• Contraste
  • Texto
mulher de negócios usando óculos sorri ao telefone enquanto olha para uma prancheta

Por Redação Wizard
24 de novembro de 2021

Neste artigo, vamos desmistificar os mitos e verdades que englobam o ato de empreender. Afinal, são muitos os brasileiros que sonham em ser donos de um negócio próprio. Se você faz parte deste grupo, veja fatos sobre o empreendedorismo. São informações que têm tudo para atrair seu interesse em algum dos diversos segmentos da economia. […]

Neste artigo, vamos desmistificar os mitos e verdades que englobam o ato de empreender. Afinal, são muitos os brasileiros que sonham em ser donos de um negócio próprio. Se você faz parte deste grupo, veja fatos sobre o empreendedorismo. São informações que têm tudo para atrair seu interesse em algum dos diversos segmentos da economia.

Uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pelo Serasa Experian mostra que o número de novos negócios bateu recorde. Nunca, desde que esses números passaram a ser monitorados em 2010, tanta gente empreendeu no Brasil.

A pandemia do novo coronavírus e as altas taxas de desemprego levaram muitos brasileiros a terem que se reinventar. E eles acabaram optando por ter seu próprio negócio.

Porém, é importante dizer que o número de empreendedores no país já vinha crescendo nos últimos 5 anos, bem antes da pandemia. Portanto, o empreendedorismo é, de fato, uma das soluções para alavancar carreiras profissionais e também ganhos financeiros.

Mas como tudo, o empreendedorismo tem seus prós e contras. Para você entender melhor a respeito dos mitos e verdades que envolvem este assunto, confira a lista a seguir.

7 Mitos e verdades sobre empreendedorismo

1. Mito: Seja original

Muitos candidatos a empreendedores imaginam que seu produto tem que ser completamente original, algo realmente novo no mercado. Este é um dos mitos que talvez tenha sido mais alimentado por histórias de pessoas geniais que inventaram algo inédito e ficaram milionárias.

A verdade é que são poucos aqueles como Mark Zuckerberg, inventor do Facebook. Segundo pesquisas, apenas 11% dos empreendedores brasileiros apresentam produtos ou serviços verdadeiramente inovadores. Assim, não desperdice tempo e dinheiro tentando ser um Professor Pardal! Há soluções inclusive já testadas no mercado, como o modelo de franquias, que apostam muito mais na segurança do negócio do que na originalidade.

2. Verdade: Produtos com um diferencial aumentam as chances de sucesso de um empreendedor

Como vimos acima, a originalidade do produto ou serviço não é fator decisivo para o êxito de um negócio. Mas é um diferencial que pode destacar o seu produto num determinado nicho de mercado. Essa diferença aumenta as possibilidades do empreendedor fazer sucesso.

Imagine que você decida empreender na área de alimentos. São tantas as possibilidades quando se pensa num restaurante, certo? Pois bem, o que o seu restaurante pode oferecer de diferente para que se destaque entre tantos outros?

Um serviço rápido e excelente? Tipos de comidas para um grupo mais específico de consumidores, como veganos? E que tal um ambiente acolhedor e criativo? São pequenos detalhes como estes que fazem a diferença!

Estude bem o mercado, conheça seus concorrentes, planeje o passo a passo da construção do seu negócio e busque um diferencial competitivo.

3. Mito: Ter seu próprio negócio proporciona mais lucro e uma vida mais tranquila

Muitas pessoas sonham que o empreendedorismo é o caminho mais rápido para se ganhar mais dinheiro e ter uma vida com mais liberdade e menos estresse. Primeiramente, vale lembrar que o capital para se empreender deve ser suficiente não só para a abertura do negócio.

O lucro demora a vir. Até isso acontecer, é necessário dinheiro para manter o negócio funcionando, o chamado capital de giro. De acordo com pesquisa do SEBRAE, 3 em cada 10 novos negócios fecham suas portas nos primeiros 5 anos de existência. A causa principal é a falta de capital de giro.

