• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), ou “teste de inglês como língua estrangeira”, mede o conhecimento e a habilidade dos que estudam o idioma. É um exame muito reconhecido no mundo, podendo ser usado para diversos fins, tanto nacional quanto internacionalmente. O teste possui algumas modalidades, e cada uma tem um objetivo […]

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), ou “teste de inglês como língua estrangeira”, mede o conhecimento e a habilidade dos que estudam o idioma. É um exame muito reconhecido no mundo, podendo ser usado para diversos fins, tanto nacional quanto internacionalmente.

O teste possui algumas modalidades, e cada uma tem um objetivo específico de avaliação. O TOEFL é reconhecido por mais de 8.500 instituições, em mais de 130 países. Está pensando em fazer essa prova? A gente te explica como ela funciona:

Tipos de prova

O TOEFL atualmente testa quatro modalidades diferentes: Primary Test, Junior Test, IBT e ITP. Os dois primeiros são aplicados para crianças e adolescentes de 8 a 11 anos de idade. Ambos os testes são utilizados para acompanhar o nível de aprendizado no inglês e testar habilidades de comunicação.

A modalidade classificada como ITP (Assessment Series – Série de Avaliação) tem como objetivo apenas medir o nível de inglês do candidato, ou seja, não é necessário comprovar o conhecimento na escrita ou na fala do idioma.

Já o TOEFL IBT (Internet Based TestTeste Baseado na Internet), principal modalidade do exame, é utilizado pelo meio acadêmico mundial como base de conhecimento e, principalmente, habilidades na língua inglesa. Esse tipo de teste permite provar a fluência no inglês, sendo utilizado e reconhecido mundialmente por empresas e universidades.

Há também o teste PBT, que é similar o IBT, em que a única diferença é a prova ser aplicada em papel impresso, enquanto a outra é realizada por meio de um sistema on-line.

Como funciona

Como o IBT é considerado o mais importante e reconhecido, vamos explicar direitinho como ele funciona para não ficar nenhuma dúvida. Confere aí:

1. Inscrição

As formas de inscrição para realizar o TOEFL são bem variadas: você pode fazer por correio, por telefone, pessoalmente ou pelo site, que é a maneira mais fácil. Há uma taxa a ser paga, variando de acordo com o país em que a prova é aplicada. No Brasil, o investimento é em torno de U$ 250,00.

A prova é aplicada em inúmeras cidades do país, podendo-se escolher o local e a data preferidos para a realização do teste. São mais de 50 datas por ano, e caso você não consiga comparecer, pode fazer o reagendamento pagando uma taxa adicional. Não há limite de vezes de realização do TOEFL, mas ele não poderá ser realizado mais de uma vez em um período de 12 dias.

2. Conteúdo abordado

São avaliadas 4 habilidades do candidato. O reading, oucompreensão de leitura,avalia a interpretação de texto: oferece aproximadamente quatro diferentes textos para que o aluno responda perguntas a respeito, e busca verificar se o candidato está apto a encontrar informações e compreender noções básicas presentes no material.

A segunda parte da prova é sobre compreensão auditiva, ou seja, o listening. Essa fase é composta por gravações sobre as quais o aluno deverá responder perguntas. A intenção dessa etapa é avaliar se há entendimento e interpretação das conversas abordadas no material que é escutado.

O speaking é a terceira fase do TOEFL IBT. Essa avaliação oral é a prova da capacidade de falar o inglês corretamente. São disponibilizado gravadores aos participantes, que serão avaliados posteriormente ao teste.

A quarta e última etapa da realização do TOEFL é uma redação, ou seja, o writing. Essa fase da prova avalia a capacidade de expressão crítica e argumentativa. São pedidas duas dissertações ao candidato, de aproximadamente 300 palavras cada.

3. Duração e validade do exame

O exame de proficiência do TOEFL tem duração de até 4 horas. O resultado da prova é liberado no site oficial, de 10 a 13 dias após a realização. A validade do teste é de 2 anos a partir da data da prova.

4. Pontuação

O participante tem a oportunidade de realizar até 120 pontos no exame. As etapas da prova valem 30 pontos cada e são avaliadas individualmente. Não há como reprovar no TOEFL, pois a prova é utilizada apenas para medir o nível de conhecimento e habilidades que o candidato possui em relação à língua inglesa.

Por que fazer?

Como já dito anteriormente, o TOEFL permite ao participante provar seu grau de fluência na língua inglesa. Se você tem vontade de fazer um intercâmbio ou uma faculdade no exterior, ele é fundamental para que você seja aceito. Porém, o nível de conhecimento necessário para ingressar no ensino fora do país depende de cada instituição. É possível se organizar para estudar inglês, fazer a prova e abrir portas para o seu futuro.

Aprender inglês não precisa ser complicado. A Wizard é a única escola de inglês que tem o compromisso de aprendizado com seus alunos. Em dois anos de curso você conquista um certificado internacional, ou são oferecidas aulas gratuitas para você chegar lá. Confira o regulamento, corra para a unidade mais próxima e esteja preparado para o futuro.

Seja bilíngue!

A Wizard é comprometida com seu aprendizado e quer ver você vencer. Então aproveite para fazer um curso que fará toda diferença! Clique aqui e faça parte dessa experiência!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Infográfico: as unidades de medidas em inglês

19 de abril de 2021

Como falar a sua altura ou a distância de um lugar para outro em inglês? Saiba como são as medidas no idioma com este infográfico!

 

O que achou da postagem?

6 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

6 Comentários

  1. CAROLINE ALMEIDA:
    23 de setembro de 2020 às 07:32

    `Prezado,

    Bom dia, estou precisando realizar a prova de Proeficiência Inglesa para Mestrado em Enfermagem, qual é o indicado, é o TOEFL? Como fação para falar com vocês?

    • Equipe Wizard:
      5 de outubro de 2020 às 14:27

      Boa Tarde!
      O mais indicado é que você verifique junto à instituição de ensino onde você realizará a prova e checar qual ou quais as provas de proficiência são aceitas pela instituição. Geralmente essas informação constam nos editais de abertura de Mestrado/Doutorado.

      Para saber qual a Unidade Wizard mais próxima acesse o link: https://www.wizard.com.br/escolas/

      Qualquer dúvida ou necessitando de mais informações, estamos à disposição.

  2. allana araújo:
    18 de maio de 2020 às 15:10

    Boa tarde!
    Tenho interesse em fazer a prova TOEFL, então, gostaria de saber se vcs aplicam.
    Caso sim, qual a data mais próxima que vocês teriam a prova. Ah, vocês têm cursinho preparatório para a mesma?
    Agradeço.

  3. luana kerber posselt:
    7 de maio de 2020 às 17:43

    boa terde. gostaria de aprender ingles e prestar a prova no final deste ano para usar o resultado como pontuação no meu curriculum para residencial. meu irmao mora em boston e meu marido tambem ja morou fora do pais. eu sei muito pouco de ingles. apenas o que aprendi nas aulas basicas de colegio.
    desde ja agradeço.

  4. FERNANDA WIRTH:
    25 de abril de 2020 às 19:17

    Boa noite!
    Tenho interesse em fazer a prova TOEFL.
    Gostaria de saber se vcs aplicam.
    Em caso positivo, qual a data mais próxima que vcs teriam a prova e vcs têm curso preparatório para a mesma?
    Obrigada.

  5. João Pedro:
    12 de fevereiro de 2020 às 15:13

    Oi, esse artigo me ajudou muito a entender sobre o TOEFl, já que estou pensando em estudar no exterior, e me deu a ideia de fazer o curso Wizard de ingles, principalmente pelo certificado internacional.

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/