• Contraste
  • Texto
quatro pessoas estão sentadas em volta de uma mesa enquanto fazem um brainstorm.

Por Redação Wizard
06 de abril de 2022

Tire suas dúvidas sobre mitos e verdades a respeito de investir em franquias de inglês.

Você já deve ter ouvido falar sobre as diversas vantagens de investir no mercado de franquias, não é mesmo? De forma geral, este é um modelo de negócio muito seguro e de lucratividade atrativa. E, dentro desse setor, as franquias de inglês oferecem uma série de diferenciais que tornam os resultados do investimento ainda mais promissores. No entanto, apesar disso, esse é um mercado ainda envolto em alguns mitos e verdades.  

Isso torna difícil para o investidor em um primeiro momento diferenciar o que é fato e o que não é no que envolve as franquias de inglês.  

Está confuso sobre tópicos como gestão, experiência exigida e benefícios de uma franquia de idiomas? Então, siga acompanhando o conteúdo a seguir e elucide mitos e verdades sobre esse mercado.  

Descubra 5 mitos e verdades relacionados às franquias de inglês  

Antes de empreender e fazer qualquer tipo de investimento, é preciso fazer uma pesquisa e análise aprofundada. Mesmo com as diversas vantagens características, as franquias de inglês não fogem a essa regra.  

Para tomar a melhor decisão, é fundamental ter informação de modo a conseguir pintar uma imagem mais clara do que é necessário para ter sucesso na empreitada. Por isso, tire algumas das suas principais dúvidas e desmistifique o que são mitos e verdades a respeito desses negócios.  

1. É preciso saber inglês ou ter experiência em educação para investir em franquias de inglês  

Isso é um mito. Você não é obrigado a ser um especialista na área em que deseja ingressar como franqueado. Quando os franqueadores procuram o candidato ideal para ampliar sua rede, eles valorizam um conjunto de habilidades e competências, como liderança, ética no trabalho, comunicação e outras.  

Ser um expert em inglês ou ter ampla experiência no setor de educação, portanto, não faz parte das exigências estipuladas.  

Então, se você já ouviu que o mercado de franquias em inglês é uma oportunidade limitada a quem domina o idioma e conhece bem o funcionamento do segmento de educação, não acredite. Esse é um dos maiores mitos e, infelizmente, muitos empreendedores se privam de serem franqueados por crerem nessa inverdade.  

A realidade é que as melhores franqueadoras são parceiras reais de seus franqueados. Você tem espírito de empreender e está pronto para se comprometer com o sucesso da sua unidade?  

Então, provavelmente você saberá aproveitar o suporte que as marcas de franquias de inglês já estabelecidas podem lhe proporcionar para que ambas as partes sejam bem-sucedidas.  

2. Este é um mercado com demanda constante e recorrente  

Verdade. Você talvez tenha ouvido falar que o mercado de franquias de inglês está saturado. No entanto, apesar de haver mais marcas competindo, isso ocorre, justamente, em razão da demanda confiável e contínua de pessoas que querem e precisam aprender inglês.  

Em uma pesquisa realizada pela Catho, por exemplo, foi levantado que um profissional com fluência na língua inglesa pode vir a ganhar 61% a mais em relação a outro no mesmo cargo sem essa competência linguística.  

Esse é um dos fatores que fazem com que haja procura consistente por cursos de inglês de qualidade no mercado.  

3. Franquias de inglês podem ser negócios bastante rentáveis  

Verdade. Como vimos, existe uma demanda constante de público para cursos de inglês. Isso, aliado a diferenciais que ajudam a fidelizar os alunos e obter recomendações, faz com que as franquias de inglês possam oferecer uma rentabilidade bastante atrativa ao investidor.  

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de idiomas são responsáveis por algo em torno de 6% do total do faturamento do mercado nacional de franquias.  

Ainda conforme a entidade, quase 60% dos empreendedores de franquias de educação registram retorno para o investimento em um período entre um e dois anos. Assim, entre mitos e verdades, este é um fato que maximiza as chances de sucesso ao investir no mercado de franquias.  

4. Não é preciso se dedicar: as franquias de inglês “caminham” sozinhas  

Considerando os mitos e verdades em torno do tema, este é um mito que pode prejudicar e muito os resultados e a aplicação do modelo de negócio da franquia escolhida.  

Assim como ocorre em qualquer tipo de empreendimento, é fundamental haver foco, dedicação e o desenvolvimento de uma gestão eficiente para a unidade franqueada.  

Portanto, ainda que este seja um ramo promissor e que o investidor contrate outros profissionais para conduzir as operações diárias, para otimizar o sucesso da sua franquia de inglês, o seu envolvimento, treinamento e parceria constante com a franqueada serão muito importantes.  

5. Escolas “bandeira branca” têm maior facilidade com as franquias de inglês  

Entre os mitos e verdades, essa também é uma verdade. Em alguns casos, o empreendedor abre uma escola de idiomas por iniciativa própria, com uma marca independente.  

Enxergando a demanda não atendida em seu bairro ou região, muitas pessoas decidem fundar escolas sem nenhum vínculo com grandes franquias. Essas são as instituições denominadas “bandeira branca”.  

Se você faz parte disso, saiba que, sim, é verdade que você poderá ter maior facilidade no começo de uma nova empreitada ao investir em uma franquia de inglês.  

E isso pode, inclusive, eliminar problemas e limitações que sua instituição de ensino esteja eventualmente enfrentando — como menos reconhecimento no mercado, dificuldades na captação e retenção de alunos, queda de faturamento, etc.  

É verdade que uma grande marca pode gerar valor agregado e atrair novos matriculados, mas os benefícios vão além disso.  

O acesso a material de estudo, treinamento de professores e, até mesmo, a processos de gestão de escolas bandeira branca pode atingir um limite. E isso pode acabar reduzindo o potencial de crescimento e a saúde financeira da instituição.  

Nesse ponto, apostar em agregar uma franquia de inglês à sua escola pode garantir que o padrão de qualidade e de diferenciais competitivos seja alcançado em um período mais curto.  

Agora que você já sabe mais sobre o que são mitos e verdades em relação às franquias de inglês, conheça mais sobre um modelo testado e aprovado no mercado e que potencializa ainda mais o retorno para o seu investimento.  

Confira por que a Wizard é a melhor franquia para investir e dê o próximo passo para fazer parte desse mercado ao lado de uma marca referência em qualidade e credibilidade. 

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard



    Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Experiência para franquia de idiomas: o que é preciso saber

    25 de maio de 2022

    Será que é preciso ter experiência para franquia de idiomas? Tire todas as suas principais dúvidas sobre o tema!

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/