Planejar é essencial! É fundamental que seja feito um estudo com as projeções de gastos para abertura, capital de giro necessário e tempo de retorno do investimento. Em alguns casos, esta avaliação já vem pronta. Por exemplo, quando o empreendedor opta por uma franquia já consagrada, ele tem um estudo completo a esse respeito em suas mãos.

O empreendedor é o dono do negócio. Portanto, deve dedicar-se ao máximo a ele, conhecendo cada detalhe e buscando soluções para os problemas do cotidiano. Então, imaginar-se livre de horários e compromissos, ou ainda pior, de grande carga de trabalho, é um dos mitos.

4. Verdade: O empreendedor tem maior liberdade na tomada de decisões

Sim, é verdade que quando o negócio é seu, tomar decisões, na maioria das vezes, fica a seu critério. Ou junto com possíveis sócios, quando houver. Assim, baseando-se em fatos, desempenho e em números de seu negócio, você pode decidir conforme lhe pareça melhor.

Para alguns essa sensação de liberdade e autonomia nas decisões pode ser boa. Mas vamos lembrar que, junto a isso, vem uma responsabilidade maior. Se a decisão é acertada, ótimo. Porém, caso o resultado não seja bom, o empreendedor é quem arca com as consequências.

5. Mito: Empreendedorismo é para os ricos

Pode parecer que só quem dispõe de capital próprio pode ser empreendedor. Esse é mais um dos mitos. O fato é que no Brasil há uma boa disponibilidade para se investir. Bancos, investidores profissionais ou mesmo familiares e amigos são os meios de financiamento usados para a abertura de novos negócios.

Isso mostra que empreender é uma possibilidade aberta a muitas pessoas. Além do mais, é preciso considerar que são muitas as oportunidades de empreender e há negócios de diversos tamanhos.

Consequentemente, o montante inicial a ser investido também varia bastante. Sendo, então, viável para muita gente entrar no caminho do empreendedorismo.

6. Verdade: O acesso ao financiamento é difícil

Vimos que no Brasil há uma grande disponibilidade de dinheiro a ser investido em novos negócios. Infelizmente, o acesso a esse dinheiro é difícil. Isto porque os bancos são a maior fonte de financiamento.

Sabemos que as taxas de juros cobradas no Brasil são altíssimas. Além disso, as garantias pedidas em caso de empréstimos bancários muitas vezes impedem que o negócio se realize e vá para frente.

Entretanto, obter financiamento pode ser difícil, mas não impossível. Uma boa opção quando se necessita de financiamento para empreender é pensar numa franquia. Muitos franqueadores oferecem financiamento próprio a seus franqueados. Vale a pena verificar!

7. Mito: Ter capital para investir garante o sucesso do empreendedor

Talvez seja o maior entre os mitos que envolvem o assunto. É claro que não precisar pensar em empréstimos e financiamento garante menos preocupações. Mas o sucesso depende de conhecimento de mercado, boa gestão, atualização constante e muito suor.

Novamente, lembramos que uma franquia é boa opção, especialmente para empreendedores novatos. Os bons franqueadores oferecem apoio na fase de implantação do negócio, nas questões de gerenciamento, marketing e atualização. Tudo isso baseados em experiências sobre o desempenho dos negócios de seus próprios franqueados. Ou seja, meio caminho andado. Agora que você já conhece os mitos e verdades sobre empreendedorismo, veja a relação entre franquias e empreendedorismo.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard afrente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    7 mitos e verdades sobre empreendedorismo

    24 de novembro de 2021

    Neste artigo, vamos desmistificar os mitos e verdades que englobam o ato de empreender. Afinal, são muitos os brasileiros que sonham em ser donos de um negócio próprio. Se você faz parte deste grupo, veja fatos sobre o empreendedorismo. São informações que têm tudo para atrair seu interesse em algum dos diversos segmentos da economia. […]

    Franquias

    8 características das melhores franquias

    10 de novembro de 2021

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/