• Contraste
  • Texto
Mulher negra vestindo calça jeans e camisa azul, sentada em um sofá branco, lendo um livro

Por Redação Wizard
04 de agosto de 2020

Essa prática é simples e pode ajudar bastante no momento de estudar a língua. Neste texto você entenderá mais sobre o porquê de adotar esse hábito em seu cotidiano.

Ler um livro ou um texto em inglês é um desafio para quem está aprendendo o idioma, não é mesmo? Porém, é uma prática muito bem-vinda e necessária para conhecer ainda mais a língua e alcançar a fluência.  

No post de hoje, você vai entender a importância que a leitura exerce na prática do inglês. Are you ready?  

Amplia o seu vocabulário 

O conhecimento de palavras e expressões em inglês está diretamente ligado à prática de leitura de livros, artigos, notícias e outros tipos de materiais em texto. Portanto, acrescentar esse exercício à sua rotina de estudos é fundamental para atingir bons resultados no idioma.  

Para a atividade não se tornar algo massante e cansativo, procure ler sobre assuntos de que você goste, como esportes, música, moda, gastronomia etc. Desse modo, esse exercício se torna prazeroso e seu leque de palavras se amplia naturalmente. Não se esqueça de praticar um pouco por dia, para que o inglês esteja sempre presente no seu cotidiano. 

Conhecimento da gramática 

Há diferenças entre a gramática formal e a informal em qualquer idioma, e no inglês não é diferente. Com a leitura de conteúdos no idioma, você será capaz de perceber as mudanças que acontecem nas maneiras de se expressar, dependendo do contexto, do assunto, do enunciador e etc.  

Nesse caso, é interessante notar ainda que, assim como a linguagem falada, a escrita também pode sofrer mudanças, como abreviações e siglas, e o estudante só vai compreender isso se praticar bastante a leitura. Esse exercício proporciona também o entendimento de como funciona a estruturação das frases e dos textos em inglês, como a ordem de palavras e a pontuação.  

Esse entendimento, porém, não acontece da noite para o dia, por isso é preciso ter disciplina e comprometimento com os estudos. Uma maneira de tornar essa atividade mais eficaz é escolhendo textos menos complexos no início e aumentar a dificuldade de acordo com o avanço dos seus estudos. 

Banner - Wizard ON - Escola virtual de inglês

Benefício para a escrita 

Com a leitura, o estudante de inglês se familiariza ainda mais com o idioma e com a escrita das palavras, que podem ser um pouco confusas, devido à presença de letras pouco comuns no português, como o “y” e o “w”. Além disso, ler conteúdos em inglês ajuda a memorizar a escrita correta das palavras, dando, assim, mais segurança para desenvolver a língua. 

Uma dica legal para quem está estudando inglês é: quando estiver lendo e se deparar com uma palavra desconhecida ou que tenha uma escrita complexa, anote essa palavra num papel, acrescente o seu significado e cole o papel em um local visível para que possa ler e memorizar a escrita e o conceito. 

Pensando em inglês 

Quanto mais contato o estudante tem com o idioma em seu cotidiano, mais naturalmente o inglês se manifestará nas atividades diárias. Por ser uma atividade que exige atenção e estimula o raciocínio, a leitura ajuda o aluno a imergir ainda mais na língua, sendo capaz até de elaborar ideias e considerações em inglês. 

Como ler em inglês? 

Separamos o final deste artigo para te dar algumas dicas de como praticar a leitura em inglês. A primeira delas é procurar conteúdos que sejam condizentes com o seu nível de proficiência na língua, pois escolher materiais muito complexos pode causar desmotivação e desinteresse em relação aos estudos. Por isso, vá avançando na leitura conforme a sua evolução no idioma. 

Outra dica para iniciar sua leitura em inglês é utilizar letras de músicas, pois elas são, geralmente, mais curtas, além de repetirem trechos, o que facilita a compreensão. Para um melhor aproveitamento, você pode unir o seu reading com o listening e escutar as músicas enquanto lê as letras delas, assim você estará desenvolvendo, também, o seu raciocínio, a sua interpretação e a sua capacidade de ouvir em inglês. 

Por fim, enquanto estiver lendo os seus materiais, tenha sempre ao lado um dicionário de inglês para que você consiga sanar as dúvidas de significado de palavras assim que as tiver.  

Conclusão 

A leitura de textos em inglês é muito importante para desenvolver o idioma da melhor forma. Crie uma rotina de estudos e leituras e logo vai perceber o desenvolvimento no inglês. 

Você também acha a leitura importante para aprender um novo idioma? Deixe sua opinião nos comentários. 

Se você quer aprender inglês mais rápido, a Wizard é a escolha certa. Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula dos cursos de idioma. Aproveite! 

Confira + dicas de inglês da Wizard:

Tags:

cultura

gramática em inglês

inglês

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vantagens de uma aula online ao vivo em relação a uma aula online gravada

07 de agosto de 2020

Você sabe como funciona uma aula online ao vivo e quais são as vantagens de fazer parte de uma? Se quer saber mais, confira o texto abaixo!

Idiomas

Expressões em INGLÊS

06 de agosto de 2020

Idiomas

Conheça o assistente pessoal Wiz.me!

05 de agosto de 2020

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/