Conheça as principais competições de esports do Brasil
4 minutos de leitura.
Os esportes eletrônicos chegaram no cenário nacional para brigar entre os grandes números de praticantes e fãs. Para organizar ainda mais a categoria, diversos campeonatos foram criados para segmentar os jogos e preparar seus competidores para torneios internacionais.
Neste texto você vai conhecer quais são as principais competições de esports do Brasil. Aperte o play para conferir o nosso texto!
CBLoL
A sigla se refere ao Campeonato Brasileiro de League of Legends, que é considerada a maior competição de jogos eletrônicos no Brasil. O torneio é disputado desde 2012, quando o jogo League of Legends chegou por aqui.
Em 2015, o CBLoL adotou o método de disputa em duas fases, chamadas de 1º e 2º Split, sendo realizado até hoje desta maneira. O campeão da primeira etapa representa o Brasil no Mid Season Invitational (MSI), torneio internacional realizado no meio do ano, e o campeão da segunda fase do CBLoL compete no Mundial de CBLoL, o campeonato internacional mais importante da categoria.
Três equipes estão no topo das que mais vezes venceram o torneio, são elas: KaBuM! e INTZ e-Sports, com quatro conquistas cada uma, e PaiN Gaming, com duas taças.
Além da premiação em dinheiro, desde 2017 os jogadores e técnicos concorrem a troféus individuais nas categorias: Melhor Suporte, Melhor Topo, Melhor Atirador, Melhor Meio, Melhor Jogador, Caçador, Melhor Técnico, Jogador Revelação e Craque da Galera.
CLUTCH Circuit
O torneio direcionado aos players de Counter Strike GO (CS:GO) é o principal campeonato da categoria e reúne as equipes mais tradicionais do país, em um sistema de fase de grupos, em que todas as equipes se enfrentam dentro de seus grupos e cada vitória vale três pontos, cada empate, um ponto e em caso de derrota a equipe não pontua.
Criado em 2019, o campeonato conta com oito equipes e, no final da temporada, um grande campeão representa o Brasil no torneio internacional MOCHEL XL ESPORTS, além de ganhar o prêmio de R$ 150 mil.
LBFF
A Liga Brasileira de Free Fire reúne, desde 2019, as principais equipes especializadas no game no Brasil. A competição fez tanto sucesso, que a Garena, produtora que criou o jogo, resolveu estipular novas regras para a edição de 2020.
As equipes estão distribuídas em três divisões e, ao final da temporada, os melhores da segunda e terceira divisões sobem de categoria e os piores da primeira e segunda, caem para as categorias inferiores.
Em seu ano de estreia, o Corinthians sagrou-se campeão nacional de Free Fire e representou o Brasil no Free Fire World Series e também subiu ao lugar mais alto do pódio. Com o sucesso que faz por aqui, a organização do torneio internacional informou que, em 2020, o Brasil deve ser o país sede da competição.
Liga Nacional de Futebol Eletrônico
Conhecida também pela sigla LNFE, a competição foi organizada para consolidar o futebol eletrônico no cenário dos grandes torneios nacionais de esports. Os players competem no game FIFA, em partidas qualificatórias de futebol on-line, quem vencer avança no campeonato e quem perde é desclassificado.
Os competidores são separados pelo tipo de console (Playstation 4 ou Xbox One) que têm e só podem jogar contra adversários que tenham o mesmo console. Os gamers podem jogar em times individuais ou ter até quatro jogadores em cada equipe.

Conclusão
As diversas competições nacionais estão ganhando cada vez mais importância e servindo para projetar as equipes brasileiras no cenário mundial de cada categoria.
E aí? O que achou de conhecer mais das principais competições de esports do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários! Se quiser aprender mais sobre o universo do games confira mais textos no blog da Wizard!
Se você quer começar um novo curso de idioma para acompanhar ainda mais de perto o mundo e as novidades dos games, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia Wizard e ter certeza que fez a escolha certa.
Comente o que você achou
Preencha os campos e deixe sua opinião em nosso post