedicar ao seu aprendizado.

Neste post, veja as principais ligações entre língua e identidade, e compreenda qual é o seu papel no aprendizado do inglês. Acompanhe!

O inglês como língua global e sua influência em várias áreas

À primeira vista, o inglês parece ser a língua mais falada no mundo — ao menos, é isso que pensamos se considerarmos o número de mídias e conteúdos nesse idioma ao redor do mundo. Mesmo que não seja esse o caso, é uma prova irrefutável da importância que ele tem como um fenômeno cultural em larga escala.

Não faltam oportunidade de aprendê-lo, onde quer que você vá. Muitos textos para iniciantes são distribuídos em escolas ou em cursos, sendo um bom ponto de entrada para qualquer pessoa interessada em dar os primeiros passos — e não faltam mídias para começar a aprender e praticar por conta própria.

Por ser uma língua tão comum ao redor do mundo — principalmente, nos grandes centros urbanos —, ela serve como ponte entre diferentes culturas. O famoso ditado “a gente se encontra no inglês” mostra essa realidade: na maioria dos lugares, você consegue se comunicar e estabelecer contato com a cultura local se conhecer, ao menos, esse idioma.

Acesso ao conhecimento e oportunidades por meio do inglês

A importância do inglês não se resume apenas à necessidade de comunicação básica. Afinal, ele também é uma ferramenta essencial para expandir a sua capacidade de aprendizado. Isso ocorre porque, muitas vezes, é preciso esperar um tempo para que os diversos tipos de conteúdos sejam traduzidos para o português.

Além disso, essa prática nem sempre dá bons resultados, uma vez que toda tradução perde um pouco da essência original, por melhor que seja o trabalho realizado — principalmente, se o material a ser localizado não foi criado, inicialmente, em inglês. Portanto, dominar a língua inglesa reduz a distância entre você e aquilo que deseja aprender, independentemente do que seja.

Por fim, é bom lembrar sobre a acessibilidade do idioma: não faltam opções de aplicativos para aprender inglês, além de cursos e outros materiais. Ou seja, você pode começar a dar os primeiros passos por conta própria: comece a assistir a filmes e séries legendados, tente ler artigos em inglês sem usar um tradutor, treine a sua mente e internalize o idioma pouco a pouco.

Interação cultural e compreensão intercultural

A ligação entre língua e identidade, assim como entre idioma e cultura, fica bem clara quando você começa a estudar o tema mais a fundo. Mais do que palavras e gramática, é um conjunto de tradições, expressões e um jeito específico de se comunicar com outras pessoas.

Há grandes variações desses traços dentro de um mesmo idioma. Basta comparar o inglês que é falado no Reino Unido com aquele encontrado na Austrália, nos Estados Unidos ou no Canadá: cada um tem o seu conjunto de sotaques, expressões locais e trejeitos na hora de formar as suas sentenças — nuances que você só começa a notar quando pratica bastante uma nova língua.

Essas ligações enriquecem o seu conhecimento de mundo. É como desenvolver uma segunda forma de pensar e raciocinar, algo que não seria possível apenas com um idioma. Afinal, como parte do seu aprendizado, você também absorve vários aspectos dessa cultura involuntariamente.

O inglês como requisito para oportunidades de emprego em escala global

Um dos principais motivos para aprender inglês é o seu valor profissional. Cada vez mais empresas e produtores de conteúdo têm alcance internacional — seja comprando ou vendendo, seja contratando serviços. Isso significa que ao dominar esse idioma, você também poderá aproveitar muitas outras oportunidades de trabalho.

Mesmo em empregos locais, você vai encontrar várias funções que pagam um salário mais alto para quem tem domínio de uma ou mais línguas estrangeiras. Nesse cenário, o inglês é sempre uma das mais buscadas pelas grandes empresas.

Existem muitas formas de aprender inglês rápido e começar a usar esse conhecimento em sua carreira. Logo nos primeiros meses, você terá mais facilidade para absorver certos conteúdos e até se comunicar com pessoas de outros países.

A promoção da empatia e da compreensão global por meio do aprendizado do inglês

Como o laço entre idioma e identidade é sempre forte, é fácil entender como o aprendizado do inglês também pode ser uma forma de construir empatia. Afinal, para se conectar com outras pessoas, é importante saber se comunicar — tanto para se expressar, quanto para entender o que é dito. Isso fica muito mais fácil quando ambas as pessoas dominam o mesmo idioma.

Outro ponto relevante é que você também terá uma pequena amostra de como é o estilo de vida dentro de outra cultura. Isso porque praticamente todos os materiais são baseados no país do idioma ensinado, fazendo pequenas adaptações para se adequar à realidade local. Aos poucos, isso ajuda a criar uma ponte entre você e outras culturas, oferecendo uma visão mais ampla sobre como esses grupos se comunicam, quais são as nuances idiomáticas e como elas expressam diferentes sentimentos no dia a dia.

Como você pode ver, idioma e identidade estão profundamente ligados. Sendo assim, aprender inglês é tanto uma forma de ampliar as suas oportunidades profissionais quanto os seus horizontes pessoais.

Quer dar mais um passo em seu aprendizado sobre a língua inglesa e sua cultura? Confira nosso artigo sobre o Tio Sam, um dos maiores símbolos dos Estados Unidos!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Como é falar inglês em Marrocos: um caldeirão de cultura e história

22 de fevereiro de 2024

Neste artigo, Moisés irá explorar as nuances culturais e linguísticas que tornam o inglês uma jornada desafiadora em meio à riqueza cultural marroquina.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários