• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

A escola é o berço do aprendizado não só em relação aos conteúdos programáticos, mas também na maneira como os alunos se desenvolvem e crescem. A comunidade escolar tem papel fundamental na vida dos estudantes, seja como educadora, seja como fonte de noções sociais. Há quem diga que lecionar é um dom, mas mais do […]

A escola é o berço do aprendizado não só em relação aos conteúdos programáticos, mas também na maneira como os alunos se desenvolvem e crescem. A comunidade escolar tem papel fundamental na vida dos estudantes, seja como educadora, seja como fonte de noções sociais. Há quem diga que lecionar é um dom, mas mais do que isso, pode ser definido como dedicação e amor ao que se faz.

Pedir ajuda

Independentemente da idade, a sala de aula é um lugar extremamente propício para ouvir e superar desafios. A partir do momento que se quebra a barreira entre os professores e a vergonha dos alunos de expor suas dúvidas, uma grande lição é aprendida na sala de aula: saber pedir ajuda.

Muitas crianças se perdem no desenvolvimento e na aprendizagem por medo da inferioridade de não saber determinado assunto. É fundamental que a relação professor-aluno em sala de aula possa ser explorada, de modo que não exista o medo de perguntar e pedir ajuda para entender ou realizar atividades que ainda não estão claras e causam dificuldades que seus amigos não apresentam.

Respeitar a autoridade

Apesar da relação professor-aluno ser algo saudável e amigável no dia a dia, o processo de ensino permite melhor preparação para lidar com a autoridade. O professor é o modelo que os alunos almejam ser em termos de sabedoria. O respeito criado no ambiente escolar ajuda a estimular o respeito e a compreensão das hierarquias necessárias.

O posicionamento diante das regras escolares e morais faz com que os alunos desenvolvam um bom relacionamento com a autoridade, aspecto que é importante para a vida adulta, principalmente por estar relacionado ao mercado de trabalho.

Saber ouvir

Uma das principais dificuldades da vida adulta é saber ouvir. Ouvir está muito além de simplesmente escutar as palavras, e significa entender, interpretar e ter empatia para lidar com as informações recebidas. A escola é um dos lugares em que esse aspecto é mais explorado por conta do convívio entre as pessoas e a necessidade de saber lidar com diferentes personalidades. O contato diário entre professores e alunos é uma maneira de exercitar a capacidade interpretativa, além de aflorar a atenção. É preciso explorar esse lado desde pequeno, pois é uma característica que pode fazer grande diferença na vida adulta. Essa capacidade ajudará a criança a compreender traços da personalidade dos outros, regras implícitas em ambientes de trabalho e condutas sociais aceitáveis e não aceitáveis quando ele for adulto.

Aprender a se relacionar

Após o círculo familiar, a escola é o primeiro contato que as crianças têm em um meio social. Aprender a trabalhar em grupo, se relacionar com os funcionários, criar amizades e diversas outras relações que o professor intermedia no ambiente escolar é essencial. O relacionamento entre o aluno e a escola é importante para que no futuro ele amplie sua rede de contato. Relacionar-se não é necessariamente criar laços afetivos, mas saber conviver e respeitar todo e qualquer tipo de personalidade.

A partir do momento que há uma preocupação no relacionamento das crianças com o mundo exterior, elas receberão, então, um estímulo para lidar melhor com a convivência entre outras pessoas e até consigo mesmas.

Estimular descobertas

A escola é uma ponte para descobertas e aprendizado. É importante mostrar aos alunos, constantemente, que informação e conhecimento são fontes inesgotáveis para se tornarem adultos curiosos, com sede de mudanças e potencial para lutar pelo que acreditam. Cada novo conteúdo ensinado é uma porta de descobertas que se abre. A possibilidade de estar em constante contato com novas informações faz com que seja despertada a vontade de sempre buscar conhecimento .

As primeiras fases de crescimento de uma criança são baseadas em sensações, ou seja, experiências que as novidades possibilitam aos pequenos. Os professores são alguns dos principais estimuladores para que os alunos estejam em uma incessante busca por novas informações, de modo que a cada dia seja feita uma descoberta em todos os níveis de conhecimento.

A relação entre professor e aluno não precisa estar baseada apenas em ensinar o que está proposto na programação de matérias comuns da escola. As lições que os pequenos absorvem vão muito além dos exercícios que levam para casa. Existem diversas formas de passar mensagens importantes aos filhos, seja na escola, em situações rotineiras ou até mesmo por meio de animações. É extremamente importante que haja constante reconhecimento do papel que os professores têm na formação de cada um, lembrando-se deles não só no dia dos professores, mas também da importância que têm no dia a dia de todos.

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

7 atividades para fazer com seu filho durante o outono

30 de março de 2021

O outono está batendo na porta! Este é o momento para organizar algumas atividades especiais
para fazer com as crianças durante a estação do ano em que as folhas caem. Acompanhe!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/