• Contraste
  • Texto
desenho de uma menina com cabelo preto e blusa vermelha com a mão na cabeça e alguns ícones ao redor dela

Por Redação Wizard
06 de May de 2020

Você não tem segurança para falar inglês? Se sente intimidado? Veja dicas fáceis para vencer as inseguranças na hora de conversar em inglês!

Quem nunca travou antes de conversar em inglês com um americano, no trabalho ou em qualquer outra situação que exija o domínio da língua, que atire a primeira pedra. Se você já se sentiu dessa forma alguma vez, não se preocupe: este artigo vai te ajudar bastante.

Confira abaixo 8 dicas para se livrar da insegurança na hora de falar em inglês! 🙂

O problema é o inglês?

É importante, para quem é inseguro ao se comunicar em inglês, entender a origem da insegurança: ela tem relação particular com o idioma? Em Espanhol, você consegue conversar com fluidez? Ou a insegurança é causada por pessoas e/ou situações específicas? Identificando esses pontos, você consegue disciplinar a si mesmo(a) para se sentir mais à vontade nesses momentos em que se sente ameaçado(a).

Leia textos em voz alta

Ler textos em voz alta pode ajudar bastante a aperfeiçoar a pronúncia, já que ouvindo a si mesmo(a) é possível ter um maior controle sobre a própria entonação e sotaque.


Estudar inglês em voz alta é uma grande oportunidade para aqueles que buscam melhorar a conversação e leitura do idioma.

Ouça a sua pronúncia

Essa dica funciona melhor se você usar um gravador. Escutar a própria pronúncia é ótimo, porque te faz identificar os pontos que precisam de melhoria.

Esse exercício também traz ótimos resultados quando realizado na companhia de um professor. Isso se você não consiga detectar por conta própria que precisa de mais prática.

Pesquise vocabulários do seu interesse

Se você estuda ou já se formou na área de comunicação, por exemplo, busque saber mais sobre os termos em inglês do jornalismo ou termos em inglês do marketing. Conhecer o vocabulário em inglês relacionado a sua áreas de atuação pode auxiliar muito.

Quanto mais você conseguir cruzar suas afinidades e o uso do inglês, incorporando-o à sua rotina, ao seu dia a dia e aos seus gostos pessoais, mais próximo(a) você ficará do idioma.

Pesquisar palavras em inglês é uma ótima forma para quem quer aprender inglês de forma mais dinâmica.

Não se cobre tanto

Não precisa pegar pesado com você mesmo. Se aquela frase que você precisa tanto pronunciar de forma adequada para se sair bem na entrevista de trabalho não estiver saindo, dê uma pausa.

Respire fundo, faça algo para se distrair e depois volte à prática. Colocar muita pressão em si mesmo não é o caminho. Chill out. 😉

Cante músicas em inglês

Escolha uma música em inglês da qual você goste muito e faça uma espécie de karaokê com ela. Para isso, você pode contar com a ajuda de vídeos do YouTube que têm versões instrumentais, para deixar o exercício mais divertido.


Cantar uma de suas canções favoritas aumenta seu interesse pelo significado da letra. Isso vai te fazer entender mais sobre vocabulário e construção gramatical de forma inusitada. Try it!

Não se compare

É possível que a super-mega-blaster desenvoltura do seu colega de classe na hora de falar inglês te intimide um pouco.

E não tem problema! Acontece. Mas isso não pode te impedir de falar inglês da sua maneira, que não é melhor nem pior do que as pronúncias das outras pessoas. 🙂

Pratique com alguém que te transmita segurança

Conversar em inglês com um estranho ou com um estrangeiro pode parecer assustador, de primeira. Por isso, tente praticar a conversação com pessoas próximas, em momentos de descontração. Quanto mais relaxado(a) você estiver nessas horas, mais profundo será o entendimento dos seus limites na fluência.

Que tal sugerir essa brincadeira para algum amigo?

Conclusão

Para estudar inglês de forma eficiente é necessário muita prática de pronúncia e da conversação. Por isso, a Wizard é a escola perfeita para você estudar e ficar fluente em uma segunda língua. Ela oferece um curso de inglês de qualidade, aulas diferenciadas e uma metodologia única de ensino.

A Wizard ajuda os alunos a praticarem listening (compreensão ao ouvir a língua inglesa) e speaking (pronúncia da língua inglesa). Com tantas vantagens e benefícios, não é atoa que é a maior rede de ensino de idiomas do mundo.

Aproveite a promoção que a escola oferece para você se tornar fluente no idioma e garanta 4 aulas de inglês grátis.

E aí, você se sente inseguro ao falar inglês? O que faz para acabar com esse sentimento? Deixe seu comentário!

Tags:

inglês

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Infográfico: as unidades de medidas em inglês

19 de April de 2021

Como falar a sua altura ou a distância de um lugar para outro em inglês? Saiba como são as medidas no idioma com este infográfico!

 

O que achou da postagem?

7 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

7 Comentários

  1. Marcus Pires Barreto:
    19 de May de 2020 às 11:41

    Gostei muito destas dicas e já as coloquei em prática.

  2. Renato:
    18 de May de 2020 às 23:51

    Dicas sensacionais, uma forma bem prática e assertiva de destravar o inglês.

    Orgulho em ser aluno wizard.

  3. Leandro Silveira:
    14 de May de 2020 às 20:52

    Excelentes dicas !!! Ajuda de maiss !! Adoro a Wizard e recomendo para todos os meus amigos !

  4. Leila Hashimoto Kussunoki:
    13 de May de 2020 às 20:30

    Gostei, vocês deram muitas ótimas dicas. Vou tentar.
    A questão da música pode ser animador, porém, a letra de música segue poesia, ritmo. Para quem está aprendendo construir frases e pronúncias, isso pode atrapalhar um pouco.
    Obrigada.

  5. Paulo Henrique:
    13 de May de 2020 às 08:47

    Very good, but Wizard should make a practice class with students who are unsafe. Bye bye

  6. Viviane Scampini:
    12 de May de 2020 às 23:16

    Dicas excelentes. Adorei. Vou praticá-las.
    Obrigada.

  7. Kelly Coelho:
    12 de May de 2020 às 19:58

    Cada dica mais valiosa que a outra! Muito obrigada, Wizard! Estou sempre acompanhando as mensagens de vocês!

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/