• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de October de 2019

A separação do desenvolvimento infantil em fases foi proposta por Jean Piaget, um dos grandes nomes do século XX, que estudou as relações entre a Educação e a Psicologia. Essa divisão é nada mais que uma maneira de se entender melhor o crescimento humano e suas particularidades. É essencial ver os períodos como uma evolução […]

A separação do desenvolvimento infantil em fases foi proposta por Jean Piaget, um dos grandes nomes do século XX, que estudou as relações entre a Educação e a Psicologia. Essa divisão é nada mais que uma maneira de se entender melhor o crescimento humano e suas particularidades. É essencial ver os períodos como uma evolução que traz ganhos físicos e psicológicos, preparando os jovens para a vida adulta. Confira quais são esses estágios e como você pode incentivar o aprendizado ao conhecer mais sobre cada um deles.

0 a 2 anos – Estágio sensório-motor

É a chegada da criança ao mundo, o primeiro contato com os sons, as cores, os cheiros e as sensações. Tudo é aprendizado para os pequenos. Os recém-nascidos são curiosos e imitam o que as pessoas fazem, buscando compreender as coisas que os cercam.

Essa fase tem um intenso desenvolvimento motor, em que o bebê aprende a controlar seus movimentos e não mais agir só por reflexo. O andar é a principal evolução nesse processo.

Ofereça brinquedos e atividades que aproveitem essa curiosidade e façam a criança manusear objetos. Construir pequenas casinhas de brinquedo e bonequinhos de massinha são coisas que podem ajudar muito nessa fase.

2 a 7 anos – Estágio pré-operatório ou simbólico

Nesse momento a criança aprende a falar, um marco importante para o desenvolvimento das relações interpessoais. O desenvolvimento da comunicação combina muito bem com sua curiosidade, o que a faz buscar constantemente pelos “porquês” das coisas que vê ou estuda.

Há um certo “egocentrismo” da criança nessa fase. Sua percepção do mundo é baseada apenas em si mesma. Algo fora disso é inconcebível para ela.

É também a fase do “faz de conta”. A criança gosta de brincar bastante com a imaginação, ouvir histórias e dar outros significados para objetos, como por exemplo, transformar o cabo de vassoura em um cavalinho.

Nessa fase a criança aprende muitas palavras novas. Portanto, procure inserir o inglês na vida dela e colabore para um crescimento bilíngue.

7 a 12 anos – Estágio operatório concreto

O grande ganho do período é o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, o que propicia a resolução de problemas de matemática, por exemplo.

O egoísmo anterior agora se esvai. A criança já é capaz de imaginar situações fora do mundo que ela conhece e também de se colocar no lugar dos outros, tornando-a mais sociável e empática.

Invista no aprendizado e estímulo do raciocínio lógico, oferecendo atividades que trabalhem com esses conceitos, como matemática física e programação.

12 a 16 anos – Estágio das operações formais

É o momento de transição da infância para a fase adulta. Há o desenvolvimento da capacidade de pensar de maneira mais intuitiva e hipotética, não precisando enxergar tudo de maneira prática e tangível. Portanto, já é possível raciocinar melhor sobre situações futuras.

Os adolescentes são capazes de imaginar ideias e pontos de vista diferentes, conseguindo separar o mundo real do fantasioso. Eles também são capazes de compreender um pensamento mais amplo e filosófico, começando a entender muito mais a sociedade que os cerca.

Incentive uma formação de repertório variado para o adolescente, estimulando os estudos e o pensamento crítico.

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho, matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

7 atividades para fazer com seu filho durante o outono

30 de March de 2021

O outono está batendo na porta! Este é o momento para organizar algumas atividades especiais
para fazer com as crianças durante a estação do ano em que as folhas caem. Acompanhe!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/