• Contraste
  • Texto
Duas mulheres conversando em uma mesa, uma em frente a outra. Uma delas faz anotações em um papel

Por Redação Wizard
29 de outubro de 2020

Avalie bem cada opção antes de dar o importante passo de contratar uma das linhas de crédito disponíveis no mercado pra abrir seu negócio. Veja algumas delas.

Você se organizou, pesquisou, conversou com gente que você confia, traçou metas e é chegada a hora de empreender. Mas aí vem a dúvida: como conseguir financiamento pro sonho de ver sua empresa sair do papel?

Você não está sozinho. Há diversas linhas de crédito no mercado que atendem quem está buscando capital pra investir no seu próprio negócio.

É possível conseguir um financiamento para micros, pequenas e médias empresas. Porém, não dá para partir pra primeira alternativa que aparecer sem avaliar outras.

Existem alguns financiamentos que se mostram mais adequados a determinados tipos de negócio. O empreendedor deve olhar o seu planejamento e analisar qual das linhas de crédito tem mais aderência ao seu perfil profissional e ao da empresa que pretende começar

Esta decisão é fundamental na medida em que dela depende a saúde financeira do seu futuro negócio, certo? Portanto, não queira passar rapidamente por esta etapa. Pesquise, compare as diversas taxas e leia criteriosamente as condições de cada opção para saber suas vantagens. 

As principais opções de linhas de crédito?

1. Cooperativas de crédito

Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, as cooperativas de crédito são boa alternativa porque oferecem linhas semelhantes aos principais agentes financeiros. Por exemplo, os cartões de crédito, financiamentos e empréstimos para capital de giro. 

Vale lembrar que estas cooperativas, por serem organizações sem fins lucrativos, garantem melhores condições de crédito e oferecem isenção das seguintes tributações:

  • CSLL ou Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • PIS ou Programa de Integração Social;
  • Cofins.

Se você resolver optar por esta modalidade, será necessário fazer parte da cooperativa, comprando uma cota e passando a participar das decisões em assembleias como sócio.

2. Microcrédito 

O microcrédito é uma modalidade de empréstimo para o microempreendedor que quer abrir uma empresa agora, mas também para quem já tem um negócio e quer ampliar. 

O microcrédito é destinado a empreendedores formalizados como MEIs (Microempreendedores Individuais) e pessoas jurídicas. Ou para trabalhadores informais sem acesso fácil a empréstimos ou créditos convencionais.

Cada empreendedor, por meio do microcrédito, pode conseguir até R$ 20 mil. Uma das vantagens da operação são as taxas de juros reduzidas. Aqui há isenção de IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras. Outro benefício é a facilidade de aprovação.

Lembre que você pode também contratar o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO). Ele está disponível para empresas de pequeno porte, as EPPs com faturamento de até R$ 200 mil por ano e MEIs.  

3. Empréstimo com garantia 

Para conseguir este empréstimo, você dá como garantia um bem à instituição financeira. É isso que assegura o pagamento das parcelas que você terá que quitar. Pode ser um veículo, como um automóvel em seu nome, ou um imóvel.

As instituições financeiras que trabalham com este tipo de linha de crédito oferecem juros mais baixos e, também, maiores prazos para o pagamento. Por isso, a atratividade é grande.  

As taxas praticadas no empréstimo com garantia de automóvel começam em 1,49% ao mês. Quando o empreendedor dá como garantia um imóvel, os juros são a partir de 0,89% no mesmo período. Estas são as taxas oferecidas pela Creditas, a maior plataforma de empréstimo com garantia do Brasil.

4. Antecipação de recebíveis 

Por meio de um processo menos burocrático entre as demais linhas de crédito, esta modalidade prevê a antecipação dos recebíveis. Funciona assim: você pede o empréstimo online e sua empresa, já formalizada, recebe os lucros previstos de forma antecipada. Ideal para quem não tem capital de giro.

Os juros são baixos e é bem acessível. Porém, esta é uma opção que atende o empreendedor no curto prazo. Por exemplo, para sanar uma dívida ou cobrir uma despesa mais urgente.

Este tipo de empréstimo é oferecido por vários agentes financeiros como bancos, operadoras de cartão de crédito, empresas de fomento mercantil e fundos de investimentos.

Conclusão

Gostou das nossas dicas? Aproveite as linhas de crédito para empreender. E não se esqueça de buscar e participar dos eventos nos quais os investidores avaliam as ideias apresentadas e financiam as mais interessantes.

Procure também a prefeitura da sua cidade. Muitas delas oferecem linhas de crédito para quem está começando um negócio. 

Você já pensou em empreender no mercado de franquias? Pois saiba que este é um negócio promissor. Leia nosso artigo sobre investimento em franquias de educação.

Confira + dicas de franquias da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard



    Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Vantagem competitiva em franquias: saiba quais são

    11 de maio de 2022

    Descubra o que é vantagem competitiva e saiba quais podem ser trabalhadas nas franquias para obter sucesso nos negócios.

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/