• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
mulher-de-negocios-cumprimentando-homem

Por Redação Wizard
28 de maio de 2021

Como abrir uma franquia?

Existem hoje muitos tipos de franquias, em uma gama cada vez maior de setores. Estima-se que mais de 120 indústrias diferentes utilizem o sistema de franquias globalmente. Nesse contexto, abrir uma franquia é uma das alternativas mais seguras, confiáveis e rentáveis de iniciar um negócio.

A franquia é um sistema de comércio de produtos, serviços ou tecnologia baseado na colaboração estreita e contínua entre empresas jurídicas e financeiramente distintas e independentes – a franqueadora e seus franqueados.

O franqueador licencia seu nome comercial, know-how e seus métodos de operação, ou seja, seu sistema de negócios, para o franqueado.

Por sua vez, o franqueado, seguindo os termos do contrato de franquia, irá gerenciar sua franquia com uma marca reconhecida no mercado e um modelo de negócios já testado e aprovado.

E então, você está interessado em aproveitar esse tipo de oportunidade? Para isso, continue a leitura e saiba mais sobre os principais passos para abrir uma franquia de sucesso. Acompanhe a seguir.

1. Para abrir uma franquia, faça primeiro uma autoavaliação

Antes de olhar para o mercado, olhe primeiro para você enquanto empreendedor e investidor. Avalie o que o motiva e atrai para abrir uma franquia, quais suas características fortes e quais habilidades precisam ser desenvolvidas.

Pondere também se você está disposto a seguir um modelo criado pela franqueadora para manter o padrão da marca e direcionar o sucesso de seu negócio.

Além de avaliar aspectos pessoais, considere também uma avaliação de quanto você tem disponível para investir nessa empreitada sem afetar seu estilo de vida.

A partir dessas análises, você já estará munido de informações importantes para investir na abertura de sua franquia e detectar as oportunidades mais compatíveis com seu perfil e suas preferências.

2. Faça sua pesquisa inicial

Agora, é hora de entender mais sobre o modelo de negócios do sistema de franquias. Você pode consultar artigos e materiais na internet para aprender mais sobre como funciona, na prática, um negócio de franquia.

Depois disso, pesquise sobre segmentos de interesse e que apresentem potencial de lucros e baixo risco – o setor de educação, por exemplo, tende a oferecer boas oportunidades.

Consultar relatórios e rankings, como os feitos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), pode ajudar você a identificar marcas fortes, confiáveis e rentáveis para investir para abrir uma franquia.

3. Verifique se as franquias de interesse são regularizadas e seguem a Lei de Franquias

A  Lei de Franquias –  a lei número 13.966 – é a que rege esse mercado, estabelecendo como se dá o contrato de franquia e oferecendo recursos de proteção para ambas as partes nesse tipo de negócio.

Portanto, é um cuidado importante avaliar se as franqueadoras que foram alvo de interesse seguem essas regras.

É fundamental, ainda, fazer checagens básicas que podem te livrar de golpes. Verifique, por exemplo, se o CNPJ de fato corresponde à franqueadora, se a situação da empresa com a Receita Federal está ativa e regularizada, entre outras. 

4. Busque mais informações sobre a franqueadora

Nesse estágio, você já deve ter selecionado uma marca de interesse. Então, é hora de saber mais sobre ela para direcionar seu processo decisório.

Pesquise sobre o tamanho da rede, quantas unidades há em sua cidade ou em sua zona de interesse, quanto tempo de mercado tem a marca e há quanto tempo ela aderiu ao sistema de franchising, como é sua imagem, etc.

5. Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Quando a negociação para abrir uma franquia se encaminha, a franqueadora entrega ao candidato a franqueado a chamada Circular de Oferta de Franquia (COF).

Nesse documento, são explicitadas as condições do negócio, os balancetes financeiros, os investimentos iniciais e posteriores relativos à franquia, entre outros dados para se tomar uma decisão bem fundamentada. 

6. Faça contato com franqueados

Junto à COF, você deverá também receber uma relação de ex e atuais franqueadores da marca.

É importante fazer contato com alguns deles para avaliar como ocorre a relação entre franqueadora e franqueado na prática, se há realmente a transferência de know-how indicada, como é a lucratividade, entre outros pontos para que você tome sua decisão de abrir uma franquia.

7. Assine o pré-contrato de franquia

Se, após essas etapas, você decidiu abrir uma franquia e checou que as informações prestadas estão em conformidade e que a marca oferece uma oportunidade atrativa de investimento, chegou o momento de fazer a assinatura do pré-contrato de franquia. 

8. Feche a localização de seu ponto comercial

Você terá todo o suporte da franqueadora, incluindo estudos de mercado e análise de concorrência para a escolha do melhor ponto comercial ao abrir uma franquia.

Lembre-se: é importante tomar a decisão com cuidado, baseando-se em dados concretos, afinal, a localização pode ser um diferencial competitivo valioso para potencializar os resultados de sua franquia. 

9. Assine o contrato e comece sua preparação como franqueado

Nesta etapa, franqueado e franqueador irão documentar e selar sua relação comercial oficialmente por meio do contrato de franquia.

Aqui também é importante construir sua jornada de preparação para assumir sua unidade. A franqueadora deverá fornecer, além de suporte, oportunidades de treinamento de gestão para que você esteja pronto para conduzir sua unidade rumo ao sucesso.

Se houver outras habilidades que precisem ser desenvolvidas, você também pode buscar cursos e leituras extras para adquiri-las e se destacar como gestor de sua franquia.

10. Inaugure sua franquia

Agora, tudo pronto para a inauguração de sua franquia. Seu plano de marketing já deverá estar em ação para iniciar a captação de clientes, seu ponto comercial já estará com a identidade visual da franqueadora aplicada.

É importante seguir as diretrizes e padrões da franqueadora desde o primeiro momento. Eles foram construídos a partir do modelo de sucesso da marca e irão ajudar a sua franquia a ter sucesso mais rapidamente.

Como resultado, o retorno sobre o investimento vai ocorrer dentro do prazo previsto e sua unidade vai se destacar em seu mercado de atuação.

E então, está mais preparado agora para abrir uma franquia? Para compreender mais sobre este modelo de negócio, confira também nosso infográfico com os principais termos do mercado de franquias

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

17 de janeiro de 2024

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários