• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
mulher morena de blusa verde, apoiada em uma das mãos, sentada em uma mesa e com um notebook a frente

Por Redação Wizard
04 de junho de 2021

13 mitos e verdades sobre franquias

Interpretações equivocadas, falta de bom senso e má intenção acabam causando confusão na cabeça de quem pretende investir no mercado de franquias. Alguns mitos e verdades sobre franquias ganham força em diversas áreas do negócio, como gestão, custos, experiência, dificuldades, vantagens, etc. Veja o que você deve considerar e o que você pode esquecer.  

13 mitos e verdades sobre franquias

O setor de franquias cresce a cada ano, inclusive em períodos de crises econômicas. Vai ano e vem ano, e o crescimento fica até acima da flutuação do PIB. Afinal, as opções de marcas, produtos e serviços são muitas neste mercado cada vez mais promissor.

Para saber, de fato, o que levar em conta na hora de decidir por um bom negócio, fique atento aos mitos e verdades e demais fatores que podem ser decisivos para o seu sucesso.

Acredite que… 

1. Experiência

É a mais pura verdade que o ideal pra quem vai entrar no ramo de franquias é descobrir seus objetivos enquanto investidor e escolher o segmento e a marca mais compatíveis com o seu perfil.

Supondo que você já atuou como professor ou diretor de uma escola, por exemplo. Certamente, você obterá mais êxito e em menos tempo se optar por ser franqueado no setor de educação do que se arriscar num restaurante de comida vegana.

2. Sucesso

A receita do sucesso na área de franquias definitivamente não está relacionada a apenas uma variante. Afinal, depende de aspectos como consolidação da marca no mercado, iniciativas adequadas de marketing e publicidade, acompanhamento em campo do desempenho das unidades, treinamentos e gestão estratégica.

3. Perfil

Ter perfil de empreendedor ajuda muito o franqueado a vencer no mercado. Por conta disso, caso você não tenha as habilidades e competências exigidas aos empreendedores, não hesite em aprender, se capacitar e se desenvolver. Portanto, o estudo vai virar uma chave dentro de você. 

4. Recrutamento

Caso o investidor tenha mais de uma franquia, é fundamental fazer a seleção correta dos profissionais que vão comandar cada uma das unidades. O mesmo vale para um possível plano de expansão após os bons resultados de sua primeira franquia.

5. Pessoal

É preciso ter um bom programa de captação e retenção de talentos, uma política salarial e de benefícios justa e valorizar as pessoas com melhor desempenho. 

6. Dedicação

A dedicação do franqueado é uma das chaves pra tudo dar certo. Isso, é uma verdade importante. A seriedade, a atualização constante, a experiência anterior, o poder de planejar e executar bem e a qualidade da gestão também são fatores cruciais.

7. Fidelização

Na medida em que você oferecer uma experiência memorável aos seus clientes, eles voltam e se tornam embaixadores da sua marca. Portanto, ao compartilhar o que descobriram de bom nas soluções que você entregou com seus contatos, está formada uma rede que só cresce.

Pule fora…

8. Fórmula fácil

Um dos mitos é afirmar que investir numa franquia sempre é sinônimo de sucesso. logo, só os desavisados caem nessa.

Como em qualquer negócio, os bons e maus resultados dependem do grau de envolvimento do franqueado com a atividade, do produto ou serviço colocado no mercado e do entendimento e postura dos potenciais clientes.

9. Solução caseira

Mais um dos mitos: você pode colocar a família toda pra trabalhar. A verdade é que qualidade da mão de obra é estritamente necessária para o bom andamento do negócio. Familiares? Somente os muito competentes. 

10. Rigidez demais

Não acredite no mito que cabe ao franqueado seguir um rígido padrão estabelecido. E que se não o fizer, está fora. Não é bem assim. Esta questão varia bastante. Por exemplo, existem franquias nas quais critérios e padrões devem ser 100% seguidos, sem espaço pra negociações ou ressalvas.

11. Excesso de flexibilidade

Mas há também aquelas mais flexíveis e outras até que dão bastante liberdade ao empreendedor. Ou seja, vale o que reza o contrato. 

12. Falta de apoio

Outro mito: os franqueadores somem depois do contrato assinado. Ao contrário, eles costumam dar total suporte aos franqueados, principalmente na fase inicial do negócio.

Muitos deles investem em campanhas objetivando a consolidação da marca, oferecem treinamento, desenvolvem produtos exclusivos e ajudam na negociação com fornecedores estratégicos.

13. Pouco trabalho

Não caia na cilada de acreditar nos mitos que apontam que abrindo uma franquia, você vai trabalhar bem pouco ou nem precise trabalhar mais.

Na verdade, quando você se torna um franqueado, o sucesso ou o fracasso estão em suas mãos. Então, se não der conta de várias responsabilidades, seu investimento corre grande risco.

Então, agora que você já conhece alguns mitos e verdades, saiba quais são as franquias seguras para investir!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

17 de janeiro de 2024

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários