• Contraste
  • Texto
Mulher e homem, vistos de cima, se debruçam sobre uma mesa para fazer finanças e organizar as contas

Por Redação Wizard
27 de outubro de 2021

Os riscos ao empreender existem. Mas se você se preparar antes de se lançar em um negócio, escolhendo um modelo promissor, o sucesso virá.

Pode ser para tirar um sonho antigo do papel ou para retornar ao mercado de trabalho como dono de um próprio negócio lucrativo: independentemente de quais os aspectos que motivam uma pessoa a entrar para o mundo dos negócios, é fundamental prestar bastante atenção aos riscos inerentes ao ato corajoso de empreender no Brasil.

Por isso, antes de dar o primeiro passo nessa trajetória, o empreendedor precisa conhecer com profundidade todas as ameaças relacionadas ao ambiente empresarial. É preciso estar preparado para os desafios que virão pela frente sem fracassar. Porque os riscos existem, mas é possível minimizá-los.

É importante o empreendedor ter clareza de que realmente existe um período mais instável no início. Porém, com o passar do tempo, os principais riscos de empreender começam a fazer parte da rotina da empresa, com poucas chances de prejuízos maiores. Cada momento tem o seu motivo de atenção.

Os riscos de empreender

Selecionamos algumas dicas preciosas para você não errar na hora de abrir um negócio e se tornar um empreendedor de sucesso. Confira:

1. Avalie se você tem perfil empreendedor

Vontade e garra para empreender não são suficientes para iniciar a trajetória no mundo dos negócios. É preciso fazer uma análise honesta se o candidato a dono do próprio negócio tem perfil e atributos principais de um empreendedor de sucesso.

Seja sincero consigo mesmo nessa análise. Isso é essencial para evitar futuras frustrações e perda de dinheiro.

2. Analise o mercado

Outro aspecto crucial é conhecer e analisar de perto o mercado em que se pretende atuar. Esse esforço deve ser feito antes da tomada de decisão de iniciar o novo negócio. Afinal, algumas questões que veremos a seguir fazem parte da preparação prévia referente aos desafios que estão por vir:

  • Conheça a fundo quem é o público-alvo (consumidor) do produto ou serviço;
  • Avalie o espaço no mercado para o seu negócio e quais são os diferenciais. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado completa;
  • Considere se o investimento numa franquia, por exemplo, faz sentido para você. Este é um modelo de negócio já testado no mercado. Isso reduz significativamente os riscos, impulsionando resultados positivos. A franquia tem marca forte e operação eficiente, duas características que podem encurtar o caminho de retorno do investimento inicial;
  • Analise os concorrentes: quem são, seus atributos e especificidades;
  • Estude a legislação e barreiras regulatórias inerentes ao futuro negócio;
  • Definia estratégias de comunicação pra alcançar clientes.

3. Faça um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um dos pontos principais deste período que antecede o percurso como empreendedor. É preciso prever os custos iniciais do negócio. Essa previsão deve incluir também a manutenção dos primeiros meses da empresa, enquanto ela ainda não obtiver lucro – é o que chamamos de capital de giro. Porque é bem normal investir sem retorno financeiro no começo. Portanto, é necessário estar preparado para isso.

4. Escolha criteriosamente os sócios

Se você decidir ter um sócio no seu empreendimento, tome alguns cuidados para não ter problemas futuros. Evite recorrer a um amigo ou familiar que tenha perfil semelhante ao seu.

Pode parecer mais fácil trabalhar com alguém que você já conheça. Mas na realidade ter uma pessoa com o mesmo perfil não contribui para o êxito do negócio. Uma boa ideia é procurar alguém com perfil e habilidades complementares aos teus. Se você é mais estratégico, por exemplo, prefira alguém que goste mais da parte operacional.

5. Busque capacitação técnica

Para minimizar os riscos na hora de empreender, invista em capacitação antes e durante a sua jornada à frente do negócio. Avalie quais áreas de conhecimento precisam receber um reforço ou atualização, tanto para o grupo gestor quanto para a equipe. Todos devem estar bem preparados para vender seus produtos e atender clientes.

6. Tenha tempo para se dedicar

Outro risco quase inevitável para quem empreende é a de se deparar com a falta de tempo. Muitas vezes, a vida pessoal fica à deriva. Nesse sentido, é salutar avaliar bem se você está disposto a fazer parte do universo do empreendedorismo, repleto de reuniões, treinamentos, parcerias, buscas por investimentos, desenvolvimento de ferramentas, entre muitas outras atividades.

Esta correria toda faz parte de uma rotina bem usual, incluindo trabalho fora do horário comercial e aos finais de semana. Disciplina e organização são fundamentais para fazer frente ao desafio de manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Gostou das nossas dicas? Então, leia também essas orientações sobre como abrir uma franquia.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard afrente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Retenção de alunos: o que é e como trabalhar na sua franquia

    14 de dezembro de 2021

    Buscar formas de elevar a retenção de alunos é fundamental para garantir os melhores resultados para sua franquia. Saiba mais sobre como fazer isso!

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/