• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Estamos quase na véspera de Natal e já é quase possível sentir o cheiro das comidas gostosas e doces tradicionais que fazem parte dessa maravilhosa festa. O Papai Noel, a árvore, os presentes e o presépio são alguns dos exemplos de costumes comuns nessa época e que possuem origens muito interessantes. Então que tal já […]

Estamos quase na véspera de Natal e já é quase possível sentir o cheiro das comidas gostosas e doces tradicionais que fazem parte dessa maravilhosa festa. O Papai Noel, a árvore, os presentes e o presépio são alguns dos exemplos de costumes comuns nessa época e que possuem origens muito interessantes. Então que tal já entrar nesse clima natalino e aprender um pouco mais sobre essas tradições? Vamos lá!

O Papai Noel

Papai Noel é o bom velhinho que traz presentes para as crianças bem comportadas em seu trenó vermelho puxado por renas. A figura foi inspirada em São Nicolau, arcebispo turco no século 4, que ficou conhecido por cuidar de crianças oferecendo-as presentes e proteção. Mais recentemente essa figura tomou novas formas devido à publicidade de marcas e obras de entretenimento, criando o que hoje conhecemos como Papai Noel.

A árvore de Natal

Árvores de Natal também fazem parte de uma tradição com origens um pouco controversas. Alguns historiadores dizem que povos antigos que habitavam a região do Egito acreditavam que as árvores eram um símbolo divino e tinham o costume de levá-las para dentro de casa e adorná-las. Esse hábito foi passado para povos germânicos mais à frente, adicionando o costume de deixar presentes para as crianças junto delas. A tradição tomou novos contornos com a associação à religião cristã e adoção em rituais de celebração por volta do século 16, e chegou ao que conhecemos atualmente.

O presépio

A tradição cristã de se montar um presépio nasceu por volta de 1223, quando São Francisco de Assis decidiu montar uma representação do nascimento de Cristo. O primeiro presépio, então, foi montado na floresta de Greccio, na Itália, fazendo nascer a tradição que se espalhou por toda a Europa.

A troca de presentes

O costume de se trocar presentes no Natal também é algo bastante discutido entre historiadores. A explicação religiosa para a tradição remete à ocasião na qual os três reis magos presentearam o recém-nascido Jesus. Um festival da antiga Roma chamado Saturnália acontecia em dezembro e também teve um papel fundamental na construção dessa tradição. Uma troca de presentes fazia parte de seus costumes, algo que foi incorporado mais tarde pela igreja católica.

E aí, gostou de aprender sobre as origens de nossas tradições de Natal? Então que tal também conhecer mais sobre como essa data é comemorada ao redor do mundo?

Estude na Wizard e seja bilíngue

Se você quer ir além, confie na maior rede de idiomas para tirar o seu melhor e te ajudar a vencer. Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula. Aproveite essa chance! Você vai conseguir.

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Você sabe o que é K-pop?

30 de março de 2021

Vamos conhecer um pouco mais sobre um estilo musical que ganha cada vez mais força no mundo. Prepare-se para saber mais sobre o K-pop.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/