• Contraste
  • Texto
mulher estuda metodologia de inglês

Por Redação Wizard
25 de julho de 2022

A metodologia de inglês pode fazer toda diferença no aprendizado do idioma. Leia o artigo para entender mais.

Sabe quando alguém fala que já tentou de tudo para aprender inglês, mas nunca conseguiu sair do vocabulário básico, mesmo depois de muito tempo? Pois bem, pode ter quase certeza que o que lhe faltou, na verdade, foi uma metodologia de inglês realmente eficiente. 

Afinal, comprovadamente, uma boa metodologia no ensino do idioma é fator crucial tanto para o desenvolvimento e expansão do domínio do idioma como para carregá-lo para o resto da vida. 

Ah, e antes que você ache que esse é um tema muito técnico e específico, pode relaxar que a gente preparou tudo de forma bem mastigadinha e simples de entender. E, claro, indicando também qual a melhor metodologia para você começar agora mesmo a treinar o seu inglês. 

Então, sem mais delongas, direto às dicas! 

Afinal, por que é tão importante seguir uma metodologia de inglês? 

Como bem destacamos, não é uma questão de preferência e escolha! Uma boa metodologia de inglês, cientificamente, vai contribuir para o seu processo de aprendizado e evolução no domínio do idioma. 

Isso porque estamos falando de técnicas e métodos que trabalham conforme o funcionamento de nossos cérebros e, portanto, essas metodologias funcionam como uma espécie de “treino” do órgão. 

Em outras palavras, uma boa metodologia de inglês vai permitir que a nossa cabeça gerencie melhor todas aquelas novas informações e, de uma forma mais natural e eficiente, consiga absorvê-las mais rapidamente e sem interferências e confusões. 

Isso já não é tão fácil assim quando tentamos estudar um idioma de qualquer maneira e sem o devido planejamento. Nesses casos, nosso cérebro opera ali instantaneamente, mas pode ser que amanhã você já se embole por completo com tudo aquilo, entendeu? 

Quais são os principais tipos de metodologia de inglês? 

Hoje, há uma diversidade bem grande de metodologias de inglês e, claro, tem muita coisa por aí que nem comprovação científica tem. 

Então, nem vamos prolongar muito tentando trazer variedade de exemplos, mas sim de qualidade e eficiência sobre aquilo que já está mais do que provado que funciona de verdade. 

Sendo assim, quando o assunto é metodologia de inglês realmente eficaz, vale destacar 3 modelos utilizados internacionalmente por profissionais, estudiosos e instituições renomadas. São eles: 

PNL – Programação Neurolinguística 

A chamada PNL, ou Programação Neurolinguística, é um dos principais exemplos de metodologia de inglês utilizados no mundo todo. 

Na prática, a sua aplicação está atrelada a um processo de ensino por repetição. Mas calma, pois não se trata de um processo de “decoreba”, em que basta você ficar repetindo algo diversas vezes até não sair da cabeça. 

Não é bem assim! A ideia da metodologia PNL aplicada ao aprendizado de inglês se faz de uma forma planejada e fluida, que trabalha gradativamente repetições de partes básicas do idioma, possibilitando que o cérebro absorva isso de maneira mais natural e eficaz possível. 

Para muitos especialistas e adeptos desta metodologia de inglês, o PNL é uma forma de “modelagem” natural do cérebro a partir das repetições e práticas contínuas daquele ensino. 

ALM – Audio-Lingual Method 

Um segundo exemplo de metodologia de inglês extremamente eficiente e com diversas comprovações científicas é o chamado ALM (Audio-Lingual Method), ou em português, Método audiolingual. 

Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma metodologia que trabalha os hábitos linguísticos a partir da captação do que os nossos ouvidos escutam durante este processo de aprendizado. 

Ou seja, é por meio de diferentes formatos de áudio que o nosso cérebro vai captar e desenvolver inúmeras técnicas essenciais do inglês, tais como a compreensão, a fala, a escuta, a interpretação etc. 

É aqui também que vamos identificar e trabalhar as mais variadas características do idioma, como sotaques, ritmo de fala, diferenças linguísticas de povos, entre muitas outras. 

CLT – Communicative Language Teaching 

Por fim, um destaque entre os inúmeros tipos de metodologia de inglês existentes no mundo é a chamada CLT (Communicative Language Teaching), também conhecida no português como “abordagem comunicativa”. 

Só por aí já dá para ter uma ideia sobre o que este tipo de método defende e trabalha, né? Pois é, na prática, a CLT é uma metodologia que foca demais na capacidade comunicativa dos estudantes e, por isso, preza por técnicas e métodos que vão “forçar” você a soltar a língua. 

E por que a metodologia Wizard by Pearson é considerada uma referência? 

A Wizard é uma das maiores escolas de idiomas do mundo e todo essa trajetória só foi possível a partir de um segredo: a melhor e mais completa metodologia de inglês que uma instituição conseguiu promover e, claro, com resultados comprovados! 

E se você está se perguntando qual dos três exemplos destacados no tópico anterior é o método usado pela Wizard, podemos dizer que, na prática, é uma mistura de todos eles, formando assim uma metodologia única e exclusiva que nenhuma outra escola oferece hoje. 

Ah, e tem mais! Um dos grandes diferenciais implementados na metodologia de inglês da Wizard by Pearson se refere ao ensino da gramática de forma implícita. Ou seja, nada daquelas regras formais e “prontas” para você tentar aprender na marra! 

Nada disso! A Wizard trabalha as capacidades linguísticas e intelectuais de cada aluno. Portanto, não é o conteúdo em si o mais importante, mas sim como o seu cérebro será capaz de absorver e trabalhar isso de forma mais natural e eficiente possível. 

Em resumo, essas são algumas dicas e exemplos de metodologias de inglês com comprovação científica que são aplicadas ao redor do mundo por professores, estudantes e instituições de todos os tipos.  

E partir do que há de mais moderno e eficaz neste quesito, a Wizard by Pearson conseguiu desenvolver um método exclusivo e único em sua escola, se tornando assim uma das maiores referências no ensino de qualidade de idiomas. 

Curtiu o post? Quer conhecer um pouquinho mais sobre a metodologia de inglês da Wizard by Pearson e se surpreender com diversos outros diferenciais da escola? Então, confira aqui todos os recursos oferecidos pela instituição e comece agora mesmo a dominar a língua mais importante de todas no mundo! 

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Idioms do inglês: aprenda já as 8 expressões mais usadas

12 de agosto de 2022

Confira alguns exemplos de idioms do inglês e conheça as expressões idiomáticas mais comuns lá fora

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/