• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Para quem está aprendendo espanhol, se deparar com os sinais de pontuação invertidos pode parecer estranho à primeira vista. Mesmo que possa parecer algo complicado de se aplicar, é uma regra bem simples. Assim como o ponto de exclamação invertido (¡) é utilizado para frases afirmativas, o ponto de interrogação invertido (¿) diz respeito às […]

Para quem está aprendendo espanhol, se deparar com os sinais de pontuação invertidos pode parecer estranho à primeira vista. Mesmo que possa parecer algo complicado de se aplicar, é uma regra bem simples. Assim como o ponto de exclamação invertido (¡) é utilizado para frases afirmativas, o ponto de interrogação invertido (¿) diz respeito às orações interrogativas.

Quando usar?

A grande função das pontuações invertidas utilizadas no espanhol é ajudar o leitor a dar a entonação correta à oração. Ao se deparar com um ponto de interrogação invertido no início da frase, já é possível entender que se trata de uma pergunta, e podemos acrescentar a ênfase necessária. A norma culta do espanhol exige o uso desses sinais, mas é aceitável o esquecimento na escrita coloquial. Veja alguns exemplos:

¿Como se escribe tu nombre?Como se escreve o seu nome?

¿Que horas es? – Que horas são?

¿Cúantos anos tienes? – Quantos anos você tem?

¿Puedo hacerte una pregunta? – Posso te fazer uma pergunta?

¿Donde vives?  – Onde você mora?

¿Cuál es tu nacionalidad? – Qual é a sua nacionalidade?

¿Qué te gusta hacer? – O que você gosta de fazer?

¿Dónde hay una panadería por aquí? – Onde tem uma padaria aqui perto?

¿Cuánto cuestan estas? – Quanto custa isso?

¿Qué tienes de hacer? – O que tem para fazer?

¿Qué haces? – O que você está fazendo?

¿Qué lenguas hablas? – Que idiomas você fala?

¿Tiene hermanos? – Você tem irmãos?

¿Cómo te llamas? – Como você se chama?

Atalhos no teclado

Agora que você já sabe para que serve a interrogação invertida, deve estar se perguntando como utilizá-la ao falar espanhol on-line. Não é preciso ir até a parte de símbolos, pois os teclados possuem atalhos para facilitar a comunicação dos falantes da língua. Confira algumas formas de usá-los no computador:

  • tecla alt + 168 = ¿
  • tecla alt + 0191 = ¿
  • tecla altgr + shift + ? = ¿

Além disso, também é possível acrescentar o ¿ pelo celular. O segredo é pressionar o sinal de ? e aparecerá a opção invertida, como se fosse colocar acento em alguma letra específica.

Apesar de possuir diferenças gigantescas do português, o espanhol também possui muitas coisas parecidas, o que facilita ainda mais o aprendizado. Devido às semelhanças, é fundamental estar atento aos falsos cognatos, que podem nos enganar. Assim como as pontuações são utilizadas para facilitar a captação da mensagem, existem formas de ajudar a treinar o idioma, como é o caso dos canais no YouTube em espanhol.

Seja bilíngue!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, clique aqui e mergulhe na experiência Wizard. A gente acredita em você!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Manobras de surfe em inglês: conheça os nomes

21 de outubro de 2021

Sabe fazer tail slide? Ou floater? Conheça as manobras de surfe em inglês e veja como funciona esse esporte

Idiomas

Vocabulário em inglês para o trabalho

14 de outubro de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/