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equipe diversa se cumprimenta após uma entrega bem sucedida

Por Redação Wizard
02 de março de 2022

Saber identificar quais as franquias de sucesso é o primeiro passo para ser bem-sucedido nesse universo do empreendedorismo.

Em um cenário econômico extremamente competitivo, falar de franquias de sucesso é um alento para quem busca oportunidades certeiras para investir ou ter seu próprio negócio. 

Importante frisar que esse modelo de negócio é recomendado para diversos perfis de investidores. Isso porque as franquias proporcionam retorno rápido do investimento, excelente rentabilidade, segurança e suporte especializado. 

No entanto, como em qualquer segmento, há as franquias mais bem-sucedidas. Ou seja, as que se destacam das demais por oferecerem oportunidades mais seguras e rentáveis. E isso não apenas a curto prazo. Na verdade, as franquias de sucesso são concebidas sob marcas fortes e resilientes também a longo prazo. 

Mas diante da avalanche de informações que nos atinge todos os dias, como identificar franquias de sucesso para investir e se dar bem no mercado? A seguir, você acompanha as características principais das franquias de sucesso: 

1. Regularização e conformidade com a lei de franquias 

O primeiro passo para quem mergulha no empreendedorismo é analisar as alternativas de investimento e selecionar as franquias de sucesso e, com isso, se livrar das armadilhas fazendo uma avaliação criteriosa. É preciso saber se a franqueadora segue todas as regras que regem este mercado e estão presentes na lei das franquias, sob o número 13.966, de 26 de dezembro de 2019. 

Outra medida imprescindível é checar se o CNPJ corresponde à marca franqueadora e se a situação cadastral consta como “ativa” na Receita Federal. Realmente, se a franquia não cumpre esses dois requisitos, não siga adiante. Os golpistas estão sempre à espreita para fisgar os desavisados. 

2. Resultados comprovados com transparência 

Pode ter certeza de que as franquias de sucesso têm resultados positivos comprovados de maneira transparente e confiável. Afinal, elas não vão divulgar inverdades nos materiais de captação de investidores. 

Elas não informam valores e realizações que, depois, não podem ser validadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) nem na gestão da unidade franqueada. Certifique-se de que essa etapa foi cumprida e siga em frente. 

3. Suporte ao franqueado 

Outro aspecto relevante a ser avaliado é o modo como a franquia trata os franqueados. A qualidade do suporte oferecido é fundamental para que o negócio decole. Essa atenção ao franqueado deve abranger todas as áreas: comercial, logística, financeira e de marketing.

Sim, não importa em qual área você está solicitando suporte. Para se ter uma ideia, as franquias de sucesso oferecem os melhores consultores para resolver todas as questões e garantir o suporte necessário para que a unidade franqueada seja bem-sucedida. 

4. Marca reconhecida 

De modo geral, as franquias mais bem-sucedidas são desenvolvidas e fortalecidas a partir de uma marca reconhecida e com valor no mercado. Por isso, começar um negócio contando com o selo de uma marca forte vai fazer o franqueado economizar tempo e dinheiro. 

Estamos falando de divulgação e estratégias de atração de clientes. E esse movimento mais certeiro poderá acelerar os resultados e, por que não, potenciar a expansão dos negócios.  

5. Transferência de conhecimento 

Fique atento à forma como se dá o relacionamento entre a franquia e o franqueado. Tudo porque as franquias de sucesso são as que mais transferem conhecimento e as que mais compartilham experiências com seus franqueados. 

Afinal, essa prática é uma das responsáveis pelo modelo de excelência oferecido pela franquia. Caso não tenha acesso a essas práticas e metodologias, pode até significar não alcançar os resultados prometidos. 

Por isso, é indispensável questionar a franquia sobre manuais, padrões operacionais, capacitações oferecidas e consultorias, entre outros. A conversa com outros franqueados também é valiosa para entender como é o apoio oferecido pelo franqueador na prática. 

6. Digitalização 

É óbvio, mas sempre é bom dizer que cada vez menos há espaço para negócios que não se digitalizaram, que não investiram em espaços relevantes na web. Realmente, a tecnologia é fator-chave para as franquias de sucesso. 

Normalmente, essas franquias costumam compartilhar com os franqueados acesso a esses recursos, como sistema de gestão integrado e portal do associado, entre outros. 

Observe o exemplo de franquias na área de educação — aliás, um dos setores mais promissores do mercado atual. Elas proporcionam também uma experiência de aprendizagem mais interativa, com funcionalidades online – algo de extrema necessidade nos tempos atuais. 

7. Franquias de sucesso têm reputação em alta 

Outro ponto em comum entre as franquias de sucesso diz respeito à reputação que a empresa construiu ao longo de sua trajetória. Essa reputação está diretamente ligada à excelência em todos os seus processos de gestão e na interação com clientes e parceiros. Portanto, as franquias de sucesso também são aquelas que apresentam credibilidade sólida. 

E essa credibilidade deve se estender a todo o público com o qual se relaciona, como funcionários, fornecedores, clientes e franqueadores, entre outros. 

8. Processos seletivos para escolher seus franqueados 

As franquias de sucesso têm processos sólidos de gestão e são cuidadosas com suas marcas e o modelo de negócio desenvolvido. Por isso, elas adotam um processo de seleção para identificar investidores que apresentem o perfil adequado para que ambas as partes construam uma jornada de sucesso juntas. 

Afinal, neste modelo, o sucesso do franqueado depende também da franqueadora e vice-versa. 

9. Selo de excelência 

Todos os anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia uma lista de franquias que recebem o Selo de Excelência. Para realizar esse ranking nacional, a ABF entrevista milhares de franqueados, que respondem a um questionário. 

As perguntas são divididas em temas relacionados a questões globais, econômicas, operacionais, de relacionamento e de sustentabilidade. 

Dessa maneira, a ABF avalia e chancela, ou não, a franquia com seu selo de excelência em diversos aspectos. Entre eles, atendimento, suporte ao franqueado, cumprimento de metas e satisfação dos clientes, entre outros indicadores. 

Conquistar esse selo de excelência é motivo de orgulho e fortalece a reputação da marca, pois atesta que a gestão da franquia é bem feita e está no caminho certo. 

10. Histórico de sucesso comprovado 

É importante olhar com bastante cuidado o histórico recente de sucesso da franquia. Observe indicadores, como número de aberturas e fechamentos de unidades, relatórios de faturamento, transferências e rescisões nos últimos anos. Esses dados podem fornecer indícios valiosos. 

Vale a pena considerar não apenas a rapidez com que a marca está crescendo, mas o desempenho dos franqueados existentes no sistema. 

Depois de ficar por dentro das características das franquias de sucesso, conheça as histórias de sucesso de franqueados da Wizard

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

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