• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Foto de Saymon Sampaio (BBL)

Por Redação Wizard
12 de maio de 2020

Como os esports ficaram famosos no Brasil?

Os esportes eletrônicos têm caído cada vez mais no gosto do brasileiro, aumentando ainda mais a audiência de suas competições. Há alguns anos, os apreciadores de games estão se profissionalizando e se juntando para formar equipes, organizar competições e encontrar mais investimentos. Neste texto, vamos te contar como os esports ficaram famosos no Brasil e como é o cenário deles no país.

Esports no Brasil

O mercado dos esportes eletrônicos no Brasil se desenvolveu a partir dos avanços tecnológicos e da facilidade de acesso à internet no país, a partir dos anos 2000. Além disso, os gamers brasileiros foram influenciados por jogadores de outros países, onde a cultura dos esports já estava mais difundida, como Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

Desde o início do processo de popularização e de qualificação dos gamers, alguns jogos, como DotA e Counter-Strike, já eram os favoritos entre jogadores amadores e os que já estavam se profissionalizando. Isso ajudou a segmentar o mercado e fazer com que os jogadores jogassem ainda mais. 

Formação de equipes

A partir dessa modernização, muitas equipes começaram a ser criadas com o intuito de se fortalecerem e competir em torneios e campeonatos mundo afora. A repercussão foi tão positiva que muitos clubes de futebol – esporte mais popular no Brasil, segundo dados da Secretaria Especial de Esporte – criaram suas equipes de esports. Uma delas é a do Flamengo, que figura, nos últimos anos, como uma das principais do país, com conquistas importantes no currículo, como o título de campeã brasileira de League of Legends de 2019.

Cada equipe é composta por jogadores que competem em determinado jogo ou modalidade. Algumas delas têm representantes em mais de um game. Para que o atleta esteja preparado para enfrentar as competições, é necessário muito treinamento, não apenas técnico, mas também do corpo e da mente. Por isso, as equipes contam com acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde, que ajudam a manter o competidor apto a passar horas treinando.

Ilustração de uma arena de esports

Os principais jogos

Atualmente, alguns jogos se destacam entre os preferidos do público e são os que mais geram receita para os atletas e suas equipes. Entre eles estão: League of Legends (conhecido como LoL), DotA 2, Fortnite, Fifa, Pro Evolution Soccer (conhecido como PES), Counter-Strike GO (conhecido como CS:GO) e Free Fire.

No Brasil, os torneios e campeonatos são organizados por ligas e contam com o apoio da Confederação Brasileira de eSports. Entre os torneios que mais levam o público às arenas, está o Campeonato Brasileiro de League of Legends, ou CBLoL, e o Clutch, conhecido como o Brasileirão de CS:GO.

Repercussão dos esports

Outro fator que contribuiu para os esports ficarem famosos no país foi o espaço dado a eles em grandes veículos de comunicação. Com o surgimento de campeonatos de esportes eletrônicos, muitos canais esportivos de televisão abriram espaço para divulgar a modalidade, acompanhando a rotina dos atletas e fazendo coberturas dos torneios.

O Brasil no cenário mundial

Estima-se que no Brasil existam mais de 8 milhões de espectadores de esports, número que leva o país a ocupar o terceiro lugar no mundo em número de fãs, atrás apenas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Além dos ótimos números em questão de público, o Brasil se destaca também no desempenho das equipes em âmbito mundial, uma vez que é cada vez mais frequente que os brasileiros estejam entre os semifinalistas e finalistas das competições internacionais.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre o cenário de esports no Brasil? Então deixe um comentário! No blog da Wizard tem mais curiosidades e informações para você. Confira!

Se você quer começar um novo curso de idioma para acompanhar ainda mais de perto o mundo e as novidades dos games, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia Wizard e ter certeza que fez a escolha certa.

Confira + dicas de cultura da Wizard:

Tags:

cultura

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários