CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL QUE PEDEM OUTRO IDIOMA

Cursos de especialização profissional que pedem outro idioma

Quando se está buscando uma especialização para agregar ao currículo ou seguir carreira acadêmica, é necessário ter atenção maior ao inglês. O idioma é exigido em alguns cursos e pode ser seu grande aliado na hora de aprofundar seus conhecimentos profissionais. No Brasil, lato-sensu e stricto-sensu são tipos de pós-graduação que poderão requerer outra língua. Conheça cada uma delas para direcionar sua vida profissional.

Cursos lato-sensu

Os cursos de pós-graduação dessa vertente têm como foco o mercado de trabalho e são conhecidos como especializações e MBA (Master Business Administration). A diferença principal entre esses cursos é que o primeiro é um aprofundamento em uma área específica, indicado para pessoas que querem um diferencial para serem especialistas em seus ramos de atuação. O segundo tem como foco o mundo dos negócios, voltado para profissionais que já atuam como gestores em uma carreira consolidada.

Pós-graduação

Para realizar esse curso sem dificuldades, é indicado já ter algum conhecimento do inglês. Muitas fontes de aprendizado para esses estudantes estão disponíveis apenas na língua inglesa. Além disso, ao conciliar idioma com a qualificação obtida em cursos de pós-graduação, o profissional poderá se tornar mais preparado para cargos que exigem diálogos com estrangeiros ou, ainda, desenvolver carreira internacional. Além disso, vale lembrar que o domínio da língua pode ser fator eliminatório em alguns cursos. Os melhores programas nesse sentido sempre buscam alguém que seja bilíngue, justamente por conta da necessidade do inglês para ter acesso às informações do curso.

MBA

Para o MBA, o inglês pode ser considerado um requisito obrigatório. Um diferencial para quem faz MBA é ter conhecimento de outro idioma menos popular como, por exemplo, o mandarim. A fluência na língua inglesa já é considerada implícita no currículo de um profissional que busca por um curso de MBA, por isso é preciso ter domínio do idioma. Afinal, o profissional que investe nesse tipo de especialização almeja uma colocação superior no mercado de trabalho.

Cursos stricto-sensu

Esse tipo de especialização tem foco acadêmico. Os cursos são indicados para pessoas que pretendem ser pesquisadoras ou lecionar aulas em universidades e faculdades. Entre eles estão o mestrado, doutorado e o pós-doutorado. Cada instituição de ensino tem um tipo de processo para aprovar o candidato que deseja seguir a carreira acadêmica. As escolas podem analisar o currículo do estudante, julgar a proposta de projeto e também pedir uma prova dissertativa. Porém, além da dissertação ou tese, saber um ou mais idiomas é requisito para alcançar aprovação nesses cursos.

Mestrado

Exige que o aluno tenha conhecimento de mais uma língua além de sua nativa, e geralmente é requisitado o inglês. O aluno do curso de mestrado deve saber o idioma pela necessidade de escrever e ler artigos científicos que não estão em português, publicados em revistas científicas internacionais. Além disso, a bibliografia necessária para evoluir no curso é, na maioria das vezes, escrita em inglês. As instituições podem aplicar um teste ao aluno para validar a proficiência no idioma. Ao se tornar mestre, é possível ministrar aulas para cursos de graduação.

Doutorado

Normalmente, são exigidos dois idiomas além do português para esse tipo de curso. Essa obrigação acontece não apenas pela bibliografia utilizada, mas também pela necessidade de publicações, apresentações e escrita de artigos científicos para o exterior. Além disso, é obrigatória a realização de uma prova de proficiência nas outras línguas. Quem faz o doutorado está apto para dar aulas em cursos de graduação e especialização.

Pós-doutorado

O objetivo maior do curso é o aprofundamento da pesquisa que já foi anteriormente realizada no doutorado. Esse tipo de especialização não exige que o estudante de pós-doutorado curse disciplinas ou defenda uma tese. O foco é a pesquisa com objetivo de resolver algum tópico de forma mais aprofundada. O que, geralmente, gera uma publicação mais amadurecida do que a desenvolvida no doutorado. Essa é a fase da carreira do especialista em que há mais liberdade para escolher suas atividades e orientar os alunos, além de desenvolver uma melhor e mais aprofundada rede de contatos, seja nacional ou internacional, com o destaque adquirido nas publicações e apresentações realizadas a outros profissionais do Brasil e do exterior.

Inglês Instrumental

Um grande aliado nesse processo de aprendizado do idioma para melhor desempenho em um curso pode ser o Inglês Instrumental. Antigamente, era conhecido como ESP (English for Specific Purposes), ou seja, Inglês para Propósitos Específicos. Sendo assim, esse tipo de aula da língua inglesa tem como objetivo ajudar profissionais no aprendizado de forma rápida e precisa para a área profissional que se almeja alcançar.

Focada na leitura e na conversação, a aula de inglês instrumental tem o propósito de ajudar na carreira através da compreensão de livros e artigos estrangeiros. Esse tipo de curso também é comum por pessoas que têm foco na aprovação em concursos públicos.

Conclusão

Aprender inglês é fundamental para que você consiga desenvolver bem o aprendizado em um curso de especialização, sendo em alguns deles requisito obrigatório validado através de teste de proficiência. Com a ajuda de profissionais capacitados, suas conquistas vão ficar mais simples de serem alcançadas. A Wizard pode lhe ajudar a desenvolver o idioma para que você brilhe profissionalmente, seja no mercado de trabalho ou na carreira acadêmica. Saiba mais sobre os cursos oferecidos e garanta sua vaga no curso Wizard e, no futuro, na sua especialização.

Confira também

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

CONFIRA A TABELA DE VERBOS IRREGULARES DO INGLÊS MAIS USADOS AO FALAR O PASSADO DESSES VERBOS QUE NÃO SEGUEM UMA REGRA.

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

#
# ver mais posts >

CURSOS RELACIONADOS

#

CURSO DE INGLÊS

#

CURSO DE FRANCÊS

#

CURSO DE ESPANHOL

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!