• Contraste
  • Texto
Grupo de amigos comemora o ano novo na beira da praia

Por Redação Wizard
27 de dezembro de 2021

Aproveite a virada do ano e coloque nos seus planos aprender um idioma novo em 2022. Saiba como!

Final de ano já está aí e, claro, chega aquela hora de se planejar para a virada e colocar as promessas no planejamento do ano seguinte. E se aprender um idioma novo em 2022 está entre os seus planos, estamos aqui justamente para ajudar você a realizar isso e não deixar a ideia morrer logo nos primeiros meses.

Nós separamos uma série de dicas e conselhos úteis sobre como aprender um idioma de forma prática e eficiente, seja com aulas a distância, seja com aulas presenciais, para começar com o pé direito e aproveitar o início do ano novo. Então, puxa uma cadeira aí e vamos ao que interessa. Boa leitura!

Dicas para aprender um idioma em 2022

Parece um pouco óbvio, mas a verdade é que em todo fim de ano a gente se promete uma pá de coisas e, cá entre nós, nem sempre as ideias saem do papel, concorda? E quando o assunto é aprender um idioma, nessas horas o que não falta são promessas de tudo que é tipo e de todos os idiomas imagináveis. Mas vamos com calma!

Claro que nada impede de começar diferentes cursos ao mesmo tempo, mas é preciso ser mais realista e montar um planejamento factível, entendeu? Por isso, o primeiro passo é, de fato, escolher o idioma que mais lhe interessa e focar nele.

Caso realmente tenha vontade – e a possibilidade – de fazer um idioma extra ao mesmo tempo, aí sim inclua isso no seu planejamento. Tomada essa decisão, é hora de partir para a prática! Confira a seguir:

1. Inscreva em um curso de verdade

A gente sabe que, hoje, não faltam ofertas e ferramentas disponíveis para aprender um idioma, muitas delas até gratuitas. Mas nada se compara a um curso de verdade, com metodologia e professores reais, sacou?

Então, se a ideia é realmente agregar conhecimento e aprimorar o domínio da língua, esqueça essas alternativas e invista realmente em algo mais concreto e com uma base eficaz para o seu aprendizado.

2. Monte um planejamento

Aproveitando o gancho do tópico anterior, aprender um idioma em 2022 não pode ser simplesmente uma promessa. Portanto, a dica aqui é realmente colocar a ideia no papel e começar a montar um planejamento, com direito a agenda e orçamento. Sendo assim, comece fazendo uma breve pesquisa sobre os cursos de seu interesse e compare valores, pacotes e modalidades disponíveis.

Ah, e um ponto importante: pesquisa de valor não quer dizer ir em busca do mais barato, ok? Pelo contrário, leve em consideração o custo-benefício! Ou seja, se aquele curso realmente vai agregar em seu aprendizado, se oferece certificação, se possui metodologia etc.

3. Para aprender um idioma, organize o seu tempo

Um dos grandes desafios para quem quer começar a aprender um novo idioma no ano que vem é a falta de tempo disponível e a rotina corrida do dia a dia. Mas, cá entre nós, isso não é mais uma desculpa!

Afinal, existem cursos de idiomas online bem flexíveis e que você pode definir o seu próprio horário e contar com aula de verdade com professores exclusivos.

4. Crie metas e objetivos

Se por acaso você já tentou aprender um idioma no passado, mas não obteve grandes resultados, o ano novo é um excelente momento para recomeçar e, dessa vez, conquistar melhores resultados. Para isso, a dica é criar suas próprias metas e objetivos, do tipo:

  • Estabelecer horários para estudar diariamente ou semanalmente;
  • Acompanhar o processo de evolução e domínio da língua;
  • Seguir atividades complementares para reforçar o aprendizado;
  • Ler mais livros no próximo ano.

5. Invista em materiais de estudo

Uma outra dica para aprender um idioma em 2022 é investir em materiais de estudo, como cadernos, livros, headphones para praticar o listening, quadro de anotações, escrivaninha, laptop etc.

Dessa forma, você pode montar um cantinho especial no seu quarto ou sala somente para se dedicar ao aprendizado e isso influencia bastante no seu processo de aprendizado.

6. Planeje-se além das aulas para aprender um idioma

Hoje, para aprender um idioma novo, a gente tem uma infinidade de ferramentas à disposição e, inclusive, muitas delas são oferecidas pelos próprios cursos, como aplicativos, bibliotecas, atividades extracurriculares etc.

Por isso, aproveite todas essas possibilidades e se informe na sua escola quais os diferenciais são ofertados pela instituição. Com isso, vá além das salas de aula e utilize seu smartphone para praticar o idioma, participe de outras atividades, como encontros e aulas de conversação em grupo, leia livros, escute música, escreva por conta própria etc.

7. Vá até o final do curso

É muito comum que algumas de nossas promessas de ano novo comecem bem e, ao longo dos primeiros meses, imprevistos e mudanças ocorram, prorrogando mais uma vez aquele plano. Só que quando se trata de aprender um idioma nova, isso não cola!

Afinal, trata-se de um processo de aprendizado e, portanto, é fundamental seguir uma sequência sem interrupção. Por isso, vale reforçar a questão do planejamento inicial. E, acima de tudo, ter foco e disciplina, pois isso é fundamental para qualquer curso.

Assim, não deixe que nada atrapalhe o seu processo, evite mudar de ideias, seja firme com suas decisões e, caso realmente algo ocorra no meio do caminho, busque alternativas para se reorganizar e dar continuidade àquilo que começou.

8. Aposte em uma metodologia sólida

Até aqui, a gente deu uma série de dicas sobre como aprender um idioma em 2022 e, como bem vimos, há muitas possibilidades e meios para que isso se torne uma realidade.

No entanto, metodologia é algo fundamental nessa jornada e muitos cursos e ferramentas não oferecem isso na prática. Então, por mais que haja diversas opções disponíveis para você estudar hoje, é essencial prezar por uma metodologia eficiente e, quase sempre, isso se dá a partir de escolas e projetos especializados.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como aprender um idioma em 2022 e aproveitar o final de ano para dar início aos planejamentos e ideias, começando o período com tudo e com muitos objetivos traçados.

Você pode começar a colocar tudo em prática agora mesmo e baixar o ebook para conhecer as modalidades da Wizard que são ideais para o seu perfil.

Compartilhar

Tags:

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Motivação para aprender inglês: 7 dicas para não desistir

20 de junho de 2022

Precisando de uma forcinha? Então, se liga nessas dicas de motivação para aprender inglês com qualidade e dedicação.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/