• Contraste
  • Texto
Homem branco de camiseta cinza sentado, com a mão no rosto e olhando a tela de um notebook

Por Redação Wizard
10 de novembro de 2020

Descubra o que é a taxa de franquia e o que você precisa saber sobre ela para fazer um bom investimento no mercado de franquias.

Você resolveu diversificar seus investimentos e, após algumas pesquisas, percebeu que o mercado de franquias oferece boas oportunidades? De fato, as franquias são consideradas como uma forma de investimento seguro e rentável.

No entanto, antes de escolher a sua opção de negócio, é importante atentar para algumas questões. Por exemplo, você sabia que há a chamada taxa de franquia?

Neste artigo, descubra mais sobre ela e sobre os pontos de atenção em torno da taxa de franquia, de modo a realmente fazer o melhor investimento. Confira a seguir.

Sistema de franchising e taxa de franquia

O sistema de franchising é reconhecido internacionalmente como um modelo de negócio confiável, seguro e rentável.

Para quem quer empreender ou diversificar a carteira de investimentos, ele apresenta a oportunidade de se abrir um negócio com modelo já testado e aprovado no mercado, minimizando riscos e acelerando resultados.

Para isso, há algumas regras e procedimentos a serem seguidos, objetivando ajudar a garantir esses resultados. Além disso, os custos e as despesas da operação e gestão ficam por conta do franqueado.

É nesse contexto que está a taxa de franquia. Ela e outras taxas devem estar acordadas e formalizadas no contrato de franquia. 

Mas o que é a taxa de franquia?

A taxa de franquia é um valor fixado pelo franqueador e cobrado após o fechamento do contrato de adesão. O valor é uma forma de pagar pelos direitos de uso de uma marca.

Algumas franquias são consideradas empresas com maturidade no mercado, já estão com sua marca consolidada e, por isso, aumentam em muito a chance do seu negócio prosperar. Mas, para isso, há essa troca: você paga por uma espécie de negócio já formatado.

Com isso, a taxa de franquia é uma contrapartida que os franqueadores cobram por todo o planejamento, estratégia, expertise, inovações e aprimoramentos no modelo de negócio ao qual você terá acesso. 

A franqueadora, por meio da taxa de franquia, está fornecendo em troca a sua fórmula de sucesso.

A taxa de franquia é prevista em lei?

Para você fechar o contrato, é importante conhecer a Lei nº 13.966, a nova Lei de Franquias. Nela, há todas as regras contratuais necessárias para tornar o acordo válido. De início, a taxa de franquia foi promulgada na Lei das Franquias 8.955/94.

No entanto, no dia 26 de dezembro de 2019, foi sancionada pela presidência da República a nova legislação. A Lei nº 13.966 entrará em vigor a partir de março de 2021 e, entre suas mudanças, está um texto mais claro e com mais transparência sobre os critérios de contrato.

Preste atenção nesta dica: conforme a nova lei, o valor da taxa de franquia deve estar inserido na Circular de Oferta de Franquia (COF): 

“(…) informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por estes indicados, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam”.

Assim, é importante estar atento às regras contratuais, previstas em lei, garantindo a segurança jurídica do processo de investimento no novo negócio.

Outra dica é optar por marcas já com tempo de mercado, pois elas têm uma base mais sólida e confiável do que as entrantes nesse segmento.

A taxa de franquia é padronizada no mercado? Como avaliar essa taxa?

Este é um importante ponto de atenção. A taxa de franquia é variável, sendo definida por cada franqueador. Por isso, é fundamental averiguar com cuidado como as franqueadoras trabalham com essa contrapartida. 

Dependendo do porte e do reconhecimento da marca franqueadora e da expertise oferecida, o valor poderá mudar bastante.

Portanto, é importante ter clareza sobre qual é a taxa de franquia praticada e avaliá-la em conjunto com a projeção de ROI (retorno sobre o investimento) e do potencial de lucratividade do negócio. 

Ainda, deve-se incluir nessa avaliação se há cobrança de royalties. Acontece de, por vezes, uma taxa de franquia parecer mais atrativa, porém, quando se percebe que há essa taxa adicional elevada, o negócio pode não ser tão promissor.

Quanto a esse aspecto, é importante saber que há grandes franqueadoras que não fazem a cobrança de royalties e, ainda, trabalham com uma taxa de franquia bastante competitiva.

Assim, um ponto de atenção essencial é avaliar essas taxas e projeções em conjunto, de modo a identificar a franquia ideal e mais rentável para você.  

Conclusão

Para descobrir mais sobre como fazer o melhor investimento, confira nosso artigo sobre as vantagens das franquias sem royalties

Confira + dicas de franquias da Wizard:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard afrente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    7 mitos e verdades sobre empreendedorismo

    24 de novembro de 2021

    Neste artigo, vamos desmistificar os mitos e verdades que englobam o ato de empreender. Afinal, são muitos os brasileiros que sonham em ser donos de um negócio próprio. Se você faz parte deste grupo, veja fatos sobre o empreendedorismo. São informações que têm tudo para atrair seu interesse em algum dos diversos segmentos da economia. […]

    Franquias

    8 características das melhores franquias

    10 de novembro de 2021

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/