• Contraste
  • Texto
homem sentado à mesa com um celular na mão, uma calculadora ao lado, pondera sobre pontos a considerar ao abrir um negócio, com uma folha em branco à sua frente

Por Redação Wizard
30 de junho de 2021

Para aqueles que estão pensando em empreender, as franquias podem ser uma ótima opção a considerar. Este modelo de empreendimento pode alcançar maior sucesso do que os negócios mais tradicionais e independentes. Mas quais são os pontos essenciais para ter sucesso com franquias?

Primeiramente, é necessário entender claramente o que são as franquias. Segundo o Sebrae, trata-se de um sistema onde o franqueador, dono de uma marca ou patente, cede aos seus franqueados ou associados o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de certos produtos ou serviços. O mais importante é saber que apenas comprar uma franquia conhecida não garante sucesso. As franquias são um negócio como qualquer outro. E, como tal, exigem entendimento do mercado, boa gestão e, sobretudo, a atuação diária do franqueado.

Como em todas as parcerias, franqueadores e franqueados devem ter uma boa relação e entender que os dois lados têm direitos e deveres. A maioria dos franqueadores oferece boa estrutura e apoio a seus franqueados. Estes, por sua vez, também têm que trabalhar muito e de forma séria para alcançar resultados compensadores. Descubra, na sequência, os elementos essenciais para que seu negócio seja bem-sucedido.

11 pontos essenciais para ter sucesso com franquias

1. Escolha a franquia adequada ao seu perfil

Quanto mais você se identifica com o segmento de atuação de uma franquia, maiores as chances de êxito. Existem franquias no setor educacional, de serviços, alimentação, moda, beleza e muitos outros. Opte por um nicho que você goste e se identifique. Os próprios franqueadores, muitas vezes, já sabem qual tipo de perfil é o ideal para os seus franqueados. Vale a pena conferir se o seu se adapta a estes critérios.

2. Faça uma análise critetoriosa

Uma vez escolhido o segmento, seja criterioso para escolher a franquia. Observe o mercado no qual ela está inserida. Pergunte-se: ele está crescendo? A tendência é que continue a crescer? Qual o capital necessário para o investimento considerando, inclusive, problemas que possam ocorrer com franquias.

3. Busque informações sobre a franquia

Pesquisar o histórico das franquias de seu interesse é fundamental. Assim, o futuro franqueado se sente mais seguro para fazer o investimento. Busque informações sobre a reputação da franquia e seus índices de sucesso. Por fim, mas não menos importante, busque entender a relação entre custo e faturamento. Assim, você tem mais itens para avaliar se a franquia de sua escolha será realmente lucrativa.

4. Leia com atenção a documentação disponível

O sucesso das franquias pode e deve ser mostrado através de números pelos franqueadores. Uma boa ideia inicial é pesquisar o site da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Depois, analise criteriosamente toda a documentação relativa à cessão da franquia. Esteja atento às taxas embutidas e ao COF (Circular de Oferta de Franquia). Leia cuidadosamente todos os documentos.

5. Converse com outros franqueados

Uma vez escolhida a franquia de sua preferência, busque conhecer e conversar com outros franqueados. Eles, com sua experiência, podem ajudar em muitas questões. Por exemplo: estratégias de venda, escolha de colaboradores, gerenciamento financeiro e muito mais.

6. Escolha uma franquia que ofereça suporte constante

Como já dissemos, na relação entre franqueadores e franqueados, ambos têm direitos e deveres. As boas franquias oferecem a seus associados apoio constante em diversas áreas. Entre elas, marketing, gestão financeira e conquista de clientes. Cursos de atualização e reciclagem também são oferecidos para que a rede de franqueados cresça cada vez mais. No sistema de franquias, o êxito de um franqueado impulsiona o sucesso de todos.

7. Invista em propaganda

Ser franqueado de uma marca reconhecida não significa que o sucesso e os lucros sejam certos. O mercado de franquias é amplo e a concorrência é feroz. Invista em propaganda sempre! Divulgue seus produtos constantemente. E lembre-se que são muitos os franqueadores que oferecem planos e material de marketing pra toda a rede.

8. Tenha uma estratégia digital

Estamos na era digital e fazer uso das redes sociais para divulgar franquias não é apenas necessário, mas essencial. Nenhuma campanha de marketing está completa e eficaz sem que apareça nas mídias digitais e redes sociais.

9. Ofereça um ótimo atendimento

Ainda que certas franquias sejam conhecidas e respeitadas no mercado, o cuidado com o público-alvo é de sua responsabilidade e fator fundamental para obter êxito em seu negócio. Por isso, o treinamento constante de seus colaboradores é parte essencial para o sucesso. Afinal, são eles que estão em contato constante com o seu cliente, seja na hora da venda ou quando o serviço é prestado. É importante oferecer a seus colaboradores ferramentas para que ofereçam um atendimento agradável e eficaz a seus clientes em todos os canais de contato.

10. Participe de programas oferecidos pelo franqueador

Todo o apoio dado pelo franqueador a seus franqueados é crucial. Portanto, não deixe de participar de quaisquer eventos oferecidos por ele. Treinamentos, novos lançamentos e trocas de experiências colaboram para um melhor desempenho de toda a rede de franquias. Estar aberto a novos aprendizados e tendências detectadas pelo franqueador ajudam no crescimento de cada unidade e da marca como um todo.

11. Siga a regra do “olho do dono”

De nada adianta uma marca consagrada, um franqueador sempre pronto a apoiar e um bom time de colaboradores se o franqueado não se dedicar de corpo e alma ao seu negócio. Já diziam os antigos que “o olho do dono engorda o gado”. Sua participação constante na escolha e gestão de negócio é fundamental para o sucesso. Continue sempre estudando, pesquisando, trocando ideias com o franqueador e colegas franqueados, atualizando-se. O acompanhamento do mercado de franquias também contribui para prever crises e descobrir inovações enriquecedoras para o negócio.

Como você pode ver, o investimento em franquias traz muitas vantagens quando comparado com negócios onde se tem que começar do zero. É um mercado vasto, diverso e atrativo. Entretanto, há muito a ser analisado. Além disso, a sua atuação também é um elemento importante para o sucesso de sua franquia. Esperamos que esta lista de pontos essenciais tenha ajudado você a ser um empreendedor de sucesso o universo das franquias.

Quer exemplos de excelentes franqueados para se inspirar? Então conheça histórias de sucesso de franqueados da Wizard.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard



    Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Experiência para franquia de idiomas: o que é preciso saber

    25 de maio de 2022

    Será que é preciso ter experiência para franquia de idiomas? Tire todas as suas principais dúvidas sobre o tema!

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/