• Contraste
  • Texto
mulher com dinheiro na mão está com cara dúvida

Por Redação Wizard
15 de julho de 2021

As franquias atraem muitos investidores devido às suas inúmeras vantagens, incluindo um modelo de negócios testado, consolidado e bem-sucedido no mercado.

Mas você já parou para pensar quanto custa abrir uma franquia?

Abrir uma franquia pode apresentar mais chances de alta rentabilidade em comparação com empreendimentos abertos do zero, sem uma marca forte para acelerar resultados e reconhecimento de mercado.

No entanto, mesmo dentro desse tipo de investimento, é necessário planejamento, pois há diversos modelos de franquias e diferentes tipos de setores e formatos a se considerar. Assim, o empreendedor precisa estar atento para aquela que atende aos seus objetivos e que pode gerar mais lucro e/ou retorno mais rápido dos recursos investidos.

Se você tem interesse em abrir uma franquia, saiba que ela oferece segurança ao franqueado, mas é importante escolher a franquia certa. E, dentro disso, saber quanto custa abrir uma franquia também será importante para fazer o melhor negócio. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Principais vantagens de abrir uma franquia

São inúmeras as vantagens de se abrir uma franquia. Afinal, o franqueado recebe todo o suporte da franqueadora, como o modelo do negócio, apoio para marketing e até treinamento dos funcionários.

No que você teria que investir com terceirização ou contratação direta de profissionais para planejamento financeiro, marketing e recursos humanos, as franqueadoras vão levar o modelo pronto para o empreendedor. E, importante ressaltar, um modelo já consolidado e de sucesso no mercado, reduzindo muito os riscos e os custos associados a essas análises e decisões.

Dentro desse pacote de suporte, haverá o manual de utilização da marca escolhida e padronização do marketing e vendas. É uma solução econômica e prática, já que o investidor não precisará gastar recursos para desenvolver e consolidar essas áreas do seu empreendimento – ponto importante para quem está justamente querendo saber quanto custa abrir uma franquia.

Além disso, investir em franquias é vantagem também comprovada por meio de pesquisa da Associação Brasileira de Franquias (ABF), que aponta que mais de 60% das franquias no Brasil dão o retorno do investimento entre 18 e 36 meses.

Quanto custa abrir uma franquia? Entenda o que considerar nesse cálculo

Agora que você já sabe mais a respeito das diversas vantagens potenciais de ingressar nesse mercado, deve estar se perguntando, afinal, quanto custa abrir uma franquia, certo?

Essa é, de fato, uma questão importante para considerar ao empreender no setor de franchising. Primeiramente, saiba que não há um valor fixo ou padrão de quanto custa abrir uma franquia nem de quanto será a taxa de franquia.

Essa faixa irá variar conforme cada marca franqueadora e, dentro das propostas das marcas, poderá também ter variação a partir de modelos diferentes de franquias ou de metragem das unidades franqueadas. Além disso, é preciso saber que há também flutuações de valor no que diz a determinadas taxas que podem ou não ser cobradas para abrir a franquia.

Por exemplo, algumas franqueadoras fazem a cobrança regular de royalties pelo uso da marca, outras abrem mão dessa cobrança e isso pode afetar bastante o custo da franquia. Os valores de quanto custa abrir uma franquia, portanto, podem variar muito. Por isso, é importante pesquisar e planejar antes de tomar qualquer decisão.

E, dentro dessa análise, é essencial ponderar sobre os motivos que podem fazer uma marca de franquia no mesmo segmento de mercado apresentar valores distintos. Um dos pontos que mais impactam quanto custa abrir uma franquia é a combinação de se investir em uma marca forte e de baixo risco ou se apostar alto em uma marca iniciante e, com isso, de maior risco.

Também é crucial avaliar as projeções de custos fixos das unidades, de faturamento médio mensal e de tempo para se ter retorno sobre o investimento (ROI). Como é possível perceber, além de saber quanto custa abrir uma franquia, deve-se buscar compreender o valor dessa franquia em termos de potencial de sucesso, baixo risco e lucratividade.

Mitos sobre o custo para abrir uma franquia

Algumas franquias ajudam a criar um mito em torno de custos bastante baixos e altos ganhos. É muito importante fazer uma pesquisa detalhada sempre, mas, principalmente, nesse tipo de situação, esse cuidado é crucial para evitar cair em armadilhas.

Por exemplo, por vezes o valor divulgado não condiz com o montante que o empreendedor realmente precisará ter para iniciar o negócio e lidar com outros custos associados, como o de estoque inicial, enxoval, contratação de funcionário e outros.

Para saber realmente quanto custa abrir uma franquia, deve-se colocar todos esses detalhes na ponta do lápis. No final das contas, você pode perceber que a franquia que parecia mais barata pode ter a mesma faixa de custo de uma franquia de mais peso no mercado e que, ainda, apresenta menores riscos na operação.

Lembre-se de que a fama de investimento seguro em torno das franquias não é um mito. Porém, ela surgiu a partir do sucesso de marcas fortes e reconhecidas e que realmente contam com sistemas de negócio eficientes e diferenciados. E nem todas as franquias, na prática, são geridas dessa maneira, e essa consideração deve ser ponderada na hora de avaliar qual é o melhor investimento possível.

Também leve em conta o tipo e a abrangência do suporte que é ofertado. Uma assistência limitada representa mais dificuldades e, potencialmente, custos extras para lidar com elas. Já quando a marca franqueadora disponibiliza apoio constante, treinamentos variados e se mostra disponível para ser uma verdadeira parceira de negócio, a perspectiva é de que os resultados financeiros sejam mais imediatos e que menos erros e imprevistos drenem sua lucratividade.

Em resumo, mais do que fazer o cálculo de quanto custa abrir uma franquia, é importante pensar também na relação custo-benefício.

Conclusão

Como vimos, não há um valor exato para determinar quanto custa abrir uma franquia, há diferentes faixas e alternativas de investimento. Além disso, é fundamental estudar com cuidado os valores apresentados em divulgações e propostas.

Por vezes, eles podem não contemplar outras taxas adicionais que também compõem e impactam substancialmente no custo de uma franquia. Ainda, nem sempre uma franquia que parece mais barata, na prática, realmente é mais acessível.

E, nem sempre, ela será rentável e apresentará baixo risco. Dessa maneira, para identificar a melhor opção de franquia, é essencial pesquisar em detalhes todos os custos e aportes demandados em conjunto com questões como projeções de faturamento, tempo médio para retorno do investimento, tipo de suporte recebido, entre outros.

Com isso, você poderá tomar uma decisão mais segura e acertada, potencializando seu sucesso no mundo das franquias. Agora que você compreende mais sobre como avaliar quanto custa abrir uma franquia, que tal saber mais sobre a oportunidade de ter uma franquia Wizard by Pearson? Descubra alguns dos números que tornam essa uma franquia rentável e de sucesso.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard afrente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Qual o perfil para investir em franquia?

    28 de julho de 2021

    Quem nunca pensou em ter um negócio próprio? Uns pensam e põem a ideia pra funcionar, investindo para abrir uma franquia, por exemplo, e não se arrependem. Outros deixam de lado porque acham que não têm o perfil adequado pra esse modelo de atuação profissional.

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/