• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
14 de fevereiro de 2023

Mercado de franquias cresce 18,7% no terceiro trimestre

Uma ótima notícia para quem já investe em franquias ou deseja investir no mercado de franquias: o setor cresceu quase 20% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

No acumulado de 12 meses, o registro é de 12% de crescimento no faturamento. Para se ter uma ideia, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.

Tendo em vista que a economia brasileira não avançou no mesmo passo, o resultado mostra a vitalidade do mercado de franquias. Importante mencionar, no entanto, que a retomada da atividade econômica no Brasil foi essencial para os números alcançados.

Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável pela pesquisa trimestral de desempenho, a força das franquias reside no tripé:

  • Marcas fortes;
  • Ganhos de eficiência e escala;
  • Negociações com fornecedores.

A ABF também afirma que o mercado de franquias obteve vários aprendizados ao longo da pandemia de Covid-19. Esse movimento o fortaleceu para lidar com as questões estratégicas e do dia a dia.

Vale lembrar que no terceiro trimestre de 2021, período de comparação com 2022, vivíamos ainda os efeitos do tempo da pandemia. Mas quais aspectos refletem sobre o ótimo desempenho alcançado pelo mercado de franquias? Especialmente dois:

  • O fim das restrições até então impostas ao comércio e aos serviços;
  • A demanda reprimida dos consumidores em alguns mercados.

Além disso, com a pandemia, as redes tiveram que se adaptar a novas demandas. Entre elas, as vendas online, por exemplo, que influenciaram os ganhos do trimestre e do ano.

A pesquisa da ABF mostrou, também, que a abertura de operações somou 5,6% de julho a setembro. Já o fechamento de franquias nestes meses foi de 1,8%. A diferença entre abertura e fechamento de operações ficou positiva: 3,8%.

Os destaques do mercado de franquias

Hotelaria e Turismo

Este é o segmento de franquia que mais cresceu no terceiro trimestre de 2022. As franquias relacionadas à Hotelaria e ao Turismo registraram incremento de 53,8%.

Sem dúvida, uma evolução substancial e creditada à retomada das viagens. E à realização de eventos presenciais, depois de um longo período de restrições por conta da pandemia.

A possibilidade de estar ao ar livre e em momentos de lazer, ao lado da família e dos amigos, impulsionou este segmento.

Alimentação

O segundo lugar no ranking das franquias que mais cresceram está reservado ao setor de Alimentação. Em alta, a alimentação cresceu 31% no terceiro trimestre de 2022.

Uma das razões para essa evolução está ligada ao comportamento das pessoas. Elas estão em busca de alimentação fora de casa e das entregues em casa.

Saúde, Beleza e Bem-Estar

Na terceira posição está o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar. O crescimento registrado no terceiro trimestre é de 27,8%.

Ele revela uma considerável procura pelos serviços e produtos oferecidos pelo setor. Novamente, o resultado mostra que o consumidor está em busca de qualidade de vida e bem-estar.

Educação

As franquias de Educação, um dos segmentos mais tradicionais do mercado, cresceram 22,9%. Dessa forma, repete o movimento de aumento de participação no mercado.

De novo, a pandemia influenciou a retomada do setor, pois houve a necessidade das franquias de se adaptarem ao período de isolamento social.

A oferta de aulas online, além das presenciais, alavancou os negócios. Além do ciclo de matrícula para o segundo semestre, que coincidiu com o período da apuração dos resultados do terceiro trimestre.

Entretenimento e Lazer

Na quinta posição está o setor de Entretenimento e Lazer, ratificando o interesse das pessoas em aproveitar a vida e estar em sintonia com o bem-estar e o lazer. Tudo isso motivado especialmente pelo fim do período de isolamento social.

A alta do setor de Entretenimento e Lazer é de 17,3% em relação ao mesmo período de 2021

Resultados consistentes e significativos

Dos 12 setores pesquisados, 11 registraram desempenho positivo no terceiro trimestre de 2022. A exceção ficou por conta de Serviços Automotivos, que registrou uma pequena variação negativa na comparação com o trimestre de 2021.

De modo geral, o resultado do mercado de franquias é consistente e significativo, demonstrando que as marcas continuam seu processo de melhoria contínua, em termos de gestão e eficiência. Há também o compartilhamento de melhores práticas entre os franqueados.

Mercado de franquias por região

Outro dado interessante da pesquisa trimestral da ABF diz respeito à descentralização do mercado de franquias em termos de faturamento por região, entre 2021 e 2022.

Ainda predominante, a região Sudeste registrou uma pequena queda no volume de faturamento, passando de 55,94% para 53,56%. O número de unidades também caiu um pouco: de 54,09% para 52,21%.

Em segundo lugar no ranking das regiões está o Sul, com uma leve alta no faturamento, de 17,24% para 17,36%. Já o número de operações passou de 17,55% para 17,90%.

A Região Nordeste vem na sequência deste estudo. Nesta região, a receita no período cresceu de 14,03% para 15,82%. O número de unidades cresceu: de 14,60% para 15,02%.

Expansão para fora do eixo Rio-São Paulo

O resultado trimestral alinha-se a outro ranking recente da ABF, em que mostra as 30 maiores cidades em variação por unidades no primeiro semestre de 2022.

O estudo apontou que as franquias estão expandindo mais para fora do eixo Rio-São Paulo e em direção ao interior.

Manaus (AM) lidera o ranking de forma inédita, com a maior variação (35,1%). Cuiabá (MT), com variação positiva de 31,7%, e Belo Horizonte (MG), com 30,9%, vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Para finalizar, saiba que entre as 10 cidades que mais expandiram, três não são capitais: São José do Rio Preto, Santo André e Jundiaí (SP).

Gostou deste artigo? Então, leia agora sobre como identificar franquias de sucesso!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários