• Contraste
  • Texto
Imagem de um garoto jogando LoL

Por Redação Wizard
18 de maio de 2020

Começou a jogar online e não sabe o que significa caitar, gankar e farmar? Entenda o que são esses termos usados nos esports e de onde surgiram.

Muitos games têm uma linguagem própria, criando quase um dicionário exclusivo para os termos e siglas usados nos esports. Essas palavras geralmente são derivadas do inglês e descrevem técnicas e movimentos de jogos como League of Legends (LoL) e outros games da modalidade Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) e Role-Playing Game (RPG).  

Algumas dessas expressões podem ser complicadas de entender e de guardar num primeiro momento, mas, com o tempo, elas são rapidamente incorporadas ao vocabulário de um gamer.  No post de hoje, vamos explicar três delas: caitargankar e farmar. Fique ligado no texto! 

Caitar 

O termo “caitar”, que também pode ser visto como ”kaitar”, “cait” ou ”kiting” é originado de kite, “pipa” em inglês. Ele é famoso no LoL por se referir a uma técnica usada para manter uma boa distância entre o campeão e o oponente enquanto há um recuo e, ao mesmo tempo, o ataque constante ao inimigo, que avança com o intuito de eliminá-lo.  

Essa técnica, que alterna ataque e movimento, é ideal para manter uma distância favorável dos campeões que podem vencer batalhas em uma curta distância. Se a situação não for essa, caitar pode ficar complicado ou ser inútil na sua jogada.  

Você pode caitar manualmente, e assim é preciso saber a distância de ataque, apenas olhando a distância máxima para realizar um movimento certeiro e acertar um adversário. Após isso, avance ou recue, enquanto clica no inimigo para causar danos.  

Se você quiser caitar automaticamente, utilize a tecla de atalho “shift”. Se o cursor ficar vermelho ao segurar o “shift” e você clicar com o botão de ataque em uma parte do mapa, o campeão inimigo irá para o local determinado e você vai atacar o primeiro inimigo que estiver ao alcance.  

Gankar 

Gank é um termo informal em inglês que se refere a “roubar” ou “emboscar”. Em jogos de MOBA, como LoL, DotA e Heroes of the Storm , “gankar” é usado para falar do movimento feito para emboscar, de repente, os adversários que estão fora de posição ou que são muito avançados.  

gank pode ser realizado por mais de um jogador do time, quando vai até a outra lane (faixa, em inglês, mas que nos jogos é a rota de ataque e de defesa entre os times) para eliminar o inimigo. Além disso, o artifício é mais comum pelos junglers (os caçadores).  

Os jogadores podem gankar em duplas, trios, quartetos ou quintetos e, geralmente, o fazem quando observam movimentações estranhas no minimapa. Além disso, há os ganks de defesa, quando um jogador está sendo prejudicado e outros o salvam.  

Equipe de esports realizando uma técnica de jogo

Farmar 

A palavra “farmar” tem origem no inglês to farm, que significa “cultivar”, e em farm, que dizer “fazenda”. É bastante comum nos jogos da modalidade RPG, em que os jogadores se tornam personagens e constroem uma narrativa.  

Farmar em um game é o mesmo que conquistar algo nele. Descreve o ato de cultivar, criar ou fabricar alguma coisa, uma técnica que precisa de atenção e de trabalho em equipe. No MOBA, por exemplo, farmar se refere ao last hit, o último golpe dado contra os adversários para conseguir ouro e garantir pontos, além de destruí-los e melhorar o desempenho do seu personagem.   

Esse movimento também pode ser feito em outros games, como Pokémon Go, Ragnarok e Tribal Wars, para conquistar recursos. Ah! E atualmente o uso desse termo foi adotado fora do universo dos jogos para fazer referência a uma conquista na vida em geral. 

Conclusão 

Curtiu saber o que são os termos caitar, gankar e farmar e como usá-los nos games? Deixe um comentário contando quais são seus jogos preferidos! Se você curte games, acesse o blog da Wizard e saiba mais sobre o assunto. 

Confira + dicas de cultura da Wizard: 

Tags:

cultura

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

6 filmes em inglês sobre pais e filhos para assistir no Dia dos Pais

04 de agosto de 2020

Está procurando um programa legal para fazer com o seu pai no dia dos pais? Então confira alguns filmesem inglês que abordam essa relação e divirta-se! Curso de inglês do iniciante ao avançado, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/