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Por Redação Wizard
23 de maio de 2023

7 tendências de empreendedorismo em 2023

Quem empreende sabe que dinamismo e imprevisibilidade são características deste universo. Isso não será diferente em 2023. Conhecer as tendências de empreendedorismo para o ano que começa é um passo fundamental para se antenar nas novidades do mundo dos negócios.

Desta forma, você se torna capaz de reduzir e até neutralizar os imprevistos e impulsionar os resultados. De modo geral, as empresas têm muita disposição para pensar no presente, mas pouca energia para o planejamento no médio e longo prazos.

Isso é um erro. Afinal, embora seja preciso, sim, se dedicar às tarefas do dia a dia, é necessário estar conectado às tendências de empreendedorismo, pois elas movimentam o mundo.

Sem dúvida, o que está por vir em relação a processos de gestão, prestação de serviços e atendimento ao consumidor é crucial para a sustentabilidade do negócio. Isso independe do seu segmento de atuação.

Confira a seguir algumas tendências de mercado que precisam estar no radar!

7 Tendências de empreendedorismo em 2023

Como já indica, a palavra tendência projeta o que será realidade em um futuro bem próximo. Abaixo, a lista das tendências de empreendedorismo em 2023:

1. Tecnologia e inserção ao meio digital

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada e Cloud Computing. Essas são as principais tecnologias que estão no topo das tendências de empreendedorismo em 2023.

Para se ter uma ideia, há estudos apontando que 75% da população global terá acesso à internet nos próximos anos. São mais de 29 milhões de dispositivos conectados.

Neste cenário, o empreendedor tem um leque de oportunidades. Considere a transformação digital entre as suas decisões estratégicas. E invista em tecnologias que conectam o mundo real ao virtual.

2. Trabalho remoto

Outro aspecto que fundamenta a tendência acima é o fato de que muitos trabalhadores aprovam o trabalho remoto total ou parcialmente. O que reforça a importância da tecnologia para garantir maior flexibilidade e eficiência.

3. Criação de conteúdo

Essa tendência não é nova, mas a cada ano ganha ainda mais relevância entre as tendências de empreendedorismo. Tudo porque as pessoas querem cada vez mais estar conectadas e consumir conteúdos significativos e de qualidade.

Por isso, as empresas devem se preparar para produzir materiais que encantem não só os atuais clientes, mas que atraiam novos admiradores para o seu negócio.

É preciso estar presente no ambiente em que o público-alvo está com consistência e frequência certa. O propósito é torná-lo fiel e embaixador da marca.

4. Proteção do meio ambiente

A preservação do meio ambiente nunca deixou de ser relevante. Em 2023 entra firme entre as principais tendências de empreendedorismo.

A reutilização de materiais, por exemplo, é o carro-chefe deste segmento. E tem inspirado novos negócios, que vislumbram uma ótima oportunidade de transformar o que seria descartado.

Afinal, materiais e resíduos reutilizados podem alimentar o processo produtivo do próprio negócio e virar bioenergia. Ou ganhar destinos diferentes e converter-se em um novo produto.

No segmento de Educação, por exemplo, já existem projetos de Escolas Ecológicas que atuam auxiliando o corpo docente e discente a identificar nas instituições de ensino e seus arredores boas práticas ambientais.

Espaços ociosos se transformam em ambientes de aprendizagem com a implantação de hortas ecológicas, minhocários, coleta seletiva, pomares e outras ações socioeducativas.

Como ferramenta didática, os estudantes passam a acompanhar os conteúdos pedagógicos desenvolvidos nas novas estruturas implantadas pela comunidade escolar..

5. Desenvolvimento de ações com o cliente

É sempre bom reforçar que o cliente deve estar no centro de todas as decisões da marca. O empreendedor deve planejar ações para fortalecer essa máxima, tornando a jornada do cliente atrativa e capaz de levá-lo a exercer o papel de embaixador da marca.

Um exemplo dentro deste contexto é manter ativo e de forma eficaz o atendimento online com os clientes, com o objetivo de gerar interatividade.

Esse momento de proximidade é benéfico porque permite conhecer mais de perto os hábitos de compra destes grupos e a até entender previamente suas expectativas.

Em outra frente há o potencial incrível das compras online. Mesmo após a pandemia, as compras pela internet cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. Empresas devem continuar atentas a este movimento que não tem mais volta.

6. Clubes de assinatura

Clubes por assinatura continuam a integrar a lista de tendências de empreendedorismo em 2023. Livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal estão entre os segmentos de maior aderência do consumidor.

Os clubes ganharam muitos adeptos durante a pandemia e continuam em alta. Um dos principais atrativos é sua forma de adesão, em que há uma previsão de quanto seus clientes irão gastar por mês ou por ano.

Se há previsibilidade nos gastos, há também curiosidade para saber o que será despachado a cada mês para o endereço do cliente. Vinho, discos, livros e produtos de beleza são enviados aos assinantes de acordo com os hábitos de consumo.

Se for investir em clubes, é interessante desenvolver um mercado ainda não explorado. Ou potencializar os que ainda recebem poucos investimentos.

7. Serviços de entrega

Não há dúvidas de que os serviços de entrega estão em alta e continuarão assim de modo exponencial em 2023. Tudo porque o modelo de vendas online está cada vez mais popular e, por conta disso, há a necessidade de considerar a entrega no endereço dos consumidores.

O hábito do consumidor receber o que compra no conforto do seu endereço se mantém, mesmo com a volta da vida presencial. No entanto, há um mar de possibilidades que ainda não está totalmente explorado, havendo oportunidade de ótimos negócios.

Uma forma de empreendedorismo que sempre é tendência são as franquias. Conheça quais são as franquias em alta em 2023.

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