• Contraste
  • Texto
pessoas celebrando o natal em uma vídeo chamada

Por Redação Wizard
03 de dezembro de 2021

Confira algumas das mais curiosas tradições de Natal em países que falam espanhol.

Feliz Navidad! Se você quer entrar no clima das festas de fim de ano de outro jeito, está no lugar certo. Vamos viajar para conhecer as tradições de Natal em países que falam espanhol.

Portanto, puxa uma cadeira aí e se prepare, porque as curiosidades e surpresas sobre essa data tão famosa vão além do que a gente sempre imaginou. Bora conferir?

7 tradições de Natal em países de linha espanhola

Só de olhar o mapa da América Latina dá para ter uma ideia da imensidão de países que falam espanhol, desde o México até o Ushuaia, na Argentina.

Além dessa vastidão cultural, boa parte do Caribe também foi colonizada pelos espanhóis e, por serem ilhas e não terem fronteiras diretas entre si, diversas tradições de natal e de outas datas foram criando suas próprias vertentes e características. E, claro, também vamos abordar algumas curiosidades do Natal da terra-mãe: a Espanha. Bora lá!

1. Nada de presentes no Natal

Como assim? Não é que os espanhóis ou descendentes deles em outros países não distribuam presentes durante o Natal, mas há uma velha tradição de trocar os mimos na família somente no dia 6 de janeiro, o dia dos Reis Magos.

Mas claro que com o tempo e a globalização, muitas famílias acabaram se adaptando ao “padrão comum” e compartilham os presentes no mesmo dia da festa de Natal. Há também há os mais tradicionais que ainda mantêm o costume e se reencontram no início de janeiro.

2. Criança malcriada ganha um carvão

Pode parecer um pouco duro, mas entregar uma pedra de carvão como presente a uma criança era (e ainda é) algo comum entre famílias na Espanha e outros países que falam espanhol. Na tradição, a criança que recebia isso no lugar de um presente era sinal de que tinha se comportado muito mal ao longo do ano e o carvão representava algo sem valor nenhum para que ela pudesse repensar e consertar seus erros.

Obviamente que nos dias de hoje isso não tão levado ao pé da letra, mas muitos pais utilizam o recurso para reforçar a educação e lembrar o filho que pode melhorar em alguns quesitos, mas dificilmente vão deixar de dar um presente em seguida.

3. Festa dos 3 Reis Magos

Olha eles de novo aí! Além da troca de presentes ser realizada em 6 de janeiro, o dia de Reis Magos tem uma importância extraordinária na Espanha e em muitos países que falam espanhol.

Em Porto Rico, por exemplo, essa data é comemorada numa espécie de carnaval pós-natal, com direito a desfiles pelas ruas, música e troca de presentes ou favores entre os conhecidos. Ah, e claro! Ao final dos eventos, em geral, famílias e amigos se reúnem para jantar e comer em abundância.

4. Lentilhas na ceia

E por falar em comida, entre as principais tradições de natal em países que falam espanhol destaca-se o fato de quase todos comerem lentilhas durante a ceia ou no almoço. Claro que cada país hispânico adaptou outros pratos ao longo dos anos, como o peru assado na Argentina, Paraguai e Uruguai ou as tradicionais hallacas de Navidad na Venezuela e Colômbia, um delicioso guisado enrolado em folhas de bananeira.

Porém, independentemente da cultura ou gastronomia local, na maior parte desses países, sempre haverá uma porção de lentilhas para acompanhar também. Dizem que traz sorte e sucesso financeiro!

5. Ninguém de branco nas festas de final de ano

Tudo bem que o foco é sobre tradições de Natal, mas dá para esticar um pouco para o Réveillon também, né? Afinal, entre superstições e lendas, vestir-se de uma cor específica nessa data não é só coisa de brasileiro.

Porém, diferentemente do branco que costumamos usar aqui, nos países que falam espanhol isso varia muito. Por exemplo, no Peru, todo mundo se veste de amarelo e acredita que isso trará mais dinheiro no ano seguinte.

Já na Espanha, pessoas apostam no verde e, em conjunto, comem doze uvas à meia-noite, guardando seus caroços no bolso. Eles também acreditam que isso trará sucesso e mais grana à vida profissional.

Por fim, a Argentina também herdou essa tradição das uvas, porém abriu mão das cores e outras superstições. Ou seja, vista o que quiser e tudo vai dar certo do mesmo jeito!

6. Malas vazias na noite de Natal

O que as pessoas costumam fazer à meia-noite no dia de Natal? Se você pensou em trocar presentes, errou! Pelo menos, na Venezuela não é bem isso que acontece. Adivinha o que as pessoas fazem por lá? Elas saem de casa com malas vazias! Isso mesmo!

Os venezuelanos sempre foram apaixonados por viagens e, segundo esse costume, isso traz sorte para você montar seus roteiros no ano que vem, trazendo mais oportunidades de trips para quem o faz. E aí? Será que funciona?

7. Que gritaria é essa?

Natal é tempo de harmonia e de se reunir com a família. Só que na Nicarágua a noite do dia 24 se passa na rua e, acredite, numa gritaria só! Mas calma que não se trata de nenhuma briga ou espécie de protesto!

Na verdade, esse costume se chama “griteria” e funciona como um tipo de procissão religiosa, que carrega a imagem de Nossa Senhora pelas ruas das cidades, enquanto jovens e adultos a seguem cantando e louvando no último volume de suas vozes.

Em resumo, essas são apenas algumas tradições de Natal em países que falam espanhol que tornam a data ainda mais especial e variada daquilo que estamos acostumados. Curtiu? Quer conhecer mais sobre a cultura desses países? Então, aproveite para ler também nosso próximo post e descubra como falar algumas comidas e pratos em espanhol. Boa leitura e bom apetite!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

Independence Day: por que a data é tão importante nos Estados Unidos?

04 de julho de 2022

Confira algumas curiosidades, dicas e histórias sobre o Independence Day nos Estados Unidos e como essa data é comemorada por lá.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/