• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
05 de junho de 2020

Conheça as principais competições de esports do Brasil

Os esportes eletrônicos chegaram no cenário nacional para brigar entre os grandes números de praticantes e fãs. Para organizar ainda mais a categoria, diversos campeonatos foram criados para segmentar os jogos e preparar seus competidores para torneios internacionais. 

Neste texto você vai conhecer quais são as principais competições de esports do Brasil. Aperte o play para conferir o nosso texto! 

CBLoL 

A sigla se refere ao Campeonato Brasileiro de League of Legends, que é considerada a maior competição de jogos eletrônicos no Brasil. O torneio é disputado desde 2012, quando o jogo League of Legends chegou por aqui.  

Em 2015, o CBLoL adotou o método de disputa em duas fases, chamadas de 1º e 2º Split, sendo realizado até hoje desta maneira. O campeão da primeira etapa representa o Brasil no Mid Season Invitational (MSI), torneio internacional realizado no meio do ano, e o campeão da segunda fase do CBLoL compete no Mundial de CBLoL, o campeonato internacional mais importante da categoria. 

Três equipes estão no topo das que mais vezes venceram o torneio, são elas: KaBuM! e INTZ e-Sports, com quatro conquistas cada uma, e PaiN Gaming, com duas taças.

Além da premiação em dinheiro, desde 2017 os jogadores e técnicos concorrem a troféus individuais nas categorias: Melhor Suporte, Melhor Topo, Melhor Atirador, Melhor Meio, Melhor Jogador, Caçador, Melhor Técnico, Jogador Revelação e Craque da Galera. 

CLUTCH Circuit 

O torneio direcionado aos players de Counter Strike GO (CS:GO) é o principal campeonato da categoria e reúne as equipes mais tradicionais do país, em um sistema de fase de grupos, em que todas as equipes se enfrentam dentro de seus grupos e cada vitória vale três pontos, cada empate, um ponto e em caso de derrota a equipe não pontua. 

Criado em 2019, o campeonato conta com oito equipes e, no final da temporada, um grande campeão representa o Brasil no torneio internacional MOCHEL XL ESPORTS, além de ganhar o prêmio de R$ 150 mil. 

LBFF 

A Liga Brasileira de Free Fire reúne, desde 2019, as principais equipes especializadas no game no Brasil. A competição fez tanto sucesso, que a Garena, produtora que criou o jogo, resolveu estipular novas regras para a edição de 2020.

As equipes estão distribuídas em três divisões e, ao final da temporada, os melhores da segunda e terceira divisões sobem de categoria e os piores da primeira e segunda, caem para as categorias inferiores. 

Em seu ano de estreia, o Corinthians sagrou-se campeão nacional de Free Fire e representou o Brasil no Free Fire World Series e também subiu ao lugar mais alto do pódio. Com o sucesso que faz por aqui, a organização do torneio internacional informou que, em 2020, o Brasil deve ser o país sede da competição. 

Liga Nacional de Futebol Eletrônico 

Conhecida também pela sigla LNFE, a competição foi organizada para consolidar o futebol eletrônico no cenário dos grandes torneios nacionais de esports. Os players competem no game FIFA, em partidas qualificatórias de futebol on-line, quem vencer avança no campeonato e quem perde é desclassificado.  

Os competidores são separados pelo tipo de console (Playstation 4 ou Xbox One) que têm e só podem jogar contra adversários que tenham o mesmo console. Os gamers podem jogar em times individuais ou ter até quatro jogadores em cada equipe. 

Imagem de uma mão masculina segurando o controle do console de game Playstation 4

Conclusão 

As diversas competições nacionais estão ganhando cada vez mais importância e servindo para projetar as equipes brasileiras no cenário mundial de cada categoria. 

E aí? O que achou de conhecer mais das principais competições de esports do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários! Se quiser aprender mais sobre o universo do games confira mais textos no blog da Wizard! 

Se você quer começar um novo curso de idioma para acompanhar ainda mais de perto o mundo e as novidades dos games, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia Wizard e ter certeza que fez a escolha certa. 

Confira + dicas de cultura da Wizard: 

Tags:

cultura

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários