• Contraste
  • Texto
Foto de Saymon Sampaio (BBL)

Por Redação Wizard
03 de junho de 2020

Afinal, o que são os sports e como eles chegaram ao Brasil? Conheça mais sobre o cenário atual dos games e como o mundo dos esports ficou famoso por aqui.

Os esportes eletrônicos têm caído cada vez mais no gosto do brasileiro, aumentando ainda mais a audiência de suas competições. Há alguns anos, os apreciadores de games estão se profissionalizando e se juntando para formar equipes, organizar competições e encontrar mais investimentos. Neste texto, vamos te contar como os esports ficaram famosos no Brasil e como é o cenário deles no país.

Esports no Brasil

O mercado dos esportes eletrônicos no Brasil se desenvolveu a partir dos avanços tecnológicos e da facilidade de acesso à internet no país, a partir dos anos 2000. Além disso, os gamers brasileiros foram influenciados por jogadores de outros países, onde a cultura dos esports já estava mais difundida, como Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

Desde o início do processo de popularização e de qualificação dos gamers, alguns jogos, como DotA e Counter-Strike, já eram os favoritos entre jogadores amadores e os que já estavam se profissionalizando. Isso ajudou a segmentar o mercado e fazer com que os jogadores jogassem ainda mais. 

Formação de equipes

A partir dessa modernização, muitas equipes começaram a ser criadas com o intuito de se fortalecerem e competir em torneios e campeonatos mundo afora. A repercussão foi tão positiva que muitos clubes de futebol – esporte mais popular no Brasil, segundo dados da Secretaria Especial de Esporte – criaram suas equipes de esports. Uma delas é a do Flamengo, que figura, nos últimos anos, como uma das principais do país, com conquistas importantes no currículo, como o título de campeã brasileira de League of Legends de 2019.

Cada equipe é composta por jogadores que competem em determinado jogo ou modalidade. Algumas delas têm representantes em mais de um game. Para que o atleta esteja preparado para enfrentar as competições, é necessário muito treinamento, não apenas técnico, mas também do corpo e da mente. Por isso, as equipes contam com acompanhamento de médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde, que ajudam a manter o competidor apto a passar horas treinando.

Ilustração de uma arena de esports

Os principais jogos

Atualmente, alguns jogos se destacam entre os preferidos do público e são os que mais geram receita para os atletas e suas equipes. Entre eles estão: League of Legends (conhecido como LoL), DotA 2, Fortnite, Fifa, Pro Evolution Soccer (conhecido como PES), Counter-Strike GO (conhecido como CS:GO) e Free Fire.

No Brasil, os torneios e campeonatos são organizados por ligas e contam com o apoio da Confederação Brasileira de eSports. Entre os torneios que mais levam o público às arenas, está o Campeonato Brasileiro de League of Legends, ou CBLoL, e o Clutch, conhecido como o Brasileirão de CS:GO.

Repercussão dos esports

Outro fator que contribuiu para os esports ficarem famosos no país foi o espaço dado a eles em grandes veículos de comunicação. Com o surgimento de campeonatos de esportes eletrônicos, muitos canais esportivos de televisão abriram espaço para divulgar a modalidade, acompanhando a rotina dos atletas e fazendo coberturas dos torneios.

O Brasil no cenário mundial

Estima-se que no Brasil existam mais de 8 milhões de espectadores de esports, número que leva o país a ocupar o terceiro lugar no mundo em número de fãs, atrás apenas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Além dos ótimos números em questão de público, o Brasil se destaca também no desempenho das equipes em âmbito mundial, uma vez que é cada vez mais frequente que os brasileiros estejam entre os semifinalistas e finalistas das competições internacionais.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre o cenário de esports no Brasil? Então deixe um comentário! No blog da Wizard tem mais curiosidades e informações para você. Confira!

Se você quer começar um novo curso de idioma para acompanhar ainda mais de perto o mundo e as novidades dos games, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia Wizard e ter certeza que fez a escolha certa.

Confira + dicas de cultura da Wizard:

Tags:

cultura

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Entenda como será o 1º campeonato oficial de TFT transmitido no Brasil

07 de julho de 2020

Em julho acontece o TFT Challenge, campeonato de esports do universo de LoL, patrocinado pela Wizard by Pearson. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 11.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/