• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
A festa de Mardi Gras em New Orleans, nos Estados Unidos

Por Redação Wizard
06 de fevereiro de 2023

Carnaval de New Orleans: saiba mais sobre o famoso Mardi Gras

É fevereiro, tem carro alegórico, pessoas fantasiadas, desfile nas ruas e muita música, mas não é o sambódromo do Rio. Bom, apesar das semelhanças, o tradicional Carnaval de New Orleans, o Mardi Gras, é um dos principais espetáculos e festejos tradicionais dos Estados Unidos e repete por séculos uma tradição histórica que foi importada lá do tempo da colonização pelos europeus.

Se você não imagina como é passar um carnaval nos Estados Unidos e acha que a festa só existe nas cidades brasileiras, prepare-se então para uma das mais animadas e belas aventuras que este país pode te proporcionar.

So, get your costume and let’s party!

De onde surgiu o Carnaval de New Orleans?

Não! O Carnaval de New Orleans não é uma invenção americana ou muito menos uma “cópia” do evento brasileiro. Na verdade, assim como a nossa versão, a festa teve origem em tradições europeias, mais exatamente do chamado Mardi Gras, termo que quer dizer “Terça-feira Gorda” em francês.

Com desfiles pelas ruas, música, diversão e muitas fantasias coloridas, o festejo rapidamente se tornou uma tradição anual na cidade, e um dos raros momentos da época em que se havia uma harmonia perfeita entre as classes sociais até então muito divididas no país.

Ou seja, o Carnaval de New Orleans conseguia reunir operários e a elite, negros e brancos, senhores e escravizados em uma festa incrivelmente democrática.

Mas e esse tal de Mardi Gras? O que é exatamente?

De acordo com historiadores e pesquisadores, o Mardi Gras vem de uma tradição medieval e, como não poderia ser diferente, tem a ver com celebrações pagãs e que foi “adaptada” pela Igreja Católica com o passar do tempo.

Acredita-se que havia um grande festejo com música e fartura de alimentos para comemorar a fertilidade e o início da primavera no hemisfério norte. Assim, quando o Cristianismo dominou o território europeu por completo, acabou incorporando a festa em suas tradições, mas claro, com modificações que remetessem à vida de Cristo.

Dessa forma, a festa pagã se tornou o prelúdio da Quaresma, ou seja, os 40 dias de jejum que Jesus fez pelo deserto entre a chamada Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.

Portanto, na França, o dia que precede esse período foi apelidada de Mardi Gras, ou Terça-Feira Gorda, justamente por se tratar do último dia sem carne e em que muitos cristãos começavam a jejuar como Jesus fez. Daí o nome de “Carnaval”, ou em latim, “Carna Levale”, que quer dizer “retirar a carne”.

Em outras palavras, a galera enchia a pança nessa terça com tudo o que tinha direito, inclusive carne vermelha, para conseguir aguentar melhor o sacrifício religioso!

Como é o carnaval de New Orleans, o Mardi Gras, hoje?

Evidentemente que, com o passar do tempo, o Mardi Gras foi se desprendendo das tradições religiosas e se transformou em um período de festas unicamente por todo o país, mas com um destaque especial para New Orleans, cidade que, de fato, protagonizou o início das comemorações.

Hoje, a festa rola a todo vapor em toda a região da Louisiana, com direito a desfiles de carros alegóricos, fantasias coloridas, música ao vivo e muita, mas muita diversão pelas ruas, bares e clubes.

O festejo se tornou tão popular nos Estados Unidos que outras cidades já produzem suas próprias versões, bem como Mobile no Alabama, Lake Charles na Louisiana e St. Louis no Missouri, por exemplo.

Qual a diferença do Carnaval do Brasil e o de New Orleans?

Esta é sempre uma das principais curiosidades para quem pesquisa sobre o Carnaval de New Orleans, e claro, para aqueles que pretendem vivenciar essa experiência única ao vivo uma vez na vida.

Mas apesar de algumas semelhanças, quem conhece o carnaval brasileiro, certamente notará as diferenças entre ambas as festas.

Bom, mas para detalhar melhor isso, nós destacamos algumas das características mais marcantes dos dois eventos. Se liga só!

A data é a mesma

No Brasil, a festa também ocorre antes da Quaresma, ou seja, 40 dias antes da Páscoa. No entanto, apesar de existir também, a tal “Terça-Feira Gorda”, ou Mardi Gras, nunca foi uma data marcante para nós.

Pelo contrário, a Quarta-Feira de Cinzas é bem mais conhecida e representa o fim dos festejos de nosso carnaval.

Há diferenças nos desfiles

No Carnaval de New Orleans também tem desfiles e carros alegóricos! Mas por lá, tudo acontece nas ruas da cidade e não em locais definidos como os nossos sambódromos.

Além disso, os desfiles também abordam temas específicos a cada ano, mas não há competições entre eles e muito menos uma banca de juízes para darem nota sobre os quesitos principais.

Entre os desfiles mais conhecidos, vale destacar nomes como Endymion (sábado), Bacchus (domingo), Rex e Zulu (Terça-Feira Gorda).

Não rola samba

Isso já era de se esperar, né? Até porque, cá entre nós, não dá muito pra imaginar americano sambando muito bem!

Mas diferentemente disso, o que costuma rolar durante as festas e os desfiles são fanfarras e, claro, muito jazz, estilo este que é considerado marca registrada na região.

As cores têm significados

Em meio a tantas tonalidades, pode ser até que fique difícil de notar, à primeira vista, que três cores são mais presentes no Carnaval de New Orleans: o roxo, o verde e o dourado.

E elas têm significados históricos, que remetem a justiça, a fé e ao poder, respectivamente.

Inclusive, em muitas paradas, há desfiles que distribuem cordões com peças nesses tons para compor as fantasias dos foliões.

Em resumo, essas são algumas dicas, informações e curiosidades sobre o tradicional Carnaval de New Orleans, a origem e ligação com a famosa terça gorda do Mardi Gras e, claro, como e quando acontecem essas comemorações hoje pelo país. E aí, bateu aquela vontade de se fantasiar e cair na festa por alguns dias lá nos Estados Unidos?

E se você curtiu o post e adora mergulhar nesse tipo de tema, não deixe de conferir um E-book completo sobre tudo o que você precisa saber sobre a cultura dos EUA e embarque numa viagem incrível pelo país do Tio Sam. Boa leitura!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

Vamos explorar as mais famosas linguagens da ficção.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários