• Contraste
  • Texto
Menino branco de cabelo castanho olhando para uma tela de computador e com fones de ouvido

Por Redação Wizard
04 de agosto de 2020

O game é cheio de detalhes e macetes, por isso é legal conhecer tudo para detonar quando as batalhas começarem. Leia e assista aos vídeos para entender o TFT.

O game Teamfight Tactics está dando o que falar no universo dos esports! Já mostramos aqui um resumo sobre o jogo e as suas características principais. Agora chegou a hora de você aprender a fundo os detalhes desse game e preparar as suas estratégias para se dar bem nas batalhas.  

Montamos aqui um compilado com as melhores dicas dos nossos vídeos sobre guia básico para jogar TFT . Acompanhe!  

1. Introdução ao TFT 

Antes de mais nada, vamos relembrar, caso tenha esquecido, que o TFT é um game de estratégia em que cada player comanda seus personagens (também chamados de peças) e os posiciona em um tabuleiro hexagonal.  

Os personagens têm características diferentes e, por isso, se comportam de maneiras diversas durante as batalhas, sendo assim, o gamer deve conhecê-los para decidir quais as melhores táticas de defesa e de ataque nos combates. 

Após a escolha dos personagens e o posicionamento no tabuleiro, a batalha começa de maneira automática. Esse modo de jogo é conhecido como “auto chess” (ou auto battler) e, no TFT, cada round de luta tem 8 players. O grande vencedor é aquele que conseguir o maior número de vitórias nas rodadas. 

Banner Wizard ON

2. Interface  

Num primeiro momento, a interface do jogo pode ser confusa por ter muitos ícones e detalhes, mas fique calmo, porque nós vamos te ajudar. O player deve saber desde já que para realizar várias atividades durante as partidas, vai precisar de ouro, que aumenta de acordo com os bônus de derrota e bônus de vitória. A quantidade de ouro fica localizada na parte inferior da tela na versão de PC, e no canto interior direito no mobile

A loja também é um local importante no game e é onde o player vai atualizar os seus personagens para o seu time e comprar experiência. Ao final de cada rodada, a loja é atualizada com cinco novas peças, que podem ser adquiridas para reformular a sua equipe. Se nenhuma delas for do seu interesse, você poderá atualizar a sequência oferecida, porém isso vai te custar uma pequena quantidade de ouro.

No computador, a loja fica na parte inferior da tela e, na versão mobile, ela é aberta no canto superior, após o player clicar no ícone da quantidade de ouro. 

Além disso, no lado esquerdo da tela, tanto no PC quanto no mobile, o player confere as sinergias que estão ativas no momento do combate entre os personagens, essa parte é super importante para elaborar a estratégia de ataque e de defesa entre as rodadas. Na parte superior da tela, ficam as informações sobre o round que estão disputando, sobre quando será a rodada bônus e sobre o próximo carrossel. 

player perceberá que cada personagem tem uma cor (chamada, também, de raridade) e, entre elas, a ordem de menos habilidoso para o mais habilidoso é: cinzas, verdes, azuis, rosas e amarelas. Dependendo do desempenho de cada player, ele tem mais chances de pegar os piores ou melhores personagens, e é possível acompanhar a porcentagem de chance de pegá-los quando a loja é acionada. 

Entre as rodadas, a fase do carrossel é acionada automaticamente. Nela, o game apresenta uma série de oito peças e os players podem pegá-las sem custo algum para completar as suas equipes. A ordem de escolha será sempre do jogador que estiver com menos vida até o que estiver com mais, para que os que estejam quase sendo derrotados tenham a chance de escolher os melhores personagens e dar mais emoção às batalhas. 

3. Peças do tabuleiro 

Agora, que tal entender mais sobre o que são as peças? Elas são os personagens do TFT e cada uma possui uma origem e uma classe, que definem as suas características de ataque e defesa.  

As origens são separadas entre: principais e secundárias. Entre as origens principais existem as características: celestiais, estrelas negras, temporais, guardiões estelares, rebeldes e cibernéticos. As origens secundárias, como o nome sugere, apresentam características extras de cada peça, e elas são: pilotos mech, piratas espaciais, astronautas e máquinas de combate. 

Já as classes são focadas nos atributos de ataque, defesa e utilidade. As classes ofensivas são: detonadores, atiradores de elite, infiltrados, feiticeiros e mestres das lâminas. Já na parte defensiva, eles são separados em: lutadores, vanguardas, místicos e protetores. Os de utilidade são dois: os manamantes e os demolidores.  

Existem ainda as peças especiais, que têm características diferenciadas. Essas podem ser: redentoras, mercenários e nave espacial. 

Os jogadores devem levar em consideração a origem e a classe das peças para montar as estratégias nos tabuleiros antes da batalha começar, pois a combinação de determinadas peças desbloqueiam diferentes recursos (como escudos melhorados). Vale a pena atentar à barra de recurso especial que cada peça possui, pois, quando ela está cheia, os atributos diferenciados são acionados e podem mudar o rumo da batalha.  

4. Como usar os itens no TFT 

Durante as partidas do TFT, o player poderá adicionar itens às suas peças, gerando melhorias nos atributos de ataque ou de defesa delas. Como já dá para imaginar, os itens ofensivos elevam a capacidade de dano ao adversário e os defensivos aumentam o poder do escudo. 

As peças estão disponíveis para serem pegas em três momentos: durante o carrossel, quando os gamers podem escolher uma nova peça para compor seu time; nas fases em que o duelo é contra os monstros do próprio game, chamado de “Round PVE“; e quando são reunidas quatro peças “Pirata Espacial” de origem secundária no seu time. 

Para equipar as suas peças com os itens coletados é simples, basta arrastar o ícone do item até a peça que você deseja melhorar. Nos casos dos itens pegos nos carrosséis, a peça já aparece equipada, portanto, não é necessário fazer nada. 

No vídeo a seguir você pode acompanhar algumas dicas de combinações entre itens que geram habilidades especiais e que deixarão as suas peças ainda mais poderosas. Acompanhe: 

5. As Galáxias do TFT 

O TFT é ambientado no espaço e tem diversos cenários, chamados de Galáxias. Cada uma delas têm suas características que interferem no estilo de jogo, portanto é preciso ficar ligado para adequar as suas estratégias e táticas.  

No total, são nove galáxias, denominadas: Neekoverso, Estrela Binária, Galáxia Superdensa, Setor de Troca, Arca do Tesouro, Nuvem Estelar, Inventário Galáctico, Planeta Anão e a Galáxia Normal.  

A seguir você poderá assistir ao vídeo do nosso Guia Básico de TFT, em que contamos mais detalhes sobre cada uma das galáxias. 

6. Crie a sua estratégia 

Todo jogo é iniciado no carrossel e opte por escolher aquelas peças mais fortes, para que o seu início seja agressivo e para não se comprometer com o restante da partida. Os primeiros combates contra os monstros do jogo requerem mais atenção, pois, além de ouro e itens, eles também liberam outras peças que podem ser adicionadas à sua equipe. 

Quando for elaborar a sua estratégia não se esqueça de que é preciso pensar que os combates vão se tornando cada vez mais complexos com passar das rodadas. Portanto, é necessário ter ouro o suficiente para equipar as suas peças com novos itens. 

7. Comece a jogar! 

Para você se familiarizar ainda mais com o TFT, com a interface, com os recursos e com linguagem do game, colocamos, a seguir, um vídeo de uma gameplay. Está preparado? Escolha as suas peças, crie a sua estratégia e vamos duelar! 

Conclusão 

E aí, está animado para começar a jogar? Esperamos que agora você esteja expert nas teorias do TFT e pronto para colocá-las em prática. Continue acompanhando o blog da Wizard para ficar ainda mais antenado nesse universo.  

Deixe nos comentários o que achou das dicas para jogar TFT! 

Se você quer começar um novo curso de idioma para acompanhar ainda mais de perto as novidades dos games, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula.

Confira + dicas de esports da Wizard:  

Tags:

cultura

esports

tft

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

6 filmes em inglês sobre pais e filhos para assistir no Dia dos Pais

04 de agosto de 2020

Está procurando um programa legal para fazer com o seu pai no dia dos pais? Então confira alguns filmesem inglês que abordam essa relação e divirta-se! Curso de inglês do iniciante ao avançado, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/