COMO O TOEFL FUNCIONA?

Como o TOEFL funciona?

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), ou “teste de inglês como língua estrangeira”, mede o conhecimento e a habilidade dos que estudam o idioma. É um exame muito reconhecido no mundo, podendo ser usado para diversos fins, tanto nacional quanto internacionalmente.

O teste possui algumas modalidades, e cada uma tem um objetivo específico de avaliação. O TOEFL é reconhecido por mais de 8.500 instituições, em mais de 130 países. Está pensando em fazer essa prova? A gente te explica como ela funciona:

Tipos de prova

O TOEFL atualmente testa quatro modalidades diferentes: Primary Test, Junior Test, IBT e ITP. Os dois primeiros são aplicados para crianças e adolescentes de 8 a 11 anos de idade. Ambos os testes são utilizados para acompanhar o nível de aprendizado no inglês e testar habilidades de comunicação.

A modalidade classificada como ITP (Assessment Series – Série de Avaliação) tem como objetivo apenas medir o nível de inglês do candidato, ou seja, não é necessário comprovar o conhecimento na escrita ou na fala do idioma.

Já o TOEFL IBT (Internet Based TestTeste Baseado na Internet), principal modalidade do exame, é utilizado pelo meio acadêmico mundial como base de conhecimento e, principalmente, habilidades na língua inglesa. Esse tipo de teste permite provar a fluência no inglês, sendo utilizado e reconhecido mundialmente por empresas e universidades.

Há também o teste PBT, que é similar o IBT, em que a única diferença é a prova ser aplicada em papel impresso, enquanto a outra é realizada por meio de um sistema on-line.

Como funciona

Como o IBT é considerado o mais importante e reconhecido, vamos explicar direitinho como ele funciona para não ficar nenhuma dúvida. Confere aí:

1. Inscrição

As formas de inscrição para realizar o TOEFL são bem variadas: você pode fazer por correio, por telefone, pessoalmente ou pelo site, que é a maneira mais fácil. Há uma taxa a ser paga, variando de acordo com o país em que a prova é aplicada. No Brasil, o investimento é em torno de U$ 250,00.

A prova é aplicada em inúmeras cidades do país, podendo-se escolher o local e a data preferidos para a realização do teste. São mais de 50 datas por ano, e caso você não consiga comparecer, pode fazer o reagendamento pagando uma taxa adicional. Não há limite de vezes de realização do TOEFL, mas ele não poderá ser realizado mais de uma vez em um período de 12 dias.

2. Conteúdo abordado

São avaliadas 4 habilidades do candidato. O reading, oucompreensão de leitura,avalia a interpretação de texto: oferece aproximadamente quatro diferentes textos para que o aluno responda perguntas a respeito, e busca verificar se o candidato está apto a encontrar informações e compreender noções básicas presentes no material.

A segunda parte da prova é sobre compreensão auditiva, ou seja, o listening. Essa fase é composta por gravações sobre as quais o aluno deverá responder perguntas. A intenção dessa etapa é avaliar se há entendimento e interpretação das conversas abordadas no material que é escutado.

O speaking é a terceira fase do TOEFL IBT. Essa avaliação oral é a prova da capacidade de falar o inglês corretamente. São disponibilizado gravadores aos participantes, que serão avaliados posteriormente ao teste.

A quarta e última etapa da realização do TOEFL é uma redação, ou seja, o writing. Essa fase da prova avalia a capacidade de expressão crítica e argumentativa. São pedidas duas dissertações ao candidato, de aproximadamente 300 palavras cada.

3. Duração e validade do exame

O exame de proficiência do TOEFL tem duração de até 4 horas. O resultado da prova é liberado no site oficial, de 10 a 13 dias após a realização. A validade do teste é de 2 anos a partir da data da prova.

4. Pontuação

O participante tem a oportunidade de realizar até 120 pontos no exame. As etapas da prova valem 30 pontos cada e são avaliadas individualmente. Não há como reprovar no TOEFL, pois a prova é utilizada apenas para medir o nível de conhecimento e habilidades que o candidato possui em relação à língua inglesa.

Por que fazer?

Como já dito anteriormente, o TOEFL permite ao participante provar seu grau de fluência na língua inglesa. Se você tem vontade de fazer um intercâmbio ou uma faculdade no exterior, ele é fundamental para que você seja aceito. Porém, o nível de conhecimento necessário para ingressar no ensino fora do país depende de cada instituição. É possível se organizar para estudar inglês, fazer a prova e abrir portas para o seu futuro.

Aprender inglês não precisa ser complicado. A Wizard é a única escola de inglês que tem o compromisso de aprendizado com seus alunos. Em dois anos de curso você conquista um certificado internacional, ou são oferecidas aulas gratuitas para você chegar lá. Confira o regulamento, corra para a unidade mais próxima e esteja preparado para o futuro.

Seja bilíngue!

A Wizard é comprometida com seu aprendizado e quer ver você vencer. Então aproveite para fazer um curso que fará toda diferença! Clique aqui e faça parte dessa experiência!

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

CONFIRA A TABELA DE VERBOS IRREGULARES DO INGLÊS MAIS USADOS AO FALAR O PASSADO DESSES VERBOS QUE NÃO SEGUEM UMA REGRA.

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

#
# ver mais posts >

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